A ansiedade pode ser causada por diversos fatores emocionais e nutricionais e controlar a ansiedade não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa.
A ansiedade pode ser causada por inúmeros fatores. Seja por algum tipo de vício, como em redes sociais (muito comum hoje em dia), seja através de uma rotina muito cansativa e desgastante ou até mesmo por problemas pessoais. Enfim, existem vários motivos que levam uma pessoa a ter problemas relacionados com ansiedade.
Mas sabia que uma das causas da ansiedade pode ser pela deficiência de certos nutrientes e vitaminas essenciais para o funcionamento do nosso corpo?
Mesmo que você tenha uma rotina tranquila, harmonia nos relacionamentos interpessoais e na vida profissional, ainda assim você pode apresentar sintomas e quadros de ansiedade, dependendo da qualidade da sua alimentação.
Sabia que quando as pessoas sofrem com ansiedade, uma das recomendações é que ela desenvolva uma alimentação melhor? E não é à toa, uma alimentação equilibrada e a ingestão dos nutrientes certos está intimamente ligada com o equilíbrio emocional e o controle da ansiedade.
Abaixo, listamos 4 nutrientes essenciais para o controle da ansiedade, e que a deficiência deles pode causar quadros e sintomas de ansiedade.
Em um artigo publicado no Daily Apple, o atleta e instrutor alimentar Mark Sisson explica a importância do Magnésio no combate à ansiedade. Ele fala que o magnésio é responsável por regular 400 processos fisiológicos, ou seja, ele é essencial para o funcionamento do nosso corpo.
Além disso, ele afirma que nós não comemos porções suficientes de magnésio para termos uma saúde favorável e controlarmos a ansiedade. O magnésio está presente em alimentos como abacate, nozes, peixes e leguminosas.
A vitamina B12 é responsável por manter um bom funcionamento do sistema cardiovascular e melhorar o colesterol bom, além de trazer benefícios para o sono e a saúde mental. Entre suas várias funções positivas, podemos listar “controlar a ansiedade.”
A dra. Blima De Rossi afirma que sintomas de ansiedade podem estar ligados à deficiência de vitamina B12. A médica também disse que a falta desse nutriente pode causar cansaço, estresse, fraqueza e problemas com sono.
Alimentos que possuem vitamina B12 são: fígado, salmão, atum, leite e cereais.
A vitamina D traz benefícios para o sistema imunológico, responsável por manter nosso corpo protegido contra doenças e agentes infecciosos externos, e também para o sistema ósseo.
Ela também é responsável pelo bom funcionamento do cérebro, e a deficiência dela no organismo pode causar quadros de ansiedade, depressão e outros problemas relacionados com nossa saúde mental.
Entre os alimentos ricos em vitamina D, podemos citar peixes e frutos do mar. Ela também pode ser absorvida pela exposição à luz do Sol.
O zinco é um nutriente que possui benefícios para várias áreas essenciais do corpo, como o coração e o cérebro. De acordo com a nutricionista Nadir do Nascimento Nogueira, esse nutriente deixa nosso cérebro protegido da influência de radicais livres, que podem causar problemas graves, entre eles, o mal de Alzheimer.
Ele também tem propriedades que ajudam no tratamento e no controle da pneumonia, da depressão e no controle da ansiedade. O Zinco está presente em alimentos como feijão, sementes de abóbora e carne de cordeiro.
Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.
Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS