O que são os alimentos funcionais e fitoterápicos e como funcionam

Os alimentos fitoterápicos caracterizam-se por uma alimentação que usa as plantas medicinais nas diferentes formas farmacêuticas. Saiba tudo sobre eles.

April 17, 2019
alimentos em cima de uma mesa, como, kiwi, manga, tomates, pepino, folhas verdes, limão, bluberry, alho

Você já ouviu falar em alimentos funcionais e fitoterápicos? Pois saiba que estes alimentos são fundamentais para a saúde e possuem um imenso números de benefícios para o organismo.

Neste post, trouxemos um guia completo do que são, como funcionam e quais os melhores alimentos fitoterápicos. Confira!

Alimentos fitoterápicos

Os alimentos fitoterápicos caracterizam-se por uma alimentação que usa as plantas medicinais nas diferentes formas farmacêuticas. De acordo com a resolução do Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN), o fitoterápico é o produto obtido, empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais, que tenham conhecimento da eficácia e possíveis riscos do seu uso.

Historicamente, os alimentos fitoterápicos sempre foram muito utilizados pela medicina popular, ou senso-comum, por avós, mães e tias que, com seus conhecimentos e experiência de vida, fazem o uso de tais plantas para as mais diversas doenças.

Entretanto, para fazer o tratamento com fitoterápicos é importante que tenha o acompanhamento de um profissional de saúde uma vez que possuem propriedades farmacológicas e em alguns casos efeitos adversas à saúde. Portanto não deixe de consultar seu nutricionista e tire suas dúvidas a respeito dos fitoterápicos.

Alimentos funcionais

Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas

São caracterizados por conter substâncias ativas que beneficiam o organismo, ajudando a impedir a evolução de doenças como a diabetes ou o câncer e a promover a saúde. Além disso, os alimentos funcionais ajudam ainda a melhorar problemas de saúde, como a constipação intestinal, por exemplo.

Outro benefício de usar alimentos funcionais é ajudar a diminuir os gastos relacionados à assistência em saúde, como os remédios na farmácia, as consultas no médico ou exames médicos, por exemplo, porque estes alimentos fortalecem o organismo e dificultam o aparecimento das doenças.

No caso dos alimentos funcionais industrializados, é preciso ficar atento e procurar saber se o produto em questão teve sua eficácia avaliada em pesquisas sérias. E para que eles produzam resultados eficazes, é importante seguir as instruções dos rótulos, utilizando-os da forma recomendada pelo fabricante. Além disso, é preciso ter em mente um detalhe fundamental para o funcionamento eficaz dos alimentos funcionais: eles só funcionam quando combinados com uma dieta equilibrada e balanceada.

Leia também, 26 melhores alimentos funcionais e fitoterápicos.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Fórmula manipulada para retenção de líquido

A fórmula manipulada para retenção de líquido, ajuda na diminuição do inchaço corporal. Conheça quais são os principais princípios ativos.

Kathy Ortiz Brianesi

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Alecrim: quais são seus benefícios e para que serve?

O Alecrim possui diversos benefícios, como ação digestiva, auxilia na ansiedade e dores de cabeça, possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Kathy Ortiz Brianesi