Quando o assunto é ganho de massa magra, muitas pessoas procuram uma fórmula mágica que seja capaz de produzir resultados rápidos. Contudo, a hipertrofia muscular é uma construção longa e diária que exige disciplina e comprometimento para obter resultados.
O processo de construção da musculatura envolve fatores externos e também fatores internos do organismo ao reagir no ambiente que ele está. As atividades físicas estimulam esse processo, que deve ser completado com os nutrientes necessários para a síntese de fibras musculares.
Nesse caminho, existem muitos mediadores para a obtenção do produto final que é a definição da musculatura. Veremos um pouco mais sobre esse processo e como ajudar o corpo a obter bons resultados.
A hipertrofia é o estímulo para aumentar a massa muscular esquelética. Esse estímulo pode ocorrer de diversas maneiras, uma delas, talvez a mais conhecida, é através do treinamento de exercícios resistidos, que são exercícios que dão condicionamento físico.
A partir desse estímulo externo (o exercício físico), o corpo começa a trabalhar internamente e é através de processos biológicos que acontecem no corpo todo ou processos locais (dentro do músculo) que os mecanismos da hipertrofia serão sustentados.
As vias anabólicas envolvem processos muito complexos e que ainda precisam ser estudados de maneira aprofundada para conhecermos melhor como eles ocorrem. Porém, o que podemos depreender dos achados até o momento é que o “dano” causado na musculatura durante o treino estimula o reparo do tecido e, nesse processo, ele aumenta.
Entre esses mecanismos de hipertrofia, estão alguns fatores principais que devem ser observados:
Aumento da vascularização dos músculos: O aumento dos batimentos cardíacos, da temperatura corporal e o inchaço na região que foi trabalhada indicam que a irrigação sanguínea está levando oxigênio e nutrientes para o tecido.
Ativação de processos inflamatórios: O processo inflamatório é normal para que o músculo se recupere e ocorra a hipertrofia. Tomar remédios anti-inflamatórios para dor podem brecar esse processo e não haverá hipertrofia.
Ativação de vias anabólicas: As vias anabólicas são ativadas e o corpo todo fará parte do processo, ao produzir hormônios e sinalizadores, outros mecanismos do corpo serão afetados de maneira positiva como na melhora do sono e do humor.
Estímulo muscular periódico: É necessário periodicidade nos treinos, pois dessa maneira o corpo irá entender que existe demanda para a musculatura que ele está construindo e não irá perdê-la.
Ingestão correta de proteínas e nutrientes: Não adianta trabalhar o músculo sem ingerir os nutrientes necessários para a construção do tecido muscular - neste caso, entram as suplementações.
As séries de trabalho em grupos musculares são muito utilizadas nas academias para combate do sedentarismo e para fins estéticos. É a conhecida musculação, na qual será trabalhado o condicionamento em cada grupo muscular de maneira planejada e periódica.
Existem muitos tipos de séries que alternam os grupos musculares ou se concentram na mesma região, dependendo do objetivo principal de cada aluno.
Os circuitos alternam entre exercícios de intensidade cardíaca, pausas e resistência de maneira planejada e ordenada. Pode ser um treinamento voltado para pessoas que desejam perder peso ou ter um desempenho atlético.
O que devemos ressaltar é a necessidade de ter um profissional educador físico acompanhando os treinos e avaliando o desenvolvimento de cada aluno.
A alimentação precisa conter proteínas, pois é o principal componente para a construção da musculatura.
Entre as suplementações mais utilizada estão:
Veja também: Suplementos para ganhar massa: quais são eles e como funcionam
É verdade que existem no mercado uma série de suplementos prontos para quem quer ganhar massa muscular, mas esses produtos nem sempre são capazes de garantir os ativos e as dosagens ideais para o seu corpo,
Os suplementos manipulados têm a vantagem de serem totalmente personalizados para cada pessoa, além de serem prescritos por profissionais que entendem e se importam com a sua saúde. Eles levam apenas ativos cuidadosamente selecionados para você e, dessa forma, garantem resultados muito mais rápidos e eficazes.
Além disso, através da combinação de ativos, é possível manipular em um único suplemento um tratamento combinado para melhorar o foco, aumentar a disposição para treinar e muito mais. Por isso, não deixe de conversar com o seu médico para entender como incluir na sua rotina os suplementos manipulados para hipertrofia.
Se você já fez uma consulta e tem uma receita de suplemento manipulado, aproveite a comodidade e a segurança da Manipulaê! Basta enviar uma foto da sua receita para receber um orçamento online e descomplicado em poucos minutos. Além disso, as fórmulas podem ser entregues no local de sua preferência. Envie sua receita!
Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.