O Chá de tanchagem é feito com as folhas da planta Plantago australis, muito popular na américa latina, contém várias propriedades medicinais benéficas à saúde e de fácil modo de preparo através da fervura das folhas em água.
Entre os componentes encontra-se o glicosídeo fenóico verbascosíde que é composto por funções éster fenilpropanoide cafeico, feniletanoide hidroxitirosol e açúcares, o flavonoide confere os efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e cicatrizantes.
O Verbascoside também chamado de Acteoside, por estar presente nas sub variantes da família da planta, é o ativo mais estudado e de maior interesse farmacológico.
Entre as doenças que podem ser combatidas através do chá feito com a planta Plantago australis podemos citar:
O processo de cicatrização se torna acelerado com as substâncias presentes na planta, essa ação foi demonstrada cientificamente através de observações em redução e inibição de diversos tipos de interleucinas, interferons e citosinas inflamatórias que são as mediadoras das reações de inflamação no organismo.
Ele aumenta a sinalização para as células reguladoras e reverte os parâmetros oxidativos em alguns tipos de células e melhorando a migração de tipos de células benéficas à cicatrização como os queratinócitos e diminuindo a despolarização mitocondrial.
Todos esses efeitos juntos possuem a capacidade de diminuir edemas comprovadamente demonstrados em modelos experimentais científicos.
Inibe, também, a formação de óxido nítrico, responsável por mediação de inflamações agudas e crônicas. Sendo um potente anti inflamatório.
A atividade inibitória para os fatores que promovem a virulência de bactérias na inibição de incorporação de leucina e a síntese de proteínas das bactérias por mecanismos competitivos alostéricos.
Ou seja, os componentes químicos da planta se ligam em locais específicos das bactérias que iriam fazer a síntese dos metabólitos necessários, o que ocorre é que eles acabam “tampando” a entrada que dá início ao trabalho da bactéria no organismo humano. Ajudando com uma característica de antibiótico , por combater a propagação de bactérias.
Estudos sugerem o efeito anticâncer através da ativação apoptótica, anti-invasão celular, anti metátese em cânceres relacionados à produção atípica de melanina, melanomas malignos, atenuando a atividade da tirosina que inibe a formação em biossíntese.
Seus efeitos estrogênicos suprimem o crescimento da inflamação melanômica e regulam negativamente a expressão de associado à microftalmia, no processo de proliferação atípica.
O ativo também atua de maneira benéfica no combate ao câncer de próstata, através da promoção de degradação da via de ubiquitinação proteassoma que impede a invasão, migração e expressão atípica de células.
A ação anti-inflamatória reduz o colapso de membrana mitocondrial de células nervosas como neurônios.
Protege as funções cognitivas ao prevenir a neurodegeneração que contempla doenças como o Parkinson, por exemplo.
Esses ativos também podem proteger os rins suprimindo o acúmulo de células nos glomérulos renais que estão associadas à progressão da nefrite, interrompendo a comunicação por vias de inflamação.
Estudos demonstraram que a toxicidade para o extrato da planta é segura para 6% de verbacoside com ld 50 superior à 500mg/Kg, ou seja, o organismo pode receber essa quantidade do ativo a cada kg, sendo seguro para o uso.
Quer conhecer os benefícios de um de nossos manipulados ? Envie agora a sua receita e receba o orçamento sem complicações! Acesse.
Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.