A catuaba é um extrato derivado de uma planta nativa do Brasil, encontrada principalmente na região amazônica e do cerrado. É uma das plantas medicinais mais famosas de todo o país e ganhou destaque por causa da bebida alcoólica com o mesmo nome.
Dentre os benefícios mais conhecidos pelo uso de seus derivados, estão a melhora no desempenho sexual, como o aumento da libido e sua atividade antioxidante, com a prevenção de desordens neurológicas associadas ao estresse oxidativo e à diminuição do fluxo sanguíneo.
A catuaba é uma planta que, se utilizada nas dosagens corretas, resulta em diversas outras melhorias no nosso corpo, como, por exemplo, o aumento da sensação de vitalidade (mais disposição no dia a dia), a melhora na memória, e ainda pode ajudar no combate ao esgotamento mental.
Não podemos esquecer que umas das suas principais características é o aumento da libido, que tem como consequência uma maior frequência na busca por relações sexuais.
Também ajuda na melhora da impotência sexual, isso porque a catuaba atua promovendo um aumento considerável do fluxo sanguíneo dentro dos corpos cavernosos do pênis e, dessa forma, aumenta o tempo de ereção nos homens.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre reposição hormonal masculina
Outras vantagens dessa planta medicinal, são:
Alguns estudos também comprovaram que o extrato de catuaba possui eficácia no tratamento de desordens depressivas, em processos inflamatórios e no relaxamento muscular, assim como revelaram que os cremes à base de catuaba combatem levemente a celulite, por contribuírem na microcirculação da pele.
O alto poder afrodisíaco da catuaba pode ter sido descoberto pelos índios há muitos anos, quando tomavam chá das folhas da catuaba. Essa prática pode ser feita na sua casa e você só vai precisar diluir, em uma xícara de água fria ou quente, uma colher de chá de catuaba em pó ou em extrato seco. O recomendado é beber no mínimo uma e no máximo três xícaras de chá ao dia.
A catuaba também pode ser comercializada em fórmulas manipuladas, sendo que profissionais especialistas podem recomendar que seja ingerida uma cápsula três vezes ao dia, ou utilizar, aproximadamente, 200 a 600 mg de extrato seco ou 2 a 10g de catuaba em pó por dia.
Não podemos deixar de mencionar que a catuaba ficou popularmente conhecida pela comercialização como uma bebida alcoólica, produzida à base de vinho, com teor alcoólico superior a 16%.
A bebida leva também outros ingredientes, como suco de maçã, guaraná e marapuama (que potencializa os efeitos afrodisíacos). Vale lembrar, porém, que o consumo de álcool em doses elevadas pode ser prejudicial para o coração, o fígado e os rins.
Confira aqui as principais dúvidas sobre as bebidas alcoólicas
É importante reforçar o consumo moderado e consciente dessa planta, pois ela pode apresentar efeitos colaterais quando utilizada em superdoses. Os principais efeitos relacionados ao uso excessivo estão ligados ao sistema nervoso, podendo provocar dores de cabeça de níveis variados, confusão mental, tontura, dificuldade de concentração e também, irritação no estômago.
Além disso, o uso da catuaba é contraindicado para qualquer pessoa com glaucoma ou pré-excitação ventricular. Também não é recomendado para as grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos. Por fim, pessoas com pressão alta (hipertensos) ou com problemas cardíacos também devem evitar o consumo.
Farmacêutica com pós graduação em farmácia clínica oncológica e farmácia clínica com ênfase em acompanhamento farmacoterapêutico (GTM - PW e Dader). Amplo conhecimento em farmácia clínica hospitalar (Experiência em hospitais de grande porte em SP). Monitora acadêmica desde 2022 na instituição Racine.