Como tratar o refluxo com a betaína HCL

A Betaína HCL é um ativo muito utilizado para o tratamento de problemas estomacais, ela auxilia na redução de azia, refluxo, gases e outros sintomas.

December 12, 2018
mãos segurando capsulas brancas e um pote branco

A Betaína é um ativo que auxilia nos problemas estomacais, que são comuns em todas as idades. Dificilmente, alguém passa um longo período de tempo sem ter algum tipo problema, como a má digestão ou azia. Muitas vezes, estes sintomas estão relacionados a má alimentação ou consumo excessivo de gorduras e açúcares.

Por outro lado, às vezes, estes sintomas não estão associados diretamente a alimentação e começam a ser frequentes, atrapalhando o dia-a-dia das pessoas. Quando problemas gástricos surgem, é importante entender a causa e começar o tratamento adequado. Um dos elementos mais usados para tratar problemas gastrointestinais é a Betaína HCL.

Muitos dos problemas relacionados ao sistema digestivo têm a ver com a pouca produção de ácido gástrico. A Betaína serve justamente como suplemento para auxiliar em uma melhor digestão. Quando há baixa produção de ácido estomacal, além dos problemas já mencionados, o organismo se torna mais suscetível a bactérias e infecções intestinais.

Manter o estômago com os níveis adequados de ácido é fundamental para garantir qualidade de vida e saúde. A Betaína HCL é muito recomendada por médicos como meio de tratamento.

O que é betaína HCL

A betaína HCL, também chamada como cloridrato de betaína, é um ácido hidroclorídrico muito conhecido. Sua ação tem efeitos redutores nos problemas de azia, refluxo, gases entre outros problemas relacionados ao sistema digestório.

Quem tem deficiência na produção de suco gástrico precisa de auxílio para que a pepsina funcione. Pepsina é uma enzima produzida no estômago que auxilia no desdobramento de proteínas durante a digestão. No entanto, a pepsina só age em contato com ácido.

Quando há ausência de ácido no estômago problemas digestivos começam a aparecer. Usada para auxiliar a produção de ácido gástrico, a HCL em contato com a pepsina funciona como um tônico estomacal. Por isso, sua ação nos pacientes costuma ter efeitos imediatos.

Leia também, quais são os melhores probióticos para a digestão.

Vale a pena reforçar que os sintomas mais comuns de quem tem baixa produção de teor ácido são queimação, peso no estômago e náuseas. Prisão de ventre, diarreia, mau hálito e gases intestinais também podem ser sinal de deficiência. Outros sintomas, como unhas fracas e carência de ferro no organismo, também são alertas mais silenciosos.

Frequentemente, pessoas tratam de forma errônea esses tipos de sintomas, identificando os problemas como excesso de suco gástrico. Para ter o diagnóstico correto e não tomar medicamentos que possam afetar de forma negativa o funcionamento do sistema gástrico procure um médico.

Além do uso específico para os problemas de estômago, a Betaína HCL tem também ação liotrópica, ajudando a prevenir que haja acúmulo de gordura no fígado. E vem sendo usada também para tratar alergias alimentares e auxiliar na produção de dióxido de carbono.

Leia a bula sobre a Betaína HCL e descubra tudo sobre ela.

Para acabar com a dor de estomago separamos algumas dicas de algumas soluções que podem ajudar no tratamento do refluxo:

1. Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros recomendados para diminuir o refluxo e a dor no estômago são:

  • Chá de alface
  • Suco com batata cria ralada, espremer e tomar o suco puro.
  • Chá de espinheira-santa
  • Chá de aroeira
  • Suco de couve, manteiga batida e maçã, em jejum e coado.

Uma boa forma de ajudar na digestão e para com a dor no estomago é tomar pequenos goles de água fria, tentar descansar durante alguns minutos, evitando fazer esforços e permanecer deitado.

2. Remédios manipulados

Para parar com o refluxo e a dor no estomago, é recomendado beber agua, repouso, chás e também remédios manipulados que são manipulados especialmente para você com a dosagem correta do seu médico especialista, auxiliando na melhora do refluxo e da dor de estomago.

Quem pode ingerir Betaína HCL

A Betaína é recomendada para quem sofre de problemas estomacais e intestinais. O correto é que qualquer tipo de medicamento seja administrado apenas após consulta e prescrição de um médico.

A recomendação geral é:

  • A Betaína é consumida em comprimidos
  • Não sejam consumidos por pessoas de estômago vazio.
  • As cápsulas devem ser tomadas no máximo até três vezes ao dia e sempre acompanhadas de uma refeição.
  • Mulheres que estiverem tentando engravidar, que já estejam grávidas ou que estejam no período de amamentação só devem fazer uso da betaína mediante recomendação médica.
  • Pacientes em fase de tratamento com qualquer tipo de anti-inflamatórios não devem fazer uso da Betaína.
  • Pessoas que sofrem com problemas de úlceras ou que estejam tomando medicamentos que possam causar úlceras também não devem fazer uso da Betaína.

Se ao fazer uso da betaína HCL uma sensação de queimação no estômago for detectada é recomendado que o uso seja suspenso ou, pelo menos, feito em menor quantidade.

Leia também, qual a função dos probióticos no intestino.

Quais são os benefícios da Betaína HCL

O corpo humano com a quantidade adequada de ácido gástrico consegue destruir bactérias sozinho. Quem sofre com a falta ou redução de ácido estomacal tem maior probabilidade de desenvolver doenças e problemas gástricos.

As pessoas que sofrem com má digestão quando fazem o uso da Betaína percebem que:

  • A melhora já é aparente no começo do tratamento
  • A Betaína HCL tem resultados imediatos em diversas circunstâncias. O uso de HCL gera impactos no combate a azia e ao refluxo, e também diminui os gases. HCL revela melhorias significativas na regularização dos níveis de suco gástrico.
  • Melhora a absorção de vitamina B12.
  • Ajuda na digestão de alimentos ricos em proteína.
  • Ajuda na prevenção do acúmulo de gordura no fígado, promovendo assim a desintoxicação de resíduos metabólicos do organismo e auxiliando, inclusive, na perda de peso.

Como curar o refluxo e a dor de estômago

O refluxo e a dor de estomago podem ser causadas por diversas causas, podendo ser relacionadas a doenças, causas emocionais ou a má alimentação.

É recomendado evitar:

  • Não comer frituras
  • Não ingerir gorduras ruins
  • Não comer muito doce
  • Não tomar refrigerante
  • Não ingerir bebidas alcoólicas em grande quantidade
  • Não fumar

É recomendado dar preferência:

  • Em uma alimentação saudável e leve
  • Consumir saladas e legumes
  • Carnes magras
  • Beber bastante água
  • Evitar o estresse
  • Fazer atividade física regularmente

Mudando os eu estilo de vida para um mais saudável, você consegue diminuir a acidez no estomago, fazendo com que haja uma melhora no refluxo e nas dores de estômagos.

Quais são os efeitos colaterais da Betaína

Não é comum que as pessoas apresentem efeitos colaterais ao fazer uso de Betaína HCL. Os incômodos que podem surgir, geralmente, são pequenos e referentes a apresentação de desconforto estomacal, gases, diarreia e sensação de queimação. Caso sintomas sejam observados e tenham persistência o uso deve ser suspendido e o auxílio de um médico buscado.

Quando procurar um gastroenterologista

Quando for apresentado as seguintes dores e sintomas, é recomendado procurar um gastroenterologista para entender o seu caso e escolher o melhor tratamento:

  • Estômago inchado ou barriga estufada,
  • Vômitos com sangue ou verde,
  • Vômitos constantes,
  • Má digestão
  • Tontura ou desmaio,
  • Arrotos frequentes,
  • Emagrecimento sem causa aparente.

É muito importante ter uma orientação médica para analisar o melhor ativo para você usar em seu tratamento.

Onde encontrar betaína HCL

É muito importante passar com um médico especialista para entender o seu caso, saber qual o tratamento ideal e também receitar o melhor princípio ativo para o seu tratamento. Caso a Betaína HCL esteja na sua prescrição, a Manipulaê pode te ajudar!

Acesse agora a plataforma e envie a receita, em seguida, você recebera os orçamentos das farmácias de manipulação parceiras, de forma simples, segura e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari