Como aliviar a tosse seca: o que fazer e o que tomar

A tosse seca pode ser causada por diversos fatores, o mais comum é devido a alguma reação alérgica, como inflamação, fumaça de cigarro, infeções virais, alergias a poeira ou animais.

September 17, 2021
Homem tossindo com as mãos na boca

A tosse seca é um sintoma muito comum durante esse período do ano e as crianças e idosos são os que mais sofrem. A tosse seca é considera uma manobra que tem como característica expulsiva e é um reflexo protetor do organismo para limpar as secreções das vias aéreas e proteger contra a aspiração. As suas causas podem ser multifatoriais como inflamação, fumaça de cigarro, infecções virais, alergias a poeiras ou animais.

Compostos bioativos que auxiliam na redução da tosse

Os alimentos possuem compostos bioativos que contribuem para a imunidade e consequentemente nestes períodos o sistema imunológico estará mais preparado quando o motivo da tosse for pela presença de vírus.

Alimentos como a laranja, acerola, kiwi, goiaba, limão e outros são ricos em vitamina C que potencializam o sistema imunológico e previne o agravamento de quadros de tosse e resfriados.

Leia também, como a loratadina ajuda na tosse seca.

Alimentos ricos em fibras como a aveia, abobora, cereais integrais por exemplo contém as fibras que nutrem a microbiota intestinal deixando-a mais fortalecida e evitando a entrada de patógenos no organismo.

Alimentos como salmão, sardinha e atum são ricos em ômega 3 outro componente essencial e que auxilia na saúde por reduzir a inflamação.

Quais são os remédios caseiro para acalmar a tosse

Agrião

O agrião é um vegetal muito recomendado para esse período de tosse, nele está presente um composto chamado gluconasturcósido que possui efeito e ação antibacteriana. Além desse composto presente o agrião também possui vitamina C, A, ferro, potássio dentre outros que contribui para a imunidade.

Gengibre

O gengibre possui propriedades antiinflamatórias que auxiliam no alívio dos sintomas da tosse. Quando consumido na forma de chá e com limão potencializa a sua ação.

Própolis

A própolis é muito utilizada e recomendada quando há presença de tosse seca. Ela é produzida pelas abelhas a partir de resinas coletadas em diferentes partes das plantas como as flores, folhas, cascas e caule de plantas aos quais as abelhas adicionam suas enzimas salivares, cera e pólen dando origem ao produto.

A própolis apresenta ação na eliminação de radicais livres, possui atividade antimicrobiana, antiviral, antiinflamatório, antibacteriano, anestésico, antioxidante, antifúngico e anti-séptico. Todas essas ações da própolis podem ser explicadas pela variedade dos compostos bioativos encontrados na própolis incluindo os flavonóides, ácidos fenólicos, terpenos, ácidos aromáticos e outros. O seu uso regular é indicado para que seja feito o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de infecções causadas por bactérias, vírus e fungos e para aliviar sintomas de dor de garganta e tosse.

Mel

O mel é um composto também produzido pelas abelhas, muito indicado para adoçar os chás, ele apresenta ação anti-inflamatória, antibiótico natural contribuindo para o alívio da tosse.

Canela

A canela é uma especiaria muito antiga e muito utilizada na culinária em pó. Auxilia no alívio da tosse seca, gripes e resfriados devido a sua ação antifúngica, antiviral, antibacteriana e anti-inflamatória.

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta hidratante além de possuir a bromelina e vitaminas que auxiliam na eliminação do muco e reforço do sistema imunológico.

Hortelã

A hortelã é uma planta facilmente encontrada e pode ser adicionada a sucos e também utilizada no preparo de chás. A hortelã apresenta efeito descongestionante, expectorante e auxilia no alívio da tosse.

Quais são as causas da tosse seca

A tosse seca pode ter inúmeras causas como poluição, fumaça do cigarro, refluxo, alergias, vírus, bactérias e outras causas. A tosse é um reflexo do organismo na tentativa de expulsar algo. Procurar auxílio médico é muito importante para que possa avaliar a causa da tosse seca.

Qual estação do ano a tosse seca aparece com mais frequência

A estação do ano que mais se observa a tosse seca é durante o outono e inverno. Durante o inverno as residências tendem a ficarem mais fechadas contribuindo para a manutenção de substâncias que podem provocar alergias. O outono também é marcado por um período de presença de tosse seca nas pessoas isso pode ser devido a mudanças climáticas e associada a baixa umidade do ar que deixam as pessoas mais propensas a casos de tosse seca.

Existe alimentos que ajudam na prevenção da tosse seca

Consumir alimentos que reforçam o sistema imunológico é essencial para manutenção e reforço do organismo nesta fase do ano. Consumir alimentos contendo cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, legumes, verduras e suplementos como ômega 3, própolis e outros indicados por especialista para reforço da imunidade nesta fase do ano é fundamental para reduzir os quadros de tosse seca em pessoas com esses sintomas.

Consulte sempre um especialista para realizar qualquer suplementação, a alimentação equilibrada contribui para o reforço do sistema imune mais eficiente.

Por que é importante ingerir água?

Ingerir água é essencial para que as reações no organismo ocorram de maneira eficaz e adequadamente. A água auxilia no transporte de nutrientes, eliminação de toxinas, regulação da temperatura corporal, lubrificação de mucosas, auxilia nas secreções deixando-as mais fluidas e facilitando a sua saída. Beber água e hidratar-se é muito importante, além dos chás e sucos sugeridos para o tratamento da tosse seca a ingestão de água deve ser lembrada sempre.

Quais são os sintomas da tosse seca

Os sintomas da tosse seca são desconfortáveis e incluem tosse excessiva que pode ser acompanhada por cosseira na garganta e irritabilidade. Para evitar esses sintomas cuide-se com antecedência para quando chegar nesta fase do ano como outono e inverno o seu sistema imune esteja mais fortalecido

Manter hábitos saudáveis incluindo alimentação, atividade física e hidratação durante todas as fazes do ano irá contribuir para uma vida mais saudável e um sistema imune mais eficiente para combater vírus, bactérias e agentes indesejados que prejudicam a saúde.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora e recebe os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você, de forma simples, segura e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari