farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 2 minutos
22 de julho de 2019

Muitos acreditam que colesterol é uma doença, quando na verdade já é algo presente no organismo de todas as pessoas, colaborando com a síntese dos hormônios sexuais e da digestão, absorvendo vitaminas lipossolúveis, lipídios, produção da vitamina E e previnindo  a perda excessiva de água por evaporação.

Mas o que é exatamente colesterol? Quais os tipos? Como identificar os sintomas? Quais os fatores de riscos? Respondemos todas essas dúvidas neste artigo.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o  funcionamento normal do organismo. Está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele, produzindo hormônios essenciais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Quais os tipos de colesterol?

Existem tipos de colesterol variados e cada um age de uma forma diferente no organismo. Confira:

  • LDL: formam placas de gordura estreitando a artéria, impedindo o fluxo normal de sangue e ampliando as chances de ataque cardíaco ou falta de oxigênio no cérebro. Níveis elevados de LDL podem ocasionar doenças do coração graves.
  • HDL: já o colesterol HDL, ou bom colesterol, realiza o transporte do colesterol dos órgãos e tecido para o fígado, removendo essa substância do organismo. O baixo nível de HDL pode estimular o surgimento de doenças cardiovasculares.
  • VLDL: são lipoproteínas de baixíssima densidade. Seu objetivo é entregar colesterol e triglicérides para os outros tecidos através do fígado e depois de serem liberados, sofrem inúmeras transformações na corrente sanguínea, soltando os triglicérides para serem guardados no tecido adiposo ou usados como fonte de energia.

Como identificar os sintomas do colesterol alto?

O aumento dos níveis de colesterol acontecem de forma silenciosa e assintomática, ou seja, não apresentando sintomas claros, sendo detectada somente através de exame sanguíneos ou, em casos mais graves, quando ocorre um ataque cardíaco.

new RDStationForms('formulario-newsletter-1846d11fb19ad107d76b-html', 'UA-88592324-1').createForm();

Quais os fatores de risco do colesterol?

Por não existirem sintomas de colesterol alto, é preciso atenção a alguns fatores de risco são: hipertensão, tabagismo, sedentarismo, envelhecimento, acúmulo de gordura saturada e até histórico familiar.

Tem sua receita de fórmulas manipuladas em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!

Kathy Ortiz Brianesi
CRN 40370

Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS

crosstext-align-justify