Benefícios do ômega 3 para a saúde

O ômega 3 possui diversos benefícios para a saúde, ele é um tipo de gordura boa que potencializa a ação de anti-inflamatório, controlando os níveis de colesterol e glicemia. O ômega 3 ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais, além de ajudar na memória e disposição.

August 10, 2021
Capsulas de ômega 3

O ômega 3 é um lipídio da família das gorduras poli-insaturadas, que são consideradas as mais saudáveis para o organismo. Como o nosso organismo não consegue formar este tipo de ácido graxo, precisamos ingerir essa vitamina por meio de alimentos.

Além de promover a saúde no organismo, o ômega 3 controla os níveis de colesterol e glicemia, prevenindo as doenças cardiovasculares e cerebrais, ajudando a melhorar a memória e a disposição.

Tipos de ômega 3

Existem três tipos de ômega 3, sendo eles:

  • Ácido Alfa-Linolênico (ALA): encontrado nas gorduras de fonte vegetal, como linhaça, chia, castanhas, algas e outras oleaginosas.
  • Ácido docosahexaenoico (DHA): encontrado nos peixes de águas geladas, como, salmão, atum e sardinha
  • Ácido eicosapentaenoico (EPA): encontrado em todos os tipos de peixes.

Além disso, o ômega 3 pode ser encontrado em suplementos em cápsulas, em farmácias de manipulação.

10 benefícios do Ômega 3 para a saúde

O Ômega 3 é um nutriente essencial para quem possui uma vida balanceada e uma dieta saudável, sendo suas principais características:

1. Diminuir a inflamação

O Ômega 3 é um anti-inflamatório natural, sendo muito útil no tratamento de doenças intestinais inflamatórias e artrite reumatoide. O Ômega 3 reduz a produção de substâncias inflamatórias e também previne os danos celulares que podem levar ao aparecimento de câncer.

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2. Previne doenças cardiovasculares

Pelo Ômega 3 reduzir o colesterol ruim e os triglicérides, que são responsáveis pelas placas de gordura nas artérias, ele promove o funcionamento das artérias e evita arritmia, infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Dessa forma, o Ômega 3 aumenta o colesterol bom, controlando a pressão sanguínea e reduzindo os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneas saudáveis.

3. Auxilia no combate a depressão

Como o Ômega 3, ajuda as células do cérebro, melhorando sua atividade, melhorando o humor, bem-estar, aumentando as substâncias responsáveis pelas emoções, como a dopamina e serotonina.

Ele auxilia no tratamento da depressão, diminuindo os sintomas de perturbações do sono, falta de apetite sexual, sintomas depressivos emocionais e outros.

4. Melhora o aumento de massa muscular

O Ômega 3 é um ajudante na suplementação para quem pratica atividade física todos os dias, melhorando a disposição e potencializando o desempenho na hora dos treinos, ajudando no tratamento de fisioterapia ou reabilitação cardíaca.

O Ômega 3 ainda reduz as inflamações musculares, acelerando a recuperação dos músculos e diminuindo o corpo dolorido nos pós treino.

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5. Combate a asma

O Ômega 3 auxilia na prevenção das crises de asma, por isso, é tão importante o consumo de alimentos ricos na gordura e fazendo a suplementação com produtos manipulados, indicados pelo seu médico especialista.

6. Controla a glicemia

Com o uso constante do Ômega 3, é muito usado como auxílio no tratamento do diabetes tipo 2, mantendo os níveis de açúcar no sangue e melhorando a resistência do hormônio de insulina.

7. Melhora a pele

O Ômega 3 protege a pele dos danos do sol, diminuindo o envelhecimento ou câncer de pele, sendo um antioxidante, ajudando a manter as características da sua pele de forma saudável.

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8. Controla o déficit de atenção e hiperatividade

Ele é um grande aliado para pessoas e crianças que sofrem do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, melhorando a atenção e reduzindo a hiperatividade, impulsividade, falta de atenção, agitação e agressividade.

9. Previne doenças autoimune

A gordura pode auxiliar no tratamento de lúpus, artrite reumatoide, colite ulcerativa, psoríase e doença de Crohn, reduzindo o desenvolvimento das doenças autoimune e fazendo com que as células do corpo fiquem mais saudáveis.

10. Previne o Alzheimer

Existem alguns estudos que mostram que consumir o Ômega 3 reduz a perda de memória, a falta de atenção e a dificuldade de raciocínio lógico, sendo um dos principais risco do desenvolvimento do Alzheimer.

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Alimentos ricos no Ômega 3

Possuir uma alimentação saudável rica em Ômega 3 é essencial para a sua rotina, existem alguns alimentos que são maiores fontes de Ômega 3, sendo encontrados em:

  • Peixes, como salmão, atum, sardinha e linguado
  • Oleaginosas, como nozes, amêndoas e pistache
  • Óleos vegetais, como azeite e óleo de canela
  • Sementes, como linhaça, chia, gergelim e girassol
  • Camarão
  • Folhas verdes escuras, como couve, brócolis e espinafre
  • Leguminosas, como feijão, grão-de-bico e ervilha

Procurar consumir alimentos enriquecidos no ômega 3 auxiliam na estratégia das opções de consumir gordura boa e continuar com uma alimentação saudável.

Qual a quantidade ideal de consumo de Ômega 3

A quantidade diária ideal por dia, depende muito da faixa etária e se possui algum tratamento sendo feito. Caso você esteja pensando em consumir o Ômega 3 por suplementação, a recomendação é de 500 a 1300mg. Por isso é muito importante consultar um médico especialista para entender qual a quantidade ideal para o seu organismo.

No caso da alimentação, sendo consumido o próprio alimento que possui o Ômega 3, a quantidade sugerida é de 1 a 3 porções de peixe por semana, equivalendo um file de peixe do tamanho de sua mão aberta.

Leia também, alimentos naturais para manter uma alimentação saudável.

Diferença entre Ômega 3 e ômega 6

O ômega 3 tem a função de ser um anti-inflamatório, já o ômega 6 tem a função contrária do ômega 6. Exatamente por isso, é importante entender qual é o tipo de gordura que o seu organismo precisa, para poder ingerir a suplementação de ômega eficaz para o seu organismo, sem prejudicar outros órgãos.

Quando tomar o Ômega 3

O ômega 3 é recomendado para todas as faixas etárias, mas normalmente, as mais indicadas são para mulheres que estão grávidas ou amamentando, pois possuem deficiência deste nutriente no organismo. Também indicado para pessoas que fazem tratamento contra flacidez e acne, auxiliando na melhora da pele. Indicado para pessoas que possuem pré-disposição para doenças como diabetes, Alzheimer e doenças cardiovasculares.

O ideal é fazer o consumo do ômega 3 por alimentos, possuir uma dieta saudável e passar com um médico especialista para verificar se você possui uma deficiência do ômega 3. Assim, ele pode optar por uma suplementação com medicamentos manipulados em farmácia de manipulação.

Como escolher o melhor ômega 3

O ômega 3, é excelente para quem possui uma vida agitada e não possui muito tempo para ingerir os alimentos que são ricos nesses nutrientes. Por isso, a Manipulaê está aqui para te ajudar!

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