farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
16 de junho de 2020

Vários medicamentos são utilizadas na Medicina para o tratamento de doenças, entre eles estão os medicamentos alopáticos, fitoterápico e homeopático. Confira a seguir a diferença de cada um desses produtos, a eficiência e os benefícios de cada um desses medicamentos a saúde humana.

Leia também: 10 dúvidas respondidas sobre tratamento com remédios manipulados em farmácias de manipulação

 O que são medicamentos alopáticos?

A alopatia é um tratamento cujo o objetivo é combater as doenças com remédios que produzam efeitos contrários aos sintomas causados. Esses medicamentos são classificados como “anti”, mais conhecidos como: antibióticos, antiinflamatórios, antialérgicos, antiácidos. São os medicamentos utilizados na medicina ocidental convencional. Geralmente são descobertos por pesquisas científicas entre testes de hipóteses em modelos experimentais. As descobertas geram direitos autorais chamados de “patentes”.

Devido a sua eficiência, os usos de medicamentos alopáticos são comuns pelo mundo. No entanto, existem alguns riscos à saúde, dessa forma é muito importante compreender melhor o funcionamento do medicamento alopático.

A fórmula dos remédios alopáticos possui certo grau de toxicidade, portanto, recomenda-se ler a bula com cuidado e observar a dosagem correta. Devem ser usados quando são indicados por um profissional de saúde. Caso contrário, poderá provocar diversos efeitos colaterais.

O que são medicamentos de Fitoterapia?

Os medicamentos de Fitoterapia têm o mesmo objetivo que a Alopatia, ou seja, as substâncias provocam ações contrárias aos sintomas e doenças. A diferença está na matéria-prima que no caso dos medicamentos Fitoterápicos são de origem essencialmente vegetal.

Quais são as diferenças entre medicamentos alopáticos e fitoterápicos?

Os medicamentos Fitoterápicos são predominantemente compostos por ativos de origem vegetal não manipulados em sua essência, são apenas extraídos e combinados. Os medicamentos alopáticos, ou, convencionais, passam por reações químicas e produções da indústria farmacêutica para manipular as fórmulas tornando-as mais eficientes. O que ocorre muitas vezes, entre os laboratórios, é a mudança sobre as fórmulas comercializadas para evitar problemas com direitos e patentes.

No Brasil existem leis que liberaram algumas dessas patentes para obter remédios mais baratos, tendo em vista o direito constitucional à saúde. Sem a especulação farmacêutica, é possível manter os princípios químicos e produzir medicamentos mais acessíveis, são os chamados remédios genéricos.

Qual a diferença entre medicamentos alopáticos e homeopáticos?

O medicamento Alopático tem a funcionalidade de produzir ao organismo reação contrário aos sintomas apresentados, com o intuito de diminuir ou até mesmo, neutralizá-lo. Os medicamentos Alopáticos são produzidos em grande escala.

Os medicamentos Homeopatia são utilizados no tratamento de forma menos agressiva, que estimulam o organismo a reagir, ajudando no fortalecimento do organismo com dosagens muito menores de seus ativos. São indicados, principalmente, para organismos mais frágeis como de crianças e idosos.

Pode tomar alopatia e homeopatia?

A administração desses medicamentos juntos pode variar de acordo com o tratamento homeopático indicado por um profissional da área da saúde. De modo geral, quando o paciente já faz um tratamento com uso crônico de medicamentos alopáticos, neste caso, o tratamento não deve ser interrompido. Mas, assim como comentamos antes, pode variar conforme a análise médica.

Como encontrar o melhor preço de medicamentos em farmácias confiáveis?

Para a sua praticidade, a Manipulaê oferece os serviços de cotação para você encontrar farmácias confiáveis que são certificadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de economizar na compra aproveitando os melhores preços do mercado. Tudo isso é possível no aconchego de sua casa.

Da mesma forma, gostaríamos de deixar algumas orientações na hora de efetuar a sua compra. Procure sempre pesquisar as avaliações, desconfie quando o preço é muito alto ou quando é muito baixo, atente para os valores médios no mercado.

Após realizar a sua compra online, quando o produto chegar na sua residência certifique-se que a embalagem está lacrada, o código de qualidade e o prazo de validade. Caso contrário, recorra aos seus direitos. Cuidar da saúde é um assunto sério e o remédio deve estar de acordo com as exigências da Anvisa.

Está precisando manipular um medicamento, realize a sua compra online no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos o melhor preço para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos.

logo farmácia de manipulação
Manipulaê
Rede de farmácias de manipulação incorporada pelo Grupo RaiaDrogasil.

Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.

crosstext-align-justify