Causas do estresse: como aliviar na rotina

As causas do estresse diário podem estar ligadas a diversos fatores da sua rotina, o mais importante para aliviar o estresse é diminuir as pressões externas, achando alternativas para deixar o seu dia a dia mais tranquilo e consequentemente fazendo seu trabalho ou estudo de forma mais relaxante.

August 13, 2021
Pessoa cobrindo o rosto com as mãos pelo excesso de atividades a se fazer.

As causas do estresse diário podem estar ligadas a diversos fatores na sua rotina e para conseguir aliviar o estresse, é importante encontrar alternativas para diminuir as pressões externas no trabalho ou estudando, fazendo com que os realize de forma mais relaxante. É indicado também encontrar equilíbrio físico e mental, sendo capaz de administrar o melhor tempo entre dedicação pessoa, trabalho e família.

As causas do estresse diário está cada vez mais ligadas na vida de qualquer pessoa profissionalmente ativo, seja com trabalho home office ou presencial. Buscar apoio em outras pessoas como um amigo, família ou até mesmo um psicólogo, é também uma boa estratégia para viver dias mais tranquilos, com maior qualidade e menos estresse.

Sabemos que é muito difícil entender em que momento você está passando um estresse em sua rotina e quando é necessário aliviar esse estresse, por isso, vamos trazer alguns aspectos do estresse e como aliviar ele todos os dias para manter uma saúde mental e corporal.

Sintomas e causas do estresse

O corpo é o primeiro a sentir quando você está passando do seu limite do estresse, causando diversos sinais, por isso é importante aprestar atenção nos sinais físicos que o corpo dá, como:

  • Tonturas
  • Problemas digestivos
  • Falta de ar
  • Alteração no sono
  • Dores de cabeça constantes
  • Excesso de cansaço

Existem também, sintomas psíquicos que podem ser as causas do estresse dando como sinais no corpo, como:

  • Variação constante do humor
  • Ansiedade constante
  • Confusão mental
  • Dificuldade na concentração
  • Perda de motivação na vida pessoal e profissional
  • Se isolar de amigos, família e colegas de trabalho

Leia também, como tratar a ansiedade com o ativo Pulsatila Nigricans.

Atitudes que tomamos e recebemos na nossa rotina de vida profissional e pessoal, são fatores que desencadeiam as causas do estresse na sua rotina deixando-a ainda mais estressante. Por isso, é muito importante observar alguns hábitos que você pode estar estimulando na sua rotina sem perceber, como:

  • Excesso de trabalho
  • Desorganização familiar
  • Desorganização pessoal

Para diminuir as causas do estresse diário, separamos algumas orientações que podem combater o estresse e a ansiedade:

  • Praticar exercício físico

Investir pelo menos 30 minutos do seu dia em uma atividade física, é muito importante, pois é praticando diariamente exercício físico que você vai liberar as suas emoções e para um pouco de pensar nos problemas, ajudando assim a encontrar estratégias para solucioná-los sem pressão. Além de diminuir a quantidade de Cortisol e liberando a Endorfina, fazendo com que estimule o seu bem estar, diminuindo assim a causa do estresse.

  • Comer alimentos saudáveis

Uma alimentação rica em nutrientes e minerais que promovem a saúde e o bem-estar como: banana, nozes, amendoim e outros. São alimentos que ajudam a evitar o cansaço e o estresse.

Leia também, quais são as vitaminas que ajudam a combater o estresse e ansiedade.

Alimentos ricos em Ômega 3, também são benéficos para diminuir as causas do estresse, podendo encontrar eles no: salmão, sementes de chia, truta e outros, ajudando no funcionamento do sistema nervoso e diminuindo o estresse e o cansaço mental.

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  • Terapia

Inserir a meditação, acupuntura e pilates na sua rotina, é uma maneira de relaxar o seu corpo e mente de uma forma natural e totalmente integrativa.

A acupuntura é um estimulo dos pontos meridionais do seu corpo para promover um relaxamento e equilíbrio orgânico, resultando no alívio do estresse, melhorando o sono e eliminando os sintomas da ansiedade.

Leia também, 3 dias de como cuidar da sua saúde mental em casa.

Já a meditação, tem como objetivo de controlar a respiração e acalmar o corpo. O ideal para se começar a meditação, é procurar um lugar tranquilo.

  • Descansar

O cansaço físico e mental, está diretamente ligado às causas do estresse e da ansiedade. É necessário ter um tempo para conseguir descansar todas as noites. É importante aproveitar os finais de semana para relaxar a fazer algumas atividades que fazem você feliz, é necessário tirar férias no trabalho e ter o seu momento.

Tirar um tempo para você, ajuda a combater a tensão muscular, aliviando a dor nas costas e a sensação de peso na cabeça e no corpo.

  • Calmantes naturais

Existem alguns tratamentos que auxiliam as pessoas que não conseguem diminuir as causas do estresse mesmo fazendo diversos métodos para tentar melhorar a rotina. Por isso, são usados calmantes naturais.

Os calmantes naturais são a base de plantas medicinais, mas que mesmo assim só devem ser tomados quando indicados por um médico especialista. Alguns ativos que podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade são:

  • Cápsulas de valeriana,
  • Cápsulas de maracugina,
  • Chás de lavanda,
  • Chás de camomila

Leia também, como diminuir o estresse com o cortisol.

Ao serem consumidos, regulam o sono e ajudam no relaxamento do corpo e mente. Outra técnica muito usada, é pingar 2 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro.

  • Administrar melhor o tempo

Uma estratégia utilizada e que ajuda a diminuir as causas do estresse diário, é administrar melhor o tempo de tarefas, objetivos, prioridades e tempo livre. Uma boa técnica é separar alguns minutos do seu dia para cada tarefa desejada, sem deixar de fazer algumas pausas para relaxar entre elas, pois é assim que você conseguirá realizar todos os seus objetivos em um dia de maneira relaxante e sem estresse.

Mais hábitos saudáveis são:

  • Tenha um horário de acordar todos os dias,
  • Beba várias vezes água por dia,
  • Mentalize seus sonhos e objetivos,
  • Livre-se de pensamentos negativos.

Por fim, você pode perceber que ficar bem depende muito de você mesmo e não de outras pessoas. Ter a consciência que você precisa de hábitos e uma rotina saudável, já faz total diferença no seu bem-estar, ajudando assim a diminuir as causas do estresse.

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