farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 2 minutos
9 de dezembro de 2022

O Chá de tanchagem é feito com as folhas da planta Plantago australis, muito popular na américa latina, contém várias propriedades medicinais benéficas à saúde e de fácil modo de preparo através da fervura das folhas em água.

Composição química

Entre os componentes encontra-se o glicosídeo fenóico verbascosíde que é composto por funções éster fenilpropanoide cafeico, feniletanoide hidroxitirosol e açúcares, o flavonoide confere os efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e cicatrizantes.

O Verbascoside também chamado de Acteoside, por estar presente nas sub variantes da família da planta, é o ativo mais estudado e de maior interesse farmacológico.

 

 Quais são as doenças que o chá de tanchagem pode auxiliar no processo de cura?

 Entre as doenças que podem ser combatidas através do chá feito com a planta Plantago australis podemos citar:

  • Inflamações
  • Injúrias à pele com cicatrização demorada.
  • Combate ao estresse oxidativo.
  • Analgésico
  • Antinociceptivo
  • Anti Úlcera gástricas
  • Anti Alérgico para doenças respiratórias.
  • Antibacteriana

 

Cicatrizante

O processo de cicatrização se torna acelerado com as substâncias presentes na planta, essa ação foi demonstrada cientificamente através de observações em redução e inibição de diversos tipos de interleucinas, interferons e citosinas inflamatórias que são as mediadoras das reações de inflamação no organismo. 

Ele aumenta a sinalização para as células reguladoras e reverte os parâmetros oxidativos em alguns tipos de células e melhorando a migração de tipos de células benéficas à cicatrização como os queratinócitos e diminuindo a despolarização mitocondrial.

Todos esses efeitos juntos possuem a capacidade de diminuir edemas comprovadamente demonstrados em modelos experimentais científicos.

Inibe, também, a formação de óxido nítrico, responsável por mediação de inflamações agudas e crônicas. Sendo um potente anti inflamatório.

Ação antibacteriana

A atividade inibitória para os fatores que promovem a virulência de bactérias na inibição de incorporação de leucina e a síntese de proteínas das bactérias por mecanismos competitivos alostéricos.

Ou seja, os componentes químicos da planta se ligam em locais específicos das bactérias que iriam fazer a síntese dos metabólitos necessários, o que ocorre é que eles acabam “tampando” a entrada que dá início ao trabalho da bactéria no organismo humano. Ajudando com uma característica de antibiótico , por combater a propagação de bactérias.

Efeito anticâncer

Estudos sugerem o efeito anticâncer através da ativação apoptótica, anti-invasão celular, anti metátese em cânceres relacionados à produção atípica de melanina, melanomas malignos, atenuando a atividade da tirosina que inibe a formação em biossíntese.

Seus efeitos estrogênicos suprimem o crescimento da inflamação melanômica e regulam negativamente a expressão de associado à microftalmia, no processo de proliferação atípica.

Câncer de próstata

O ativo também atua de maneira benéfica no combate ao câncer de próstata, através da promoção de degradação da via de ubiquitinação proteassoma que impede a invasão, migração e expressão atípica de células.

Neuroproteção

A ação anti-inflamatória reduz o colapso de membrana mitocondrial de células nervosas como neurônios.

Protege as funções cognitivas ao prevenir a neurodegeneração que contempla doenças como o Parkinson, por exemplo.

 

Proteção renal

Esses ativos também podem proteger os rins suprimindo o acúmulo de células nos glomérulos renais que estão associadas à progressão da nefrite, interrompendo a comunicação por vias de inflamação.

Qual a quantidade que pode-se tomar de chá de tanchagem?

Estudos demonstraram que a toxicidade para o extrato da planta é segura para 6% de verbacoside com ld 50 superior à 500mg/Kg, ou seja, o organismo pode receber essa quantidade do ativo a cada kg, sendo seguro para o uso.

Quer conhecer os benefícios de um de nossos manipulados ? Envie agora a sua receita e receba o orçamento sem complicações! Acesse.

Fabíola Tavares Lemos
CRBM: 35430

Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.

crosstext-align-justify