Chás para cólica menstrual são uma forma natural de aliviar o incômodo causado pela contração do útero durante os dias de menstruação.
Toda mulher já teve as suas dores com as cólicas menstruais. Portanto, todas sabem o quanto esse momento pode ser complicado e estressante. Pois, além das dores em si na região abdominal, há ainda o efeito da ansiedade e do estresse.
Por isso é tão comum que, quando com cólicas, as mulheres se tornem mais sensíveis.
Ademais, o inchaço surge como um outro problema muito grave para quem enfrenta as dores da cólica menstrual.
A boa notícia para as mulheres é que existem soluções reais para o problema. Mais do que isso, há maneiras completamente naturais de acabar com as dores geradas pela cólica.
Isso porque os chás para cólica menstrual são muito eficientes ao combater o problema, mostrando que os remédios bioquímicos comprados na farmácia nem sempre são a solução ideal.
Como uma infinidade de chás para cólica menstrual, fica até complicado citar todos de uma só vez.
Assim, para que seja possível compreender ao certo o efeito de cada um deles, veja a seguir apenas os principais chás para cólica menstrual.
Essas são opções saudáveis, que evitam as dores e tornam a sua menstruação mais tranquila.
Entre os chás para cólica menstrual, está o chá de camomila. Esse chá é responsável por estimular a produção de aminoácidos em seu corpo, o que cria um alívio quase instantâneo das dores.
Por conta disso, é muito comum que o chá de camomila seja recomendado pelos profissionais de saúde para as mulheres que passam pela fase menstrual.
Por ter um efeito relaxante sobre o corpo, o chá em questão faz com que os músculos relaxam, diminuindo o inchaço.
Ademais, por ter efeito sobre o lado emocional, o chá de camomila é muito recomendado para diminuir a ansiedade e o estresse que podem acompanhar uma mulher que passa pelo ciclo menstrual.
A melhor opção é usar a camomila encontrada na natureza para fazer o chá, mas, se não puder, qualquer outra versão já será muito eficaz.
Outra opção entre os chás para cólica menstrual é o gengibre, que possui efeito analgésico. Assim, o gengibre é usado por ser capaz de conter as dores que acompanham qualquer mulher ao longo do período menstrual.
O que muitas pessoas não sabem é que o chá em questão pode ser usado de diferentes formas para combater o efeito da dor causada pela menstruação.
Isso porque o chá de gengibre pode ser consumido, mas também pode ser apenas massageado sobre o local da dor – mas, nesse caso, por mais que o chá seja eficiente para a massagem, o óleo de gengibre funciona ainda melhor.
Em geral, em apenas alguns minutos já será possível notar uma leve diminuição da dor, sendo que o efeito do chá se torna mais forte com o tempo.
Logo, essa é uma belíssima opção para quem quer cuidar das dores menstruais sem utilizar remédios comprados na farmácia. Esse chá para cólica menstrual, inclusive, é um dos mais populares.
Outro dos chás para cólica menstrual é o chá de orégano. Por regular o ciclo menstrual, o chá pode ser usado de forma eficiente ao longo desse período.
Assim, o chá de orégano costuma acelerar o processo menstrual, fazendo que todo o desenvolvimento da dor se torne menos persistente.
Isso acontece pelo fato de o chá estimular a eliminação de toxinas por meio da urina, fazendo com que o corpo coloque para fora o que está causando as dores.
Por mais que o ciclo menstrual seja um processo natural, por vezes a duração da dor é maior do que seria considerado normal.
Nesses casos, sobretudo, o chá de orégano pode ser eficaz para controlar os incômodos causados pela cólica.
Lembre-se de que o chá em questão ainda é eficaz quando se trata de diminuir o inchaço na região do abdômen, além de reduzir as dores de cabeça que podem acontecer devido ao processo.
Uma boa opção, dentre os chás para cólica menstrual, é o chá de lavanda. A lavanda é uma planta que faz com que o sangue possa circular melhor pelo corpo humano.
Dessa maneira, é muito natural que o chá diminua o inchaço e as dores das cólicas menstruais.
Na realidade, embora muitas mulheres sequer saibam disso, o chá de lavanda estimula toda a região periférica do corpo, proporcionando relaxamento rápido a quem faz uso desse chá.
O preparo é simples e se dá com apenas 50 gramas de folhas de lavanda, além de 1 litro de água. Dessa maneira, o chá deve ser ingerido por via oral, como qualquer outra opção de chá.
Mas, caso não exista o desejo de ingerir o chá de lavanda, outra opção é esfriar um pouco as folhas da planta e esfregá-las sobre o local de origem da dor por alguns minutos. Faça esse processo ao menos 3 vezes ao dia, até que a dor acabe.
Há sempre a possibilidade de que os chás para cólica menstrual não funcionem como deveriam, pois, em alguns casos, a dor é tão grande que apenas a ingestão dos chás naturais não é o suficiente para acabar com o problema.
Nesse sentido, a melhor opção é visitar o médico e explicar ao profissional de saúde tudo o que está acontecendo em sua vida. Assim, se necessário, o médico poderá receitar medicamentos mais fortes e capazes de eliminar o problema da dor.
Em todo caso, é preciso assimilar que o processo de cólica causado pelo ciclo menstrual é natural. Por conseguinte, ainda que as dores sejam um grande incômodo, se trata de um processo que deve ser encarado como algo normal, a menos que seja intenso e que afete o dia a dia.
Os chás são uma bela opção, pois não são tão agressivos ao organismo e, dessa maneira, evitam que outros problemas sejam gerados.
Sempre que possível, aliás, faça a ingestão dos chás para cólica menstrual quando estiverem ainda quentes. O próprio calor do chá faz com que o efeito seja mais acelerado junto à causa de origem da dor.
Ainda é possível manipular todos os chás para cólica menstrual citados. Basta consultar com o médico e pedir por uma receita do manipulado escolhido.
Assim, é possível consumir os benefícios dos chás na forma de cápsulas, gomas ou óleos.
Envie a foto da sua receita que nós encontramos a melhor farmácia para você.
Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS