farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 2 minutos
29 de novembro de 2022

Aashwagandha é um suplemento alimentar com origem na medicina indiana, é conhecido em todo o sudeste asiático. O extrato utilizado em sua composição é proveniente da raiz do arbusto chamado Withania somnifera que é utilizado há muitos anos por seus inúmeros benefícios.

 Entre seus benefícios podemos citar:

 

  • Reduz o estresse
  • Melhora o sono
  • Auxilia a oxigenação das células
  • Promove disposição
  • Aumenta tônus muscular
  • Ajuda a controlar a diabetes
  • Previne hipertensão
  • Combate a perda de memória
  • Anti-inflamatório

Dosagem recomendada:

 

É recomendado a sua ingestão junto ao alimento uma ou duas vezes ao dia, não ultrapassando nunca 6g no total.

Contraindicação:

 

Não deve ser tomado por gestantes e lactantes, ou pessoas que tomam remédios psicoterápicos como calmantes e anti psicóticos, pois, os efeitos podem se sobrepor causando sedação. Também não é recomendado o uso por pessoas com doenças gastrointestinais ou reumáticas.

Efeitos colaterais:

 

Se tomada em doses exageradas pode causar náuseas, diarreia, vômitos e irritação da mucosa intestinal.

Características bioquímicas:

 

A propriedade deste suplemento alimentar provém, principalmente, dos withanolides, que são esteróides oxigenados em diversos locais de sua cadeia carbônica que podem variar quanto suas saturações em locais e quantidade.

Combate às doenças neurodegenerativas      

 

A sua maior aplicabilidade conhecida é no auxílio ao combate às doenças neurodegenerativas e sua prevenção, como o Alzheimer, a Atrofia muscular espinhal e a Esclerose múltipla, por exemplo.

 

Estudos científicos demostram que os ativos presentes no Ashwagandha podem atuar de modo relacionado ao aumento da densidade dos axônios e suas sinapses, com ganhos corticais, gerando um efeito de melhora para a memória que é processada nesta região do cérebro.

Características do seu metabolismo

 

O metabolismo e o processamento dos componentes desta erva ayurvédica ocorre interagindo com as bactérias naturais da microbiota intestinal, que produzem metabólitos e substâncias de benefícios mútuos.

 

Como apontam pesquisas recentes, ocorrem interações desses metabólitos em processos anti-inflamatórios e prevenção de doenças arteriais coronarianas.

Efeito anti-estresse

 

Seus efeitos anti-estresse também são amplamente conhecidos em todos os lugares do mundo.

Com componentes que possuem atividades no eixo Hipotálamo – Hipófise -Adrenais, que exerce o principal controle da resposta ao estresse, diminuem o cortisol que é o principal hormônio responsável por proporcionar a resposta à percepção do agente causador do estresse. Ou seja, indivíduos constantemente expostos ao estresse tem maiores probabilidades de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis.

 

Entre essas doenças não transmissíveis que surgem em decorrência ao estresse crônico podemos citar a hipertensão e diabetes.

 

Juntamente aos outros benefícios, faz melhorar sintomas resultantes do estresse crônico citado, bem como ajuda na concentração e no sono saudável.

 

Além disso, atua através das vias de receptores de serotonina e GABA diminuindo depressão, ansiedade e proporcionando relaxamento.

Auxílio para as atividades físicas

 

Também pode ser utilizado para melhorar o rendimento físico esportivo pois aumenta a oxigenação levando energia aos músculos potencializando os resultados do exercício esportivo.

Pessoas que desejam perder peso podem obter resultados potencializados em exercícios de cardio e hipertrofia auxiliando o processo de emagrecimento.

Você possui uma receita? Receba a melhor cotação de maneira prática acesse o link.

Fabíola Tavares Lemos
CRBM: 35430

Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.

crosstext-align-justify