Dicas de cuidados que ajudam na prevenção de doenças

Cuidar do bem-estar é uma prevenção que deve ser feita em todas as idades, existem diversos fatores que podem contribuir e melhorar a sua qualidade de vida.

Um casal de idosos andando de bicicleta em uma parque com arvores ao redor

Como estão os cuidados com a sua saúde? Existem muitos fatores que podem contribuir e melhorar a sua qualidade de vida. Devido a isso, confira a seguir os cuidados especiais para aderir a sua rotina e que podem proporcionar mais bem-estar e ajudar na prevenção contra doenças.

Veja também: Vitaminas que ajudam na disposição: tudo o que você precisa saber!

Aposte no bem-estar

Estamos vivendo momentos delicados nos últimos anos devido a pandemia, com isso devemos priorizar cada vez mais os cuidados e os zelos com a nossa saúde. Os hábitos que criamos para manter a higiene e reduzir o contágio com o Covid-19, ajudaram também a reduzir algumas condições que aconteciam nos outros anos, como resfriado, rinite atacada, gripe, virose e entre outras anormalidades.  Entre esses hábitos estão o uso da máscara, a frequência de utilizar o álcool em gel e a distância entre as pessoas.

Mas o que queremos realmente passar com essa análise, seria como alguns hábitos podem ajudar a cultivar o bem-estar e prevenir doenças. Dessa forma, procure sempre apostar no que te faz bem, no que é benéfico à saúde. Se você está disposto a cuidar mais da sua vida, continue lendo esse artigo e fique a vontade para aderir as dicas mencionadas.

Alimentação equilibrada

O hábito alimentar pode influenciar até mesmo na forma como lidamos com as emoções e situações diárias.  Tudo isso, porque existem alimentos que ajudam a motivar, nutrir e proporcionar bem-estar.

Quando consumimos alimentos naturais, como frutas e legumes, o nosso organismo absorve os nutrientes essenciais para o funcionamento e aceleração do metabolismo. Mas também não estamos falando para consumir somente esses alimentos, o ideal mesmo é consultar um nutricionista para que você possa conhecer melhor o seu organismo e identificar quais vitaminas estão em falta, quais precisa fazer a reposição e quais métodos saudáveis podem ser adotados em sua rotina.

Alimentos prontos e fritos podem prejudicar a saúde, assim como desenvolver o sedentarismo, pois além de não praticar exercícios, certos alimentos não transmitem energia para motivar a fazer atividades, como uma simples caminhada, por exemplo.

Atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais para o bem-estar,  pois quando o corpo está em movimento, automaticamente ele libera a adrenalina, o que gera uma sensação agradável de fazer as outras coisas que estão presentes na rotina, assim como trabalhar, ir fazer compras, visitar um amigo e entre outras situações.

De modo geral, a prática de exercício proporciona muitos benefícios para a saúde, seja para regular o peso, melhorar o condicionamento físico e principalmente para a prevenção de doenças.

Entre as doenças que podem ser evitadas com atividades, estão: a hipertensão, colesterol alto, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose.

Portanto, procure uma atividade que você goste de fazer e aposte nessa atividade, ela pode ser feita em um curto período ou de acordo com o que ficar melhor para você, mas não fique parada. Mas se você está com dúvida sobre o que fazer, aqui vão algumas dicas de atividades.

  • Caminhada - Esse exercício pode ser feito no horário que preferir, você pode adequar a sua rotina, pode ser até mesmo na quadra da sua casa.
  • Dança - A dança pode fazer toda a diferença, você pode fazer em alguma escola de dança ou até mesmo através de vídeos no Youtube, por exemplo.
  • Academia - O treino da academia normalmente é elaborado com base no seu objetivo. Se você deseja reduzir a gordura e ganhar massa muscular, essa opção é perfeita.
  • Luta - Existem uma variedade de lutas no esporte, procure um estilo de luta que lhe agrade e ajude a melhorar a sua qualidade de vida.

Agora que você já conferiu as nossas dicas de exercícios, escolha uma modalidade para começar! O  início já é um grande passo, a partir do momento que você muda o seu hábito alimentar, a rotina, começa a prática exercícios a sua qualidade de vida só tende a melhorar, com o tempo você vai perceber os benefícios.

Vitaminas manipuladas e bem-estar

As vitaminas manipuladas podem ajudar com o processo de absorver os nutrientes necessários para o seu organismo. Apesar de optar por uma alimentação mais equilibrada, muitas vezes não absorvemos todos os nutrientes. Com isso, para garantir o bem-estar em todos os sentidos da vida, conforme a recomendação do médico, inicie um tratamento com vitaminas manipuladas.

Está precisando fazer uma manipulação? Então aproveite para fazer a sua cotação com a Manipulaê. Com apenas alguns cliques, nós conectamos você com as melhores ofertas e farmácias de manipulação da sua região. Para mais informações, clique aqui.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari