A diferença entre um medicamento alopático, fitoterápico e homeopático

Vários medicamentos são utilizadas na Medicina para o tratamento de doenças, entre eles estão os medicamentos alopáticos, fitoterápico e homeopático.

home | artigos | alopatico fitoterapico

June 16, 2020
Imagem Blog

Vários medicamentos são utilizadas na Medicina para o tratamento de doenças, entre eles estão os medicamentos alopáticos, fitoterápico e homeopático. Confira a seguir a diferença de cada um desses produtos, a eficiência e os benefícios de cada um desses medicamentos a saúde humana.

Leia também: 10 dúvidas respondidas sobre tratamento com remédios manipulados em farmácias de manipulação

O que são medicamentos alopáticos?

A alopatia é um tratamento ao inverso de outros medicamentos, objetivo é combater as doenças com remédios que produzam efeitos contrários aos sintomas causados. Esses medicamentos são classificados como “anti”, mais conhecidos como: antibióticos, antiinflamatórios, antialérgicos, antiácidos e antimicrobianos. A matéria-prima desses medicamentos é de vegetais, sintéticas, minerais ou animais. Podemos dizer que a sua característica está na forma como ele exerce seus efeitos e não em sua origem.

Devido a sua eficiência, o uso de medicamentos alopáticos  são comuns pelo mundo. No entanto, existem alguns riscos a saúde, dessa forma é muito importante compreender melhor o funcionamento do medicamento alopático.

A fórmula dos remédios alopáticos possui um grau de toxicidade, especialmente os sintéticos, que devem ser usados apenas quando são indicados por um profissional de saúde. Caso contrário poderá provocar diversos efeitos colaterais. Outra restrição é que o uso indevido pode acarretar em sérios problemas ao organismo, como ser intolerante aos princípios ativos, enfraquecendo o sistema imunológico.

O que são medicamentos Fototerapia?

Os medicamentos Fototerapia têm o mesmo objetivo que a Alopatia, ou seja, as substâncias provocam ações contrárias aos sintomas e doenças. A diferença está na matéria-prima que no caso dos medicamentos Fototerapia são de origem vegetal.

Apesar  de ser formado por compostos naturais, os remédios Fitoterápicos contém substâncias químicas, que são os responsáveis pelos efeitos terapêuticos dos medicamentos.

Quais são as diferenças entre medicamentos alopáticos e fitoterápicos?

Os medicamentos Fitoterápicos são menos tóxicos que os medicamentos Alopáticos, devido à matéria-prima vegetal e não sintética, contudo, assim como outro medicamento pode causar reações adversas.

Qual a diferença entre medicamentos alopáticos e homeopáticos?

O medicamento Alopático tem a funcionalidade de produzir ao organismo reação contrário aos sintomas apresentados, com o intuito de diminuir ou até mesmo, neutralizá-lo. Para melhor compreender, quando se tem febre, o médico indica um remédio para baixar a temperatura, no caso do Alopático são as fórmulas “anti”. Os medicamentos Alopáticos são produzidos em grande escala, pode ser produzidos em farmácias de manipulação através de uma prescrição médica. Os efeitos colaterais são os principais problemas.

Os medicamentos Homeopatia são utilizados no tratamento de doenças agudas e crônicas, de forma menos agressiva, que estimulam o organismo a reagir, ajudando no fortalecimento dos mecanismos de forma natural.

Portanto, ao contrário dos medicamentos Alopáticos, os Homeopáticos são menos invasivos, eles agem diretamente na curativa e restauradora do organismo, fortalecendo contra a normalidade.

Pode tomar alopatia e homeopatia?

A administração desses medicamentos juntos pode variar de acordo com o tratamento homeopático indicado por um profissional da área da saúde. De modo geral, quando o paciente já faz um tratamento com uso crônico de medicamentos alopáticos, neste caso, o tratamento não deve ser interrompido. Mas assim, como comentamos antes, pode variar conforme a análise médica.

O que deve se levar em consideração é que ao iniciar um novo tratamento com medicamentos alopáticos pode ocorrer o risco de cortar o efeito do tratamento homeopático. Quando o caso é agudo, como infecções que são indicados antibióticos para o tratamento, o melhora pode ser mais rápida quando são feitos juntos com homeopatia.

Como encontrar o melhor preço de medicamentos em farmácias confiáveis?

Para a sua praticidade, a Manipulaê oferece os serviços de cotação para você encontrar farmácias confiáveis que são certificadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de economizar na comprar aproveitando os melhores preços do mercado. Tudo isso é possível no aconchego de sua casa.

Da mesma forma, gostaríamos de deixar algumas orientações na hora de efetuar a sua compra. Procure sempre pesquisar as avaliações, desconfie quando o preço é muito alto ou quando é muito baixo, atente para os valores médios no mercado.

Após realizar a sua compra online, quando o produto chegar na sua residência certifique-se que a embalagem está lacrada,  o código de qualidade e o prazo de validade. Caso contrário, recorra aos seus direitos. Cuidar da saúde é um assunto sério e o remédio deve estar de acordo com as exigências da Anvisa.

Está precisando manipular um medicamento, realize a sua compra online no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Tudo que você precisa saber sobre reposição hormonal masculina

A reposição hormonal masculina é uma opção de tratamento para problemas relacionados à queda hormonal nos homens

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Maca peruana: como aumentar a libido

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Probióticos manipulados: conheça suas funcionalidades e dúvidas

Saiba o que são probióticos e quais são suas funcionalidade, informações sobre os probióticos naturais e como encontrar probióticos manipulados. 

Leticia Saifert Picoli

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!