Chás para cólica menstrual: como aliviar o estresse e o inchaço

Utilizar chás para alívio da cólica menstrual é uma técnica muito eficaz e natural, evitando o uso de medicamentos. Acompanhe a leitura e saiba os benefícios e quais chás você pode usar para mandar a cólica embora.

October 22, 2021
mesa com diversos pós coloridos e canecas de chás

Chás para cólica menstrual são uma forma natural de aliviar o incômodo causado pela contração do útero durante os dias de menstruação.  


Toda mulher já teve as suas dores com as cólicas menstruais. Portanto, todas sabem o quanto esse momento pode ser complicado e estressante. Pois, além das dores em si na região abdominal, há ainda o efeito da ansiedade e do estresse. 


Por isso é tão comum que, quando com cólicas, as mulheres se tornem mais sensíveis.

Ademais, o inchaço surge como um outro problema muito grave para quem enfrenta as dores da cólica menstrual. 


A boa notícia para as mulheres é que existem soluções reais para o problema. Mais do que isso, há maneiras completamente naturais de acabar com as dores geradas pela cólica. 


Isso porque os chás para cólica menstrual são muito eficientes ao combater o problema, mostrando que os remédios bioquímicos comprados na farmácia nem sempre são a solução ideal. 


Como uma infinidade de chás para cólica menstrual, fica até complicado citar todos de uma só vez.


Assim, para que seja possível compreender ao certo o efeito de cada um deles, veja a seguir apenas os principais chás para cólica menstrual. 


Essas são opções saudáveis, que evitam as dores e tornam a sua menstruação mais tranquila.

4 chás para cólica menstrual 

Chá de camomila é o mais conhecido para cólica menstrual 


Entre os chás para cólica menstrual, está o chá de camomila. Esse chá é responsável por estimular a produção de aminoácidos em seu corpo, o que cria um alívio quase instantâneo das dores. 


Por conta disso, é muito comum que o chá de camomila seja recomendado pelos profissionais de saúde para as mulheres que passam pela fase menstrual. 


Por ter um efeito relaxante sobre o corpo, o chá em questão faz com que os músculos relaxam, diminuindo o inchaço


Ademais, por ter efeito sobre o lado emocional, o chá de camomila é muito recomendado para diminuir a ansiedade e o estresse que podem acompanhar uma mulher que passa pelo ciclo menstrual. 


A melhor opção é usar a camomila encontrada na natureza para fazer o chá, mas, se não puder, qualquer outra versão já será muito eficaz.


Chá de gengibre


Outra opção entre os chás para cólica menstrual é o gengibre, que possui efeito analgésico. Assim, o gengibre é usado por ser capaz de conter as dores que acompanham qualquer mulher ao longo do período menstrual. 


O que muitas pessoas não sabem é que o chá em questão pode ser usado de diferentes formas para combater o efeito da dor causada pela menstruação. 


Isso porque o chá de gengibre pode ser consumido, mas também pode ser apenas massageado sobre o local da dor – mas, nesse caso, por mais que o chá seja eficiente para a massagem, o óleo de gengibre funciona ainda melhor. 


Em geral, em apenas alguns minutos já será possível notar uma leve diminuição da dor, sendo que o efeito do chá se torna mais forte com o tempo. 


Logo, essa é uma belíssima opção para quem quer cuidar das dores menstruais sem utilizar remédios comprados na farmácia. Esse chá para cólica menstrual, inclusive, é um dos mais populares.


Chá de orégano


Outro dos chás para cólica menstrual é o chá de orégano. Por regular o ciclo menstrual, o chá pode ser usado de forma eficiente ao longo desse período. 


Assim, o chá de orégano costuma acelerar o processo menstrual, fazendo que todo o desenvolvimento da dor se torne menos persistente. 


Isso acontece pelo fato de o chá estimular a eliminação de toxinas por meio da urina, fazendo com que o corpo coloque para fora o que está causando as dores. 


Por mais que o ciclo menstrual seja um processo natural, por vezes a duração da dor é maior do que seria considerado normal. 


Nesses casos, sobretudo, o chá de orégano pode ser eficaz para controlar os incômodos causados pela cólica. 


Lembre-se de que o chá em questão ainda é eficaz quando se trata de diminuir o inchaço na região do abdômen, além de reduzir as dores de cabeça que podem acontecer devido ao processo.


Chá de lavanda


Uma boa opção, dentre os chás para cólica menstrual, é o chá de lavanda. A lavanda é uma planta que faz com que o sangue possa circular melhor pelo corpo humano. 


Dessa maneira, é muito natural que o chá diminua o inchaço e as dores das cólicas menstruais. 


Na realidade, embora muitas mulheres sequer saibam disso, o chá de lavanda estimula toda a região periférica do corpo, proporcionando relaxamento rápido a quem faz uso desse chá. 


O preparo é simples e se dá com apenas 50 gramas de folhas de lavanda, além de 1 litro de água. Dessa maneira, o chá deve ser ingerido por via oral, como qualquer outra opção de chá. 


Mas, caso não exista o desejo de ingerir o chá de lavanda, outra opção é esfriar um pouco as folhas da planta e esfregá-las sobre o local de origem da dor por alguns minutos. Faça esse processo ao menos 3 vezes ao dia, até que a dor acabe.

O que fazer quando os chás para cólica menstrual não funcionam?


Há sempre a possibilidade de que os chás para cólica menstrual não funcionem como deveriam, pois, em alguns casos, a dor é tão grande que apenas a ingestão dos chás naturais não é o suficiente para acabar com o problema. 


Nesse sentido, a melhor opção é visitar o médico e explicar ao profissional de saúde tudo o que está acontecendo em sua vida. Assim, se necessário, o médico poderá receitar medicamentos mais fortes e capazes de eliminar o problema da dor. 


Em todo caso, é preciso assimilar que o processo de cólica causado pelo ciclo menstrual é natural. Por conseguinte, ainda que as dores sejam um grande incômodo, se trata de um processo que deve ser encarado como algo normal, a menos que seja intenso e que afete o dia a dia. 


Os chás são uma bela opção, pois não são tão agressivos ao organismo e, dessa maneira, evitam que outros problemas sejam gerados. 


Sempre que possível, aliás, faça a ingestão dos chás para cólica menstrual quando estiverem ainda quentes. O próprio calor do chá faz com que o efeito seja mais acelerado junto à causa de origem da dor.

Opção de manipulados


Ainda é possível manipular todos os chás para cólica menstrual citados. Basta consultar com o médico e pedir por uma receita do manipulado escolhido. 


Assim, é possível consumir os benefícios dos chás na forma de cápsulas, gomas ou óleos. 


Envie a foto da sua receita que nós encontramos a melhor farmácia para você.  


Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como prevenir o câncer de mama: principais cuidados

Neste artigo iremos falar como prevenir o câncer de mama com cuidados diários, desde alimentação, suplementação e autoexame.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Amamentação: técnicas e manipulados

Ao contrário do que aparece nos filmes e novelas, a amamentação não é algo automático e tão simples, mas sim, algo a ser aprendido pela mamãe e pelo baby. Saiba algumas técnicas e quais manipulados podem ajudar nesse período.

Vanessa Luisa P.P Sollitari