Seja durante uma competição ou nos treinos diários, a carreira de grande parte dos atletas geralmente passa por desafios constantes. Quando falamos sobre superação física e dos principais fatores para o domínio de táticas e sucesso no esporte, podemos lembrar dos compostos naturais indicados para repor vitaminas necessárias no organismo, como é o caso da coenzima Q10, com reação similar a lipossolúvel.
Essencial para a geração de energia do tecido muscular, a Q10 pode ajudar em atividades como corrida, ciclismo entre outros esportes exigem baixa intensidade, mas longa duração. Quer saber mais sobre a relação entre esse composto e a atividade física e como podem ser utilizadas pelos atletas? Confira abaixo!
A coenzima Q10 é uma pró vitamina lipossolúvel presente nas células do nosso corpo. Ela ajuda no metabolismo das células, na reposição de energia e na ação antioxidante e pode ser encontrada em alimentos que contêm ômega 3, como no ovo, peixe, nozes e sementes.
Durante a execução do esporte, esse ativo produz a molécula ATP, ou seja, energia para o corpo, resultando em mais disposição durante as atividades físicas, acelerando o metabolismo e contribuindo com a perda de peso - por isso, acredita-se que a coenzima Q10 emagrece.
Trata-se de uma suplemento muito indicado para pessoas com problemas cardiovasculares, pois está presente no movimento de contração e relaxamento do músculo. Atualmente, existem muitas pesquisas que comprovam que o CoQ10 contribui com a insuficiência cardíaca, pois reduz o miocárdio e a pressão arterial.
O CoQ10 também ajuda significativamente na redução de marcadores inflamatórios e, além disso, estudos comprovam atuação positiva entre a suplementação com CoQ10 e a redução dos sintomas de problemas como fibromialgia e ansiedade.
Leia também: O uso de probióticos para facilitar o processo de digestão
A coenzima Q10 é capaz de fornecer mais energia para a prática de atividades físicas e esportes, pois a absorção dessa substância no organismo ajuda transportando elétrons, produzindo energia a partir de ATP (conforme mencionamos no tópico anterior), reforçando a imunidade, diminuindo as chances de quadros inflamatórios, além de proporcionar ação antioxidante.
Isso significa que esse composto protege o corpo contra a ação dos radicais livres, ao mesmo tempo que reduz a fadiga e reforça o sistema imunológico de atletas ou de pessoas que gostam de praticar exercícios para que possam melhorar seu desempenho.
Geralmente, o consumo é feito através de cápsulas, sendo de 90 mg a 200 mg as doses diárias.
Os suplementos, produzidos conforme a estrutura do CoQ10, podem ser ainda mais vantajosos quando feitos em farmácias de manipulação a partir de uma prescrição médica específica para cada paciente. O suplemento manipulado também pode combinar a coenzima Q10 a outros ativos importantes como vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6 e ácido pantotênico.
Mas essas questões podem variar conforme a recomendação médica. Por isso, é fundamental realizar uma consulta para que o médico possa receitar a dosagem correta e as vitaminas que o seu corpo precisa para melhorar o desempenho durante as atividades físicas. O uso indevido pode resultar em sérios problemas à saúde.
A suplementação com coQ10 é contraindicada para crianças menores de 12 anos, gestantes e para mulheres que estejam amamentando.
Seu médico prescreveu um suplemento manipulado para você? Envie sua receita pelo site da Manipulaê e receba um orçamento direto no seu e-mail! Também entregamos suas fórmulas a domicílio em menos de 5 dias úteis e garantimos a eficácia de todas as nossas fórmulas. Comprar conosco é seguro como você precisa e mais prático do que você imagina!
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.