Os alimentos que ajudam a emagrecer e perder barriga são os mais variados possíveis, mas precisam estar dentro de uma dieta realmente organizada e saudável, afinal, no que diz respeito à perda de quilos extras: não há milagres, não há dietas mágicas (improváveis) como a sopa ou a dieta de jejum intermitente.
Porém, existem truques que podem nos ajudar muito, e 100% naturais. São alguns alimentos que levam à perda de peso e aceleram o seu sucesso, que estão ao alcance de todos e são pertencentes a uma lista muito ampla e para todos os gostos.
Aqui estão os 20 alimentos que ajudam a emagrecer e perder barriga, favorecendo uma boa dieta e saúde!
Leia também: Suplementos minerais: conheça os benefícios desses ativos
Pressupõe-se que, basicamente, a pessoa já deva ser ativa e com um estilo de alimentação saudável. Não faz sentido comer pizza no café da manhã e depois focar na maçã no meio da tarde.
Como funcionam esses alimentos? Por si só não fazem perder peso, mas contribuem à sua maneira para aumentar as hipóteses de emagrecimento: aminoácidos, vitaminas, fibras, líquidos dentro deles, pouquíssimas calorias, entre outros detalhes.
São todos elementos que, numa dieta, podem até mesmo melhorar o metabolismo.
O aipo é o rei dos chamados alimentos de "calorias negativas": as calorias em um talo de aipo são tão poucas que comê-las queima mais energia do que é acumulado. Uma combinação de água e fibra, com bastante espaço para potássio.
Dessa forma, é o primeiro da nossa lista de alimentos que ajudam a emagrecer e perder barriga da maneira bem saudável.
Muito crocante, de sabor neutro, completa-se com um fio de azeite e pimenta. Perfeito para acabar com a fome, pois enchem como um prato cheio na janta.
O mesmo princípio do aipo: consuma mais calorias mastigando e engolindo do que realmente contêm o alimento em si. Excelente para mordiscar em momentos de fome inoportunos, aliados contra a retenção de água, os pepinos são um concentrado de vitaminas, sem presença de gorduras.
Outro entre os alimentos que ajudam a emagrecer e perder barriga que faz muito sucesso é o mamão, uma fruta deliciosa.
Uma das frutas mais potentes de todas: muitas vitaminas, mas acima de tudo muitas fibras, que ajudam a manter o colesterol sob controle e também a aliviar bloqueios intestinais.
Ajuda muito a digestão, é doce e gostoso. Por exemplo, você pode cortar em cubinhos e temperar com suco de limão ou gengibre fresco ralado, sendo assim uma combinação perfeita e eficaz de como perder barriga.
A pimenta inflama e acelera significativamente a taxa metabólica, afetando também os batimentos cardíacos: em suma, a pimenta faz nosso corpo consumir várias calorias a mais do que realmente o próprio alimento possui.
Os tomates são também aliados muito preciosos entre os alimentos para emagrecer e perder barriga, sendo ricos em vitaminas, sendo também antioxidantes como poucos outros vegetais.
O ácido cítrico estimula a produção de sucos gástricos e acelera a digestão e o metabolismo.
Frango e peru são, entre as carnes brancas, as carnes consideradas mais "leves" em termos de calorias por 100g de proteína igual.
As proteínas, por serem mais complicadas para o nosso sistema digerir, nos custam mais esforço e nessa fase nos fazem queimar muitas calorias.
Seria necessário um artigo inteiro sobre as propriedades benéficas dos peixes. Cru ou cozido, é rico em proteínas, mas tem poucas calorias.
O gengibre é uma raiz conhecida dos brasileiros, usada tanto em doces quanto em pratos salgados, ralados na hora ou secos em pó. Delicioso, com sabor ligeiramente picante. Possui propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele acelera o metabolismo e limpa os intestinos.
Obviamente, os cappuccinos da Starbucks não devem ser considerados. Nem mesmo açucarado: o café ajuda se consumido preto, quente e não adoçado de nenhuma forma. Acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura.
Limões, entre as frutas cítricas, são provavelmente os mais ricos em vitaminas e ácido cítrico. É considerado um ingrediente desintoxicante, queimador de gordura, principalmente quando comido cru ou, como no caso dos pepinos, imerso ou espremido em água. Ajuda a drenar líquidos, por isso é um aliado das mulheres que buscam evitar a celulite.
Entre os iogurtes do mercado, o iogurte grego coado é a escolha ideal: proteínas, fibras e gorduras boas, é adequado como café da manhã ou como lanche, até mesmo como molho de salada em vez de maionese e outros molhos gordurosos.
Muito poucas calorias, ferro e fibras, além de vitaminas. Antioxidantes, muita energia: os espinafres são aliados perfeitos na alimentação, tanto cozidos (saciam muito e deixam você de bom humor) quanto crus (como alternativa à alface).
São sementes muito particulares e nutritivas, muito ricas em fibras e que têm um poder de saciedade muito elevado. Utilizam-se, sobretudo, junto à água, leite, bebidas vegetais ou iogurte: se deixados de molho, a umidade e aumentam de volume, tornando-se quase gelatinosos.
As vantagens são duas: eles enchem você imediatamente e limpam o sistema digestivo.
Deixamos de propósito por último, para terminar a leitura com mais alegria. Pelo menos 70% de chocolate amargo, até agora isso não é um mistério há muito tempo, é nosso aliado na perda de peso: ele satisfaz a vontade e 1 pedaço por dia pode acelerar o metabolismo graças à cafeína.
Emagrecer realmente não é uma tarefa fácil, mas pode ser feita de maneira saudável quando nos alimentos bem e praticamos atividades físicas. Entre esses alimentos que ajudam a emagrecer e perder barriga, todos podem ser encontrados em qualquer supermercado local.
Portanto, visite um nutricionista, faça uma dieta personalizada e comece a praticar exercícios físicos, em pouquíssimo tempo você estará colhendo os frutos de seu investimento em sua saúde.
Está precisando manipular um suplemento para ajudar na absorção dos nutrientes essenciais para o seu bem-estar? Então clique aqui e saiba mais.
Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS