Alimentos antioxídantes para se manter saudável

Os alimentos antioxidantes são substâncias que desempenham funções importantes no nosso organismo como a função de atuar neutralizando a ação dos radicais livres no organismo. Por isso, trouxemos algumas dicas de quais são esses alimentos e porque alimentos antioxidantes fazem bem para o organismo.

Mulher com cabelos preso segurando um cacho de uva com a boca aberta

Os alimentos antioxidantes possuem substâncias que atuam no organismo neutralizando os radicais livres, a produção e formação de radicais livres resultam de processos de transferência de elétrons que ocorrem no metabolismo celular e pela exposição à diversos fatores como a alimentação, raios solares, respiração, poluição, hábito tabagista, atividades físicas intensas e outros. O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes pode contribuir para a indução de danos celulares causados pelos radicais livres e tem sido conhecido como estresse oxidativo.

Durante o processo de respiração, metabolização de nutrientes pelo corpo ocorre a formação de radicais livres uma molécula considerada instável e que tem a capacidade de levar a inativação de algumas enzimas causando mutação nos genes e morte celular. Esses efeitos tóxicos dos radicais livres nas células também têm sido associados ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônicas inflamatórias e degenerativas.

Alguns alimentos possuem substâncias e compostos bioativos que tem a capacidade de ativar enzimas que possuem funções de eliminar os radicais livres evitando os danos que poderiam ser causados no organismo pelos radicais livres.

Quais alimentos apresentam ação antioxidante?

Diversos alimentos possuem compostos bioativos que tem função de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo, mas existem alguns alimentos específicos que produzem mais substâncias antioxidantes, fazendo assim uma ação melhor para organismo, sendo

  • Cúrcuma,
  • Resveratrol,
  • Licopeno,
  • Machá,
  • Própolis,
  • Gengibre.

Cúrcuma

A cúrcuma tem sua origem na índia sendo a parte mais utilizada a sua raiz que apresenta coloração amarelo intenso e possui como o principal composto bioativo a curcumina.

A ação da curcumina está associada a inibição de vias de sinalização, transdução e transcrição, tendo como potente efeito no câncer, ação antiproliferativa, antioxidante e apoptótica, ou seja, através do apoptose (morte celular) de diversas células malignas inibe o crescimento tumoral, agindo assim de forma semelhante aos mecanismos da maioria dos agentes quimioterápicos, mas com um ponto positivo, sem prejudicar as células normais.

A prática de atividade física de forma intensa também pode contribuir para o aumento da produção de espécies reativas de oxigênio e inflamação o que pode contribuir para os danos musculares. A curcumina tem sido amplamente estudada devido à sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória sendo utilizada em terapias para minimizar esse efeito.

Resveratrol

O resveratrol é encontrado em uvas, frutos silvestres e amendoim e apresenta benefícios a saúde como ação antioxidantes, antiapopitótica, anti-inflamatória e antitumoral. Um estudo realizado em janeiro de 2021, mostrou que o resveratrol possui a capacidade em ativar vias que atuam na ação anti-inflamatória e antioxidante minimizando os efeitos dos radicais livres em pessoas de meia idade e em idosos. Esses efeitos benéficos estariam associados a ativação de vias que minimizam o estresse oxidativo além de reduzir mediadores pró inflamatórios protegendo de desenvolvimento de certas doenças. O resveratrol pode ser encontrado na forma de capsulas em farmácias, lojas de suplementos e farmácias de manipulação.

Gengibre

O gengibre também possui efeito antiflamatório e um excelente antioxidante devido a sua capacidade de reduzir os radicais livres responsáveis por danos nas células, a sua ação está na capacidade anti-inflamatória, antioxidante, anticancerígena e cardioprotetor. O rizoma é a parte comercial da planta e é fonte de antioxidantes, podendo ser consumido de forma fresca usados crus ou preparados na forma de infusão, xarope, temperos, em pó ou suplemento.

Os benefícios associados ao gengibre estão associados a redução do peso devido ao seu potencial termogênico capaz de aumentar o metabolismo e a queima de gordura, ação anticancerígena, melhora das náuseas e vômitos, regula a pressão arterial, melhora do metabolismo. Conhecido também pela ação terapêutica como antimicrobiano, anti-inflamatório e diurético, indigestão, dores de garganta.

Machá

O machá é uma erva extraída da Camellia Sinensis sendo a mesma planta que dá origem ao chá verde, porém o seu processamento é diferente. O machá é cultivado protegido do sol nas últimas semanas da colheita, esse procedimento garante as folhas mais verdes e as folhas colhidas são selecionas juntamente com os brotos mais jovens, que são trituradas e transformadas em um pó verde onde o processo garante uma maior potência na preservação de suas substâncias consideradas benéficas. O seu pó pode ser utilizado para chás, bolos, quiches, sorvetes e massas.

Dentre as substâncias presentes no machá pode-se destacar a cafeína, teanina, clorofila, catequinas que fornecem antioxidantes para o organismo. Os efeitos dessas substâncias estão associados ao fortalecimento do sistema imune, auxílio na prevenção de infecções, combate aos radicais livres, auxiliam na queima de gordura e perda de peso devido a sua ação no metabolismo, promovem o controle dos níveis de açúcar no sangue e possui ação calmante.

Própolis

A própolis é um componente produzido pelas abelhas a partir de resinas coletadas em diferentes partes das plantas como as flores, folhas, cascas e caule de plantas aos quais as abelhas adicionam suas enzimas salivares, cera e pólen dando origem ao produto.

A própolis é utilizada como um agente curador de lesões, sozinha ou misturada a outras substâncias, atua na eliminação de radicais livres, possui atividade antimicrobiana, antiviral, anti-inflamatório, antibacteriano, anestésico, antioxidante, antitumoral, anticâncer, antifúngico, anti-protozoário, anti-hepatotóxico, anti-mutagênico, anti-séptico. Todas essas ações da própolis podem ser explicadas pela variedade dos compostos bioativos encontrados na própolis incluindo os flavonóides, ácidos fenólicos, terpenos, ácidos aromáticos e outros. Muito fácil de ser inserida na rotina do dia a dia. Pode ser encontrada na forma de capsula ou gotas.

Licopeno

O licopeno é um composto bioativo e antioxidante natural presente nos alimentos como as frutas, vegetais vermelhos e amarelos. Está presente na cenoura, mamão, melancia e tomate principalmente na forma de molho. Além das pastas e sucos o licopeno pode ser obtido em farmácias e lojas de suplementação na forma de capsulas e comprimidos com doses de 5 a 30mg desse princípio ativo, que está associado a diversas funções no organismo como anti-inflamatória, antioxidante e na prevenção de certos cânceres como o de próstata. Esses mecanismos estão associados a efeitos terapêuticos do licopeno na inibição do estresse oxidativo, inflamação, restaurações de funções das mitocôndrias, apoptose e outros.

Benefícios dos alimentos que contem antioxidantes

-Previne o envelhecimento e danos nas células

-Contribui para a prevenção de doenças degenerativas

-Possui feitos anti-inflamatórios

-Reduz o risco de doenças cognitivas

-Previne o estresse oxidativo

-Combate os radicais livres

Alimentos que possuem atividade antioxidantes

-Repolho

-Brócolis

-Mamão

Tomate

-Frutas vermelhas (amora, framboesa, morango dentre outras)

-Oleaginosas

-Azeite

-Aveia

Tem uma receita de manipulados em mãos e não sabe o que fazer? Envie agora para a Manipulaê e em seguida receberá os orçamentos das farmácias parceiras da plataforma de forma simples, fácil, segura e gratuita. A Manipulaê faz parte do seu dia a dia.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como os remédios naturais te ajudam a manter sua saúde

Os remédios naturais estão tendo um momento sério no cenário do bem-estar neste momento, eles auxiliam a manter a sua saúde em dia com remédios totalmente naturais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Benefícios da dieta vegana

As dietas veganas são conhecidas por ajudarem as pessoas a perder peso. No entanto, elas oferecem uma série de benefícios adicionais à saúde.

Kathy Ortiz Brianesi

Alimentos que auxiliam no emagrecimento e promovem maior saciedade

Alimentos que ajudam a emagrecer normalmente aumentam sua saciedade pois possuem alto teor de fibras, além de serem ricos de ótimos nutrientes para seu corpo.

Mariana Cristina Micheleto da Silva