Alimentos para TPM: o que comer para aliviar o estresse e o inchaço

Alimentos para TPM podem ajudar ou piorar esse período do mês na vida das mulheres, por isso, selecionamos alguns alimentos que ajudam a diminuir o estresse e inchaço na TPM.

October 22, 2021
mesa com diversos alimentos como proteinas, frutas, grãos e verduras

Cuidar os alimentos para TPM é uma forma de garantir que esses dias de estresse e desconfortos sejam amenizados por meio da alimentação. Neste artigo iremos falar quais alimentos ajudam a diminuir o estresse e o inchaço durante a TPM. Acompanhe a leitura! 

O período de tensão pré-menstrual pode ser muito complicado para o corpo feminino. Isso porque, em meio a um turbilhão de hormônios desregulados, o corpo da mulher passa por mudanças significativas. 

Ademais, as dores e o inchaço podem fazer com que a mulher fique ainda mais sensível. Com tudo isso acontecendo em conjunto, tudo ao mesmo tempo, é natural que exista o estresse. 

Até aí, todo mundo sabe qual é o roteiro. Porém, o que muitas mulheres não sabem está além: quais são os alimentos que podem ajudar o corpo feminino a lidar melhor com a TPM? 

Afinal, quais são os alimentos para TPM? 

A verdade é que muitos tipos de alimentos podem ajudar a mulher a passar por esse momento complicado, que volta todos os meses. 

As opções naturais, é claro, são as mais indicadas. Mas lembre-se de que, caso as dores se tornem insuportáveis e fora do comum, é importante buscar ajuda médica. 

Em todo caso, as opções alimentares que serão vistas a seguir certamente ajudarão a melhorar a forma como você, mulher, atravessará o período de tensão pré-menstrual. 

Alimentos para TPM: o que comer?

Há muitos alimentos para TPM, nos mais diversos grupos alimentares. Assim, esses alimentos ajudam a minimizar os efeitos da TPM no corpo de uma mulher. 

É necessário fazer a busca por opções naturais, que possam ser encontradas em suas versões mais simples. Alguns exemplos são verduras, legumes, chás diuréticos, peixes como atum e salmão, nozes em geral e azeite de oliva. 

Algumas frutas também podem ser ingeridas, desde que tenham efeito calmante, como é o caso do maracujá. Além disso, o chá de camomila é uma bela opção para o período pré-menstrual. 

Veja, a seguir, alguns bons alimentos para TPM.

Verduras e legumes

Quando se fala em opções naturais, é necessário citar as verduras e os legumes. Afinal, esses alimentos servem para combater praticamente qualquer sintoma. Quando se trata de alimentos úteis para TPM, verduras e legumes novamente surgem como belíssimas opções. 

Isso porque são alimentos ricos em fibras, ajudando o corpo feminino a passar por essa fase de turbulências sem maiores problemas. Ao ajudar a dar uma sensação de saciedade, as verduras e os legumes impedem que a mulher consuma muitos doces. 

Os doces, como se sabe, podem provocar alterações graves no humor e, no fim das contas, gerar ainda mais estresse e tensão. Além disso, os doces são ruins para a saúde, sobretudo se consumidos em larga escala. 

Além dos legumes e das verduras, outro alimento que ajuda a mulher a passar pela TPM é o ovo. Consumir um ovo cozido todas as manhãs pode ser uma ótima maneira de driblar as questões negativas criadas pela TPM. 

Assim, os alimentos para TPM podem ser consumidos sem o aval de um médico, mas o mesmo não pode ser dito de remédios para a dor ou para o humor. 

Portanto, caso pense que é necessário começar a tomar qualquer tipo de medicação, entre em contato com um profissional de saúde qualificado.

Chás diuréticos

Os chás diuréticos são aqueles que incentivam o corpo a liberar líquidos. Assim, em meio ao inchaço pelo qual as mulheres passam durante a TPM, esses chás são boas opções. 

O chá de hibisco, por exemplo, pode ser consumido ao longo desse período e costuma ser muito eficiente em diminuir a retenção de líquidos. 

O mesmo se dá com o chá de cavalinha, que pode ser consumido até duas vezes ao dia, uma xícara por vez. 

Lembre-se que os chás fazem um efeito mais rápido quando consumidos a partir das folhas das plantas e não a partir do pó que se compra nos supermercados.

Salmão e atum

Os peixes frescos podem ser bons alimentos para TPM. Isso porque, contendo nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, impedem a retenção de líquidos e ainda ajudam a dar saciedade. 

O processo acontece devido ao ômega-3 que está presente nesses peixes, que são fundamentalmente originários de águas frias. 

O ômega-3 faz com que as inflamações causadas pela TPM se tornem menos graves, levando a um visual muito melhor e a menos dores pelo corpo. 

A depender do efeito desses alimentos, é possível até que haja alteração de humor, algo que também é uma necessidade quando as mulheres passam pela TPM. Afinal, em meio a dores intensas e a sensação de inchaço, o estresse pode ser um efeito natural. 

Além dos alimentos em si, ainda é possível ingerir algumas suplementações à base de salmão e atum. 

Ricos em nutrientes que nem sempre podem ser encontrados com facilidade em outros grupos alimentares, esses peixes de águas frias compõem a base de muitos suplementos. 

Mas, antes de seguir uma suplementação alimentar, entrar em contato com um médico especializado é necessário. Pois, ao negligenciar esse contato com o profissional de saúde, o consumo de suplementos pode até mesmo se tornar negativo para o corpo.

Alimentos para TPM: o que evitar?

Há alimentos que devem ser evitados durante a TPM, assim como há aqueles que devem ser consumidos. Em geral, alimentos que aceleram o metabolismo e que consomem mais energia devem ser deixados de lado. 

Isso porque esse tipo de alimento pode tornar o corpo feminino ainda mais propenso ao estresse e à retenção de líquidos, gerando uma série de problemas subsequentes. 

Veja a seguir, alguns alimentos que devem ser evitados durante a TPM.

Cafeína

Alimentos que contenham cafeína devem ser evitados. Por acelerarem o metabolismo, esses alimentos não são indicados durante a TPM. 

O consumo de café, por exemplo, pode tornar a mulher ainda mais irritada, algo que já acontece naturalmente nessa fase pré-menstrual. 

Portanto, a ingestão de café durante a TPM seria como adicionar gasolina a uma fogueira.

Álcool e alimentos ricos em sódio

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado durante a TPM. Pois, assim como o café, as bebidas com álcool tornam a mulher ainda mais irritadiça. Portanto, é algo que acaba por agravar um problema que já é considerável. 

Ademais, alimentos ricos em sódio devem ser evitados, pois contribuem para a retenção de líquidos e podem até mesmo gerar problemas renais.

Não gosto de chás e minha alimentação não é muito saudável, o que fazer?

Nos casos onde a mulher não gosta de chá e nem de consumir legumes e verduras, uma opção para aliviar o estresse, inchaço e demais sintomas da TPM é com o uso de suplementos, como vitaminas e chás em cápsulas. 

Assim, os benefícios são consumidos sem dificuldade. 

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October 22, 2021

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