Tempo de leitura: 3 minutos
14 de dezembro de 2023

Você sabia que um estudo concluiu que cerca de 75% das mulheres já tiveram ou vão ter candidíase em algum momento? Esse número tão grande demonstra que a candidíase é algo comum, porém ainda causa dúvidas, além de muitas vezes ser vista como um tabu.

A candidíase de repetição acontece quando há recorrência no diagnóstico de candidíase em um curto período de tempo e pode afetar o bem-estar das mulheres. Apesar de ser um problema bastante incômodo e até desesperador, a candidíase de repetição tem cura e deve ser tratada com acompanhamento médico.

É normal ter candidíase todo mês?

Não. Neste caso, a paciente pode estar com candidíase de repetição ou crônica. Geralmente, é considerado candidíase de repetição quando há episódios agudos mais de quatro vezes por ano. Já a candidíase crônica persiste por longos períodos e está frequentemente associada a condições que comprometem o sistema imunológico, como diabetes ou HIV, por exemplo.

Ambos os casos podem ser curados, mas é imprescindível que a paciente consulte um médico para entender o tratamento adequado para o seu quadro.

Quais são os sintomas da candidíase de repetição?

Alguns dos principais sintomas da candidíase de repetição são:

  • Coceira intensa na região;
  • Corrimento branco;
  • Dor;
  • Rubor (vermelhidão na pele).

Quais são as causas da candidíase de repetição?

A candidíase é causada por um fungo chamado Candida albicans. Ele é comum no corpo humano, porém é naturalmente controlado. Quando existe um desequilíbrio neste controle, ocorre a doença.

A candidíase de repetição pode ocorrer por diversas causas, como por exemplo, o uso excessivo de contraceptivos hormonais, contínua exposição a fatores contaminantes, roupas muito apertadas e úmidas, baixa imunidade, diabetes elevada e não controlada, efeitos colaterais de medicamentos que modificam a flora da região, estresse, entre outros.

O diagnóstico de candidíase de repetição deve ser feito por um ginecologista. Em muitos casos, os profissionais de saúde podem diagnosticar a candidíase com base nos sintomas relatados, mas, em outros, fazer exames clínicos pode ser necessário.

Como tratar a candidíase de repetição?

Ao avaliar as causas, é possível fazer um planejamento para que a candidíase pare de se repetir. Identificar o fator que está causando a recorrência é fundamental para controlá-lo. Sem essa análise, a doença continuará aparecendo e o tratamento será paliativo.

Após encontrar os fatores que estão causando a recorrência da candidíase, a terapia medicamentosa é iniciada, sendo que os antifúngicos são amplamente utilizados para essa finalidade. Eles podem ser em forma de pomada, comprimido vaginal ou comprimido oral, como o fluconazol.

Em muitos casos, manipular os medicamentos em farmácias de manipulação é a melhor opção, especialmente para quem não teve bons resultados durante outros tratamentos da candidíase.

Os manipulados para candidíase de repetição nada mais são do que um tipo de tratamento personalizado para as necessidades, características e restrições de um paciente. Eles são mais puros e, por isso, agem mais rápido e causam menos efeitos colaterais.

Por isso, ao passar em consulta com um ginecologista, não deixe de conversar com ele sobre a possibilidade de manipular o seu tratamento.

Existem ainda tratamentos que podem se somar ao convencional, como uso de probióticos, mudar de contraceptivo e praticar atividades que diminuam o estresse.

Probióticos para tratamento de candidíase 

Os probióticos são excelentes aliados para tratar combater esse problema. Eles ajudam a manter a microbiota vaginal equilibrada e o fungo da candidíase sob controle.

Você pode consumir os probióticos em alimentos como iogurtes naturais e fermentados à base de vegetais, mas para um tratamento mais efetivo é indicado fazer o uso de suplementos orais ou cápsulas vaginais que contenham as cepas probióticas recomendadas por um especialista. 

Saiba mais em: Probióticos para candidíase de repetição: quais são os melhores?

Dicas para controlar a Cândida albicans

Manter uma alimentação saudável é fundamental para aumentar a imunidade, pois assim  seu organismo consegue controlar o fungo e outras doenças.

Além disso, fazer uso do chamado “banho de assento” pode ajudar muito. Para isso, basta colocar em uma bacia água morna e duas colheres de chá de bicarbonato e se sentar na na bacia por cerca de 15 minutos.

Lavar a região genital apenas na parte externa e com sabonete adequado também é essencial para manter a região limpa e saudável. Aplicar óleo de melaleuca na roupa íntima também pode ajudar a prevenir a candidíase.

Leia também: Como aumentar a imunidade com vitaminas

Fabíola Tavares Lemos
CRBM: 35430

Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading