Como aumentar a imunidade contra o Coronavírus?

Com o Coronavírus se propagando cada vez mais rapidamente, é fundamental aumentar a imunidade para que seu corpo esteja preparado para combater a doença

March 24, 2020
Mulher loira com cabelos compridos segurando nas duas mãos uma laranja cortada no meio

Com o Coronavírus se propagando cada vez mais rapidamente, é fundamental aumentar a imunidade para que seu corpo esteja preparado para combater a doença caso ela chegue até você. É bom lembrar que por enquanto, ainda não existem vacinas para tratar o Covid-19, portanto, ter um organismo bem fortalecido é uma das maiores armas no combate ao vírus.

Para lhe ajudar a manter o organismo preparado, listamos algumas dicas de alimentação e hábitos que são essenciais para você aumentar a imunidade e deixá-la forte durante esta epidemia. Confira!

Dormir bem

Uma das melhores dicas para aumentar a imunidade nesta época de Coronavírus, é dormir bem. Estudos comprovam que pessoas que dormem pouco, ou seja, 3, 4, 5 horas por dias apenas, deixam o corpo mais estressado e enfraquecido. Isso acaba gerando um aumento no nível das moléculas mediadoras de inflamação, causando danos nas células de defesa.

Procure analisar se você está conseguindo acordar bem disposto para o novo dia que começa. O ideal é dormir de 7 a 8 horas para alcançar um repouso ideal e relaxante para o corpo. Caso você não esteja conseguindo dormir essa quantidade de horas ou tenha problemas relacionados ao sono, consulte um especialista para resolver essa situação.

Frutas cítricas

Uma das melhores maneiras de aumentar a imunidade é consumindo frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras. Essa categoria de frutas, possui um alto teor de vitamina C, que contribui de forma significativa para a redução do dano celular, fortalecendo o sistema imunológico.

Aliás, uma recomendação muito importante é que assim que você abrir a fruta, já é importante consumi-la, pois deixá-la exposta a luz e calor, reduz drasticamente seu valor nutricional e consequentemente seu efeito.

Água

Essencial, beber água regularmente deixa o corpo hidratado, ajudando a aumentar a imunidade. Como o organismo é composto por muita água, precisa sempre estar com o líquido circulando para garantir o bom funcionamento das reações bioquímicas do corpo, incluindo as células.

A recomendação dos especialistas é tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia. Esta quantidade já é suficiente para nutrir o seu corpo e garantir um sistema imunológico mais fortalecido.

Vegetais verdes

Outra boa dica para quem deseja aumentar a imunidade é optar por vegetais verdes na dieta, especialmente os que possuem coloração mais escura, que possuem ainda mais benefícios para o organismo.

Esse tipo de alimento é rico em muitos minerais e vitaminas, como potássio, vitamina K, magnésio, ácido fólico, etc. Alguns bons exemplos de vegetais verdes que é possível consumir são: couve, chicória e espinafre. Todos são bastante recomendados, auxiliando no funcionamento do intestino e na manutenção da microbiota intestinal.

Mel

Grande fonte de vitaminas, minerais e flavonóides, o mel com gengibre ou limão é uma receita caseira bem popular para ajudar a prevenir infecções no nariz, contribuindo também para o fortalecimento do sistema imunológico.

No entanto, não exagere no consumo desse alimento, pois ele também possui uma alta taxa de carboidratos na sua composição, podendo trazer alguns quilinhos a mais para quem consumi-lo demasiadamente.

E aí? Gostou das dicas? Mantenha seu organismo fortalecido para que ele possa conseguir combater não apenas o Coronavírus, mas também outros problemas.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari