Como cuidar do seu cabelo e qual tipo de cabelo é

Como cuidar do seu cabelo e saber qual tipo de cabelo é para aprender como cuidar corretamente dos fios, é um passo essencial.

November 23, 2021
Três mulheres com cabelos diferentes, uma com cabelo ruivo liso, um preto liso e outro preto enrolado

Saber como cuidar do seu cabelo e qual é tipo de cabelo você tem, é um passo essencial para manter os fios hidratados e saudáveis, ou seja, ajuda a escolher os produtos mais adequados para cuidar do cabelo e mante-lo com brilho, maciez e perfeito. 

Independente se você tem os cabelos ondulados, lisos, crespos ou cacheados, é importante saber como cuidar do seu cabelo, pois para cada tipo de cabelo há variações quanto à espessura, volume e brilho dos fios de cabelo. Portanto, entender e saber qual é o seu tipo de cabelo, é essencial para manter ele sedoso e saudável. 

Para isso separamos algumas dicas para você identificar como cuidar do seu cabelo e qual é o tipo de cabelo que você tem.


Leia também, como crescer o cabelo mais rápidos com as principais vitaminas.

Cabelo liso 

Cuida do seu tipo de cabelo é essencial, ainda mais quando ele é o tipo liso. Normalmente, costuma-se ser bem sedoso, por ter naturalmente a oleosidade dos fios que conseguem atingir as pontas dos cabelos. Contudo, o uso de secador, babyliss e chapinha em excesso, pode tornar o cabelo seco e trazendo à tona as pontas duplas. 



  • Como cuidar do seu tipo de cabelo: Os cabelos lisos precisam de hidratação a cada suas semanas e a cada lavagem deve-se usar cremes protetores térmicos antes de usar o secador, chapinha ou babyliss para evitar o ressecamento. 

 

Existem diversos tipos de cabelos lisos, como: 


  • Liso fino: os fios do cabelo são muito lisos, sem volume e não modelam e nem seguram nada, como um grampo. Normalmente tem tendencia para oleosidade. 
  • Liso médio: os fios de cabelo são lisos, mas com um pouco de volume, sendo possível modelar as pontas e colocar prendedores. 
  • Liso grosso: os fios de cabelo são lisos, mas grossos e com volume, podendo armar com facilidade e são difíceis de modelar. 


Leia também, quais as causas e como tratar a queda de cabelo. 

Cabelo ondulado 

Cuidar do seu tipo de cabelo, sendo ondulados, em formatos de ondas de 5, podendo ficar liso quando escovado e secado ou cacheado quando é amassado ou usando babyliss. 



  • Como cuidar do seu tipo de cabelo: caso queira definir as ondas, o ideal é usar cremes para pentear ou ativadores de cachos, podendo cortar ele em camadas. Esse tipo de cabelo precisa de uma hidratação a cada duas semanas, com mascadas e cremes específicos para hidratar, deixando de lado o uso de secador, pranchas e babyliss, para que fique com as ondas definidas, brilhosas e naturais.  


Existem diversos tipos de cabelos ondulados, como: 


  • Fino: os fios de cabelo são ondulados, em forma de 5, fáceis de modelas, quase lisos e não tem muito volume. 
  • Médio: os fios de cabelo são ondulados, formando um 5 perfeito, tendo frizz e não são fáceis de modelar. 
  • Grosso: os fios de cabelo são ondulados e volumosos, começando a formas os cachos soltos, não ficam grudados na raiz, são mais difíceis de modelar. 


Leia também, como o minoxidil pode te ajudar no crescimento do cabelo. 

Cabelos cacheados 

Como cuidar do seu tipo de cabelo, sendo cacheados, em formatos de cachos bem definidos e bem parecidos como molas, sendo um pouco seco. 



  • Como cuidar do seu tipo de cabelo: O ideal dos cabelos cacheados é não usar tintura para não ressecar ainda mais. É necessário lavar apenas duas vezes por semana com shampoo anti-frizz e a cada lavagem os fios devem ser hidratados com cremes de tratamento ou mascaras de hidratação. Após a lavagem, deve-se aplicar o leave in, creme especifico para pentear sem enxágue, deixando o cabelo secar naturalmente. Desta forma, os cachos irão definir. 


Existem diversos tipos de cabelos cacheados, como: 



  • Soltos: os cachos são mais naturais, largos e regulares, bem formados, redondos e finos. 
  • Fechados: os cachos são estreitos e bem formados, mais fechados que os cachos soltos e mais grossos, tendendo ficar mais armado. 
  • Muito fechados: os cachos são muito fechados e estreitos, ficando grudados uns aos outros, e bem definidos. 

Cabelos crespos 

Como cuidar do seu tipo de cabelo, sendo crespo ou afro, são diferentes dos cabelos cacheados, porque se mantém enrolado mesmo quando molhados. Contudo, os cabelos crespos são frágeis e seco, porque a oleosidade não consegue percorrer até os fios dos cabelos, por isso, a hidratação deve ser feita semanalmente. 


  • Como cuidar do seu tipo de cabelo: é importante que a hidratação seja semanalmente, feita com água quente e toucas térmicas, finalizando a lavagem do cabelo com água fria para evitar o frizz. Deve-se usar cremes de pentear e deixar secar naturalmente, tirando o excesso de água ao amassar o cabelo com uma toalha macia.  


Existem vários tipos de cabelos crespos, como: 



  • Macio: os cachos são pequenos, bem definidos e fechados que parecem molas. 
  • Seco: os cachos são muito fechados em forma de zigue-zague, menos definidos do que o crespo macio. 
  • Sem forma: os cachos são fechados em forma de zigue-zague, mas totalmente sem definição. 


Portanto, cuidar dos fios dos cabelos são importantes para manter os cabelos saudáveis e bonitos. Lembrando que ter um acompanhamento com um dermatologista para indicar as melhores vitaminas, minerais e mascaras para os fios, são essenciais para manter os cabelos sedoso, brilhoso e cheio de vida. 

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você, de forma segura, fácil e gratuita.  

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como crescer o cabelo mais rápido com vitaminas

Fazer o cabelo crescer mais rápido é um dos principais objetivos de mulheres e homens, para isso as vitaminas são essenciais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Espinhas na gravidez: qual manipulado a grávida pode usar?

Espinhas na gravidez são comuns devido às oscilações hormonais e mudanças que o corpo feminino passa durante a gestação. Mas, é possível diminuir esse desconforto com o uso de alguns manipulados. Continue a leitura e saiba quais são.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Para que serve o minoxidil: saiba os benefícios

O Minoxidil é um ativo utilizado principalmente no tratamento para a queda de cabelo, sendo usado também para outros tipos de tratamento.

Vanessa Luisa P.P Sollitari