Candidíase: conheça as principais causas e o tratamento manipulado para candidíase

A Candidíase é provocada pelo fungo da cândida albicans, uma infecção que afeta as partes íntimas, causando desconfortos como coceira na região genital, inflamação e secreção.

Imagem de uma mulher com roupas brancas e cinza, com as mãos perto do útero

A Candidíase é provocada pelo fungo da cândida albicans, uma infecção que afeta as partes íntimas, causando desconfortos como coceira na região genital, inflamação e secreção. Devido a isso, hoje vamos explicar as principais causas, o que influencia no proliferamento e qual o remédio para candidíase.

Leia também: Fórmula para aumentar o desejo feminino em farmácia de manipulação 

O que é candidíase?

A Candidíase trata-se de uma infecção causada pela cândida albicans, afetando em grande parte dos casos as mulheres, pois o fungo costuma se alojar nas partes íntimas, como na flora vaginal, por exemplo.

Com isso, esse micro-organismo pode viver por um longo período na região genital, sem apresentar sintomas, mas em momentos específicos podem contribuir com a proliferação, assim como a umidade ou momentos mais quentes.

Entre os principais sintomas estão a irritação, coceira, inflamação, secreção, ardência, fissuras e rachaduras, inchaço  e entre outros sintomas que podem provocar um grande desconforto diário.

Quais são os principais fatores que causam a Candidíase?

Os principais fatores que podem causar a candidíase são a relação sexual sem o uso de preservativo, roupas íntimas apertadas, usar biquíni ou maiô por um longo período úmida, diabete, gravidez e entre outras comorbidade que possam afetar o sistema imunológico.

Como prevenir a Candidíase

A prevenção a Candidíase deve ser feita com a higienização das partes genitais, com o sabonete PH neutro. Usar sempre medidas preventivas durantes as relações sexuais. Utilizar calcinha de algodão ao invés de outros tecidos, evitar usar absorvente todos os dias.

Dessa forma, todos esses cuidados são essenciais para prevenir a Candidíase e para ter mais qualidade de vida. No entanto, os cuidados devem ser dobrados em situações que a pessoa já tenha comorbidades que afetam a imunidade, assim como doenças como o HIV e no tratamento contra o câncer.

Qual a diferença entre Candidíase e infecção urinária?

A infecção urinária provoca desconfortos na hora de urinar, causando dor, coceira, ardência e sensação de bexiga cheia. Os sintomas normalmente têm duração de 3 a 4 dias. Um dos principais fatores que podem provocar a infecção urinária é o fato de o canal da uretra ser próximo ao ânus. Enquanto a Candidíase acontece quando existe o crescimento rápido e excessivo dos fungos na região íntima. Apesar de alguns sintomas serem parecidos com os da infecção urinária e da Cândida, o diagnóstico pode ser feito através  do exame.

Qual o tratamento para Candidíase

Assim como outras infecções, existe tratamento para a Candidíase. Para realizar o diagnóstico, caso esteja com sintomas citados no primeiro tópico, o primeiro passo a fazer é procurar ajuda de um médico especialista.

Durante a consulta o médico vai analisar a situação e solicitar o exame laboratorial, no qual será coletado uma pequena amostra de tecido ou fluido da região afetada. Após a confirmação ao fungo, o tratamento deverá ser iniciado.

O tipo de tratamento pode variar, conforme a necessidade da paciente. Caso a situação seja mais simples, o tratamento pode ser feito com creme local, duas vezes ao dia. Mas se a infecção está em uma situação mais avançada, o tratamento poderá ser feito via oral com uso de medicamentos à base de corticóide.

Como manipular remédio para Candidíase?

Está precisando iniciar um tratamento manipulado para se recuperar de uma vez por todas da Candidíase? Então aproveite para fazer a sua cotação com os melhores preços e farmácias de manipulação da sua região. Para facilitar a sua vida e proporcionar um tratamento eficaz, a cotação pode ser feita de onde estiver, seja em casa ou no trabalho.

Para iniciar a sua cotação, basta acessar o nosso aplicativo de cotação, clicando aqui, anexar a sua receita médica e preencher os dados necessários. Em pouco tempo o nosso sistema vai encaminhar até duas propostas, nas quais você poderá analisar e selecionar a que melhor atender às suas expectativas.

E para melhorar ainda mais as nossas soluções, estamos com uma promoção imperdível de inverno.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari