Alpha-arbutin: o que é, para que serve e como usá-lo

Tratar da pele e mantê-la bonita, saudável e macia, não é tarefa fácil. Atualmente, uma das mais utilizadas são os ácidos.

April 03, 2019
imagem de diversas folhas com frutos vermelhos pendurados

Tratar da pele e mantê-la bonita, saudável e macia, não é tarefa fácil. Atualmente, existem diversas formas de tratamento e uma das mais utilizadas são os ácidos. Eles são ingredientes potentes que proporcionam, em casos específicos, a renovação da pele, o clareamento de manchas, o controle da oleosidade, a hidratação intensa e até mesmo a prevenção do envelhecimento, como é o caso do Alpha-arbutin.

Neste post, falaremos tudo sobre este produto e de que forma ele pode ajudar a melhorar a sua pele. Além disso, separamos dicas preciosas sobre os melhores ácidos que você pode utilizar para determinados problemas. Confira.

O que é Alpha-arbutin?

O Alpha-arbutin é um clareador cutâneo tópico utilizado principalmente no tratamento de hipercromias. Ele tem como objetivo promover o clareamento e homogeneidade da pele, mantendo um tom uniforme em todos os tipos de epiderme.

Além disso, a substância atua bloqueando a biossíntese epidermal da melanina através da inibição da oxidação enzimática da tirosina. A ligação alfa-glucosídeo oferece uma estabilidade e eficácia maior a molécula, minimizando as manchas já existentes e reduzindo o grau de bronzeamento da pele após exposição UV.

Qual o melhor ácido para tirar manchas do rosto?

Atualmente existem vários ácidos com a especialidade de tirar manchas do rosto. Alguns dos mais usados em tratamentos hoje em dia são:

  • Ácido Retinóico

O ácido retinoico é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento de manchas da pele. A radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais, e o ácido retinoico ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colágeno novo.

  • Ácido Fítico

Esse ácido tem uma ação inibitória sobre a tirosina, uma enzima que atua na produção dos pigmentos de melanina, sendo por isso utilizado como despigmentante. Possui também ação anti-inflamatória, hidratante e antioxidante, combatendo os radicais livres que causam manchas.

  • Ácido Kójico

Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico também atua como antisséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação antioxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos. A principal desvantagem é que ele é considerado menos potente do que a hidroquinona como clareador, e por isso os resultados costumam levar mais tempo para aparecer.

Qual o melhor ácido para estrias?

As estrias de diversas maneiras, incluindo ácidos. Alguns dos mais utilizados são ácido retinóico, ácido glicólico e ácido l-ascórbico. Dentre estes, o ácido retinoico é a melhor opção, pois melhora a produção de colágeno, reorganizando as fibras elásticas e diminuindo o comprimento e a largura das estrias.

Para evitar que a pele fique irritada por conta da ação do ácido, a recomendação é usar diariamente após o banho um creme hidratante específico para cada estágio e tipo de pele, normalmente indicados pelo dermatologista. Este tipo de tratamento é mais efetivo em estrias novas (mais avermelhadas), mas também pode ser usado em estágios mais avançados (estrias brancas), obtendo resultados lentos e discretos.

Qual melhor ácido para acne?

Sim, os ácidos também podem atuar no combate da acne na pele. Alguns dos mais indicados para solucionar este problema são:

  • Ácido Salicílico

Um dos melhores ácidos usados para combater as acnes, uma vez que ele ajuda a afinar a pele, a reduzir a quantidade de sebo e protegê-la contra as bactérias. Apesar de não conseguir eliminar as espinhas que já estão no rosto, o ácido pode ser essencial para prevenir que outras novas surjam e agravem a aparência e saúde da derma.

  • Ácido Azelaico

O ácido azelaico também é ideal para quem eliminar a acne e as manchas provocadas por ela na pele, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Não é à toa que o ingrediente é altamente utilizado em protocolos de peeling facial. Os seus benefícios variam entre uma renovação celular e escamação da pele, ideais para eliminar as bactérias que causam as espinhas.

  • Ácido Retinóico

O ácido retinóico está entre os mais utilizados para combater as acnes, principalmente aquelas de grau 1, que apresentam cravos inflamados. Isso porque ele possui propriedades que ajudam a afinar a pele e favorecer a renovação celular, ideais para eliminar as espinhas. É muito usado no tratamento da acne, complementando os demais tratamentos. Apesar de não curar completamente o excesso de oleosidade da pele, ameniza o problema e costuma ter uma ação bastante duradoura após o tratamento.

Qual o melhor tipo de peeling para tirar manchas?

Uma boa opção para quem possui manchas na pele é fazer um peeling, um tipo de tratamento estético que corrige marcas, manchas, cicatrizes e lesões do envelhecimento, melhorando a aparência da pele. Uma ótima solução é o peeling químico com ácido retinóico. Existem diversos tipos de peeling:

  • Peeling químico - à base de ácidos, como ácido glicólico ou retinóico por exemplo que leva à esfoliação da camada da pele;
  • Peeling físico - com aparelhos que fazem uma microrraspagem da pele, conhecidos por dermoabrasão;
  • ​Peeling a laser - no qual ocorre faz a retirada da pele com a ação da energia luminosa do laser.

O peeling faz com que a camada superficial, média ou profunda da pele caia, através da aplicação de produtos na pele, ocorrendo a eliminação das células mortas e surgindo uma nova pele mais saudável, novinha como a de um bebê, livre de manchas e de rugas. Qualquer tipo de peeling traz bons resultados, sendo que a diferença entre eles está na profundidade que atingem a pele e o preço.

Para que serve creme com ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano, uma molécula de açúcar que atrai a água e pode atuar como um lubrificante e absorver choques em partes móveis do corpo como as articulações. Do ácido hialurônico no corpo, 56% dele está na pele, onde ele atua preenchendo o espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada. Porém, com o tempo, sua concentração na pele diminui, o que causa o aparecimento de rugas e também seu ressecamento.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Fórmula manipulada para retenção de líquido

A fórmula manipulada para retenção de líquido, ajuda na diminuição do inchaço corporal. Conheça quais são os principais princípios ativos.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Maca peruana: o que é e para que serve

A maca peruana é um ativo da família do agrião, nabo e repolho. Possuindo propriedade que aumentam a vitalidade e a libido, sendo um energizante natural.

Vanessa Luisa P.P Sollitari