Alimentos para emagrecer: 5 alimentos para ter na sua dieta

Alguns alimentos para emagrecer podem ser adicionados a sua rotina de alimentação. Neste artigo falaremos sobre os benefícios de cada um deles e como emagrecer de forma saudável.

October 08, 2021
potes com diversos grãos coloridos dentro

Alimentos para emagrecer combinados com a prática de atividades físicas continua sendo a combinação ideal de emagrecimento saudável. 

Continue a leitura e saiba mais sobre esse tema.

Embora os alimentos certos possam ajudar, a atividade física é essencial para perder peso e manter os quilos a menos. 

Mas, antes de qualquer dieta é importante consultar um médico, para que os índices de vitaminas sejam avaliados.

A verdade é que não existe um único modo de emagrecer, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, já que nossos corpos respondem de maneiras diferentes aos alimentos, dependendo da genética e de outros fatores de saúde.

Encontrar o método de perda de peso certo para você provavelmente levará tempo e exigirá paciência, empenho e alguma experimentação com diferentes alimentos e dietas.

Enquanto algumas pessoas respondem bem a contagem de calorias ou métodos restritivos semelhantes, outras respondem melhor a ter mais liberdade no planejamento de seus programas de perda de peso.

É importante se autoconhecer e saber o que é melhor para você. Pois, por exemplo, algumas pessoas ao realizarem uma dieta muito restritiva, ficam irritadas e após o fim da dieta, voltam a comer descontroladamente aquilo que antes era restrito. O que não traz resultados beneficios.

Portanto, não desanime e não se culpe se a dieta for muito restritiva para você seguir. 

Em última análise, a dieta ideal é aquela que você pode seguir ao longo do tempo.

Leia também: "Perda de gordura: como os termogênicos podem ajudar"

Alimentos para emagrecer e a técnica de contar calorias

Um hábito é um comportamento automatizado. Quanto mais hábitos você cria, menos decisões você tem que tomar e mais espaço para o cérebro você tem para pensar sobre outras coisas.

Você certamente não precisa fazer isso para sempre, mas pode lhe dar uma ideia melhor sobre a aparência de uma porção de mingau de aveia em sua tigela, ou quantos punhados aleatórios de batatas fritas você mastiga enquanto tenta descobrir o que fazer para o jantar.

Você pode rastrear alimentos em um diário escrito, tirando fotos em um aplicativo de contagem de calorias ou uma combinação dos dois.

Se você nunca monitorou as calorias, pode ser um bom lugar para começar para que possa se familiarizar com o tamanho das porções e macronutrientes (gordura, proteínas e carboidratos).

Mas, a contagem de calorias pode se tornar obsessiva e sair pela culatra, deixando você fora de contato com seus sinais de fome e saciedade. É mais provável que você recorra a um aplicativo, em vez de ouvir seu corpo.

Uma recomendação que faz muita diferença é a consulta com um nutricionista. Esse profissional pode ajudá-lo a descobrir a melhor abordagem de rastreamento para você e também pode revisar suas refeições para que você tenha responsabilidade.

Nenhum alimento sozinho tem o poder de derreter quilos, mas existem muitas opções saudáveis que podem apoiar seus esforços para perder peso quando incluídas como parte de uma dieta saudável.

Pesquisas revelaram que alguns alimentos podem ter um impacto sobre o apetite. Eles podem ser benéficos para a perda de peso quando incorporados a uma dieta e estilo de vida saudáveis.

Continue lendo para aprender mais sobre cinco alimentos para emagrecer.

5 alimentos para emagrecer: saiba os benefícios de cada um

As pessoas devem comprar alimentos ricos em nutrientes se estiverem tentando perder peso. Alimentos que fornecem proteínas e fibras podem ser especialmente úteis para o controle de peso.

Com base nessas descobertas, pode ser melhor limitar alimentos fritos, alimentos com adição de açúcar, carnes com alto teor de gordura e alimentos processados ao tentar mudar os quilos.

Abaixo alguns alimentos para emagrecer que a sua geladeira e rotina precisam ter:

1. Grãos Inteiros

Muitas pessoas pensam que precisam desistir de amidos como macarrão, pão e arroz quando estão tentando perder peso. 

Felizmente, esse não é o caso se estivermos escolhendo grãos inteiros na maioria das vezes.

Além de vitaminas, minerais e fitonutrientes, grãos inteiros como macarrão de trigo integral , arroz integral e quinoa contêm fibras para nos manter satisfeitos.

Além disso, nossos corpos e cérebros preferem energia proveniente de carboidratos. 

Portanto, consumir esses alimentos junto com proteínas e gorduras saudáveis ​​pode reduzir o desejo por carboidratos refinados e açúcar, o que às vezes pode sabotar os esforços para perder peso.

2. Sementes de Chia

Quando se trata de perda de peso, a fibra é rei. É saciante porque retarda a digestão e nos faz sentir mais satisfeitos por mais tempo.

Isso é muito importante quando estamos cortando calorias, uma abordagem comum para perda de peso.

Consumir uma porção de sementes de chia, cerca de duas colheres de sopa, satisfaz 40% das necessidades diárias de fibra.

E elas são fáceis de incorporar nas refeições, especialmente no café da manhã e lanches, com alimentos como geleia de frutas vermelhas e bolas energéticas.

3. Feijão, grão de bico, lentilhas e ervilhas.

Como um grupo, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são conhecidos como leguminosas. Eles podem influenciar a perda de peso devido ao seu efeito na saciedade, bem como ao seu teor de proteínas e fibras.

Da mesma forma que a aveia, as leguminosas contêm fibras solúveis que podem retardar a digestão e a absorção. Comer proteínas leva à liberação de hormônios que sinalizam plenitude.

Os pesquisadores analisaram estudos que observaram o efeito do consumo de leguminosas na perda de peso. 

As dietas para perda de peso que incluíam pulsos resultaram em perda de peso significativamente maior do que aquelas que não o fizeram.

As dietas de manutenção de peso que incluíam pulsos também resultaram em perda de peso em comparação com aquelas que não incluíam.

4. Maçã

Como os vegetais, as frutas são uma adição inteligente a qualquer plano de perda de peso saudável.

As maçãs são especialmente boas para ter à mão durante a semana porque são baratas, mantêm-se por semanas na geladeira e são lanches super portáteis.

Você também pode ser criativo e usá-los nas refeições. As maçãs são deliciosas em cima de saladas e torradas ou em sopas e vitaminas.

Por causa de seu alto teor de água e fibras (certifique-se de comer a casca), as maçãs são baixas em calorias e enchimento. A pesquisa sugere que esses fatores desempenham um papel em ajudar as pessoas a perder peso.

5. Ovo

O ovo é realmente a proteína perfeita, especialmente quando se trata de perda de peso. Comidos no café da manhã, os ovos comprovadamente aumentam a perda de peso como parte de uma dieta hipocalórica.

Além disso, incorporar alimentos ricos em proteínas, como ovos no café da manhã, pode evitar o desejo por lanches noturnos. 

Eles também são econômicos e versáteis o suficiente para preparar refeições com antecedência para lanches e almoços para viagem durante a semana, ou para completar uma tigela forte no jantar.

Não tenho tempo para preparar alimentos, o que fazer para emagrecer?

Uma solução prática é o uso de manipulados e suplementos, como a Capsiate é um manipulado feito da Pimenta Doce, conhecida como a pimenta que emagrece.

O uso de manipulados em cápsulas é uma forma de manter os índices de vitaminas e minerais em alta, na dosagem considerada saudável. 

E também, potencializar o emagrecimento com uso de termogênicos.

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