Cetoconazol: para que serve e seus benefícios

O cetoconazol é um ativo usado em produtos manipulados antifungos que agem inibindo o crescimento de fungos e para o tratamento contra caspas.

April 16, 2020
imagem de uma pomada saindo o creme branco de dentro

O Cetoconazol é considerado um dos melhores produtos contra caspas, dermatite ou até micose. Além disso, proporciona inúmeros benefícios para o couro cabeludo. Ou seja, podendo ser encontrado em formato de creme, shampoo, comprimidos, pomada.

O cetoconazol é considerado um fármaco antimicótico ou antifúngico que é derivado do imidazol. Do mesmo modo, serve para tratar infecções e lesões na pele causadas por fungos, inibindo a produção de ergosterol. O ergosterol é um esteroide que ajuda na sobrevivência e multiplicação do fungo.


Para quem o cetoconazol é indicado?

O cetoconazol é um medicamento indicado para o tratamento de infecções graves que surgem na pele em decorrência de fungos, mais especificamente, infecções como:


  • Micose do couro cabeludo
  • Candidíase mucocutânea crônica
  • Foliculite por Malassezia

Quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes.


Para quem o cetoconazol não é indicado?

O cetoconazol não é indicado para um grupo específico de pessoas. Entre elas:


  • Quem possui alergia ao medicamento
  • Grávidas
  • Lactantes
  • Quem sofre com qualquer tipo de doença no fígado.

Ou seja, também é importante ressaltar que alguns medicamentos não devem ser tomados durante o tratamento com cetoconazol. Consulte um especialista e verifique se você pode ingerir o medicamento sem mais problemas.


Quais são as opções de uso e os possíveis efeitos colaterais?

Uma das principais vantagens do cetoconazol é suas mais variadas formas de ser ingerido. Além disso, existem diversas possibilidades, entre os principais:


  • Comprimido: é a mais utilizada em caso de infecções sistêmicas. Portanto, é indicado para quem possui blastomicose (retina), coccidioidomicose (pulmão), histoplasmose (pulmão e ossos).
  • Shampoo: sim, é possível absorver o cetoconazol através do shampoo. Esta opção é indicada especialmente para casos de dermatite seborreica ou caspas, pois garante um combate eficiente à irritação do couro cabeludo quando aplicado duas vezes ao dia pelo período de um mês.
  • Creme: por fim, o creme é indicado principalmente para quem possui micoses na unha, podendo ser aplicado direto na área afetada uma vez ao dia. Em cerca de duas semanas, os fungos devem começar a desaparecer na área infectada.


Saiba mais como usar o cetoconazol como shampoo.


Quais são os efeitos colaterais?

É importante ressaltar que o cetoconazol pode provocar alguns efeitos colaterais. Entre os mais comuns estão:


  • Dor de cabeça;
  • Dor na região abdominal;
  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Vômito.

Onde comprar cetoconazol?

Para o uso do Cetoconazol é necessário ser manipulado na quantidade necessária para o seu organismo, por isso é essencial passar com um médico especialista para entender qual o seu caso e o melhor tratamento para o seu caso, sugerindo a melhor fórmula manipulada para a queda de cabelo.

Caso tenha uma receita em mãos, envia para a Manipulaê e recebera os melhores orçamentos das nossas farmácias parceiras de forma rápida, simples, segura e gratuita. Tenha a Manipulaê no seu dia a dia!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Efeitos dos probióticos para imunidade

Para manter a imunidade é importante ter a junção de uma alimentação e com a ingestão de certos probióticos que auxiliaram no processo.

Camilla Moraes

Dramin: para que serve e como usar

O Dramin pode ser muito útil contra tonturas e labirintite, entenda qual a base para construção desse medicamento e se vale a pena o manipular.

Camilla Moraes

Toragesic: para que serve e seus benefícios

O Toragesic é um ativo usado como anti-inflamatório, que auxilia no inchaço da lesão. Evitando assim, um agravamento nas lesões causadas.

Camilla Moraes