Alimentos Para Diabéticos: 4 Alimentos Que Todo Diabético Deve Cortar

Foto do autor

CRF: 21337

home | artigos | alimentos para diabéticos

May 14, 2021

Quando o assunto é alimentos para diabéticos, todo cuidado deve ser tomado, afinal, um simples alimento que não poderia ser ingerido já pode causar complicações muito sérias.

A diabetes é um problema bastante sério, e que afeta várias pessoas ao redor do mundo. Um dado divulgado pelo Ministério da Saúde indica que o Brasil tem 9 milhões de pessoas que sofrem com essa condição, isso é equivalente a 6% da população brasileira. Em dados mundiais, são aproximadamente 422 milhões de diabéticos, dos quais 90% possuem a diabetes tipo 2.


Alimentos Para Diabéticos.

As pessoas que possuem essa condição precisam manter uma série de cuidados, e o principal deles é em relação à alimentação. É de conhecimento popular que uma pessoa diabética não pode consumir grandes quantidades de açúcar, mas a restrição alimentar vai além disso.


Um documento elaborado pela secretaria Municipal de Campinas em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein lista alguns cuidados que pessoas diabéticas precisam tomar, entre eles, estão atividades físicas, monitorar, controlar e cuidados com a alimentação.


Em relação aos alimentos para diabéticos, é preciso tomar cuidado não apenas com os alimentos em si, mas para a quantidade deles. Existem alguns alimentos que não devem ser consumidos, outros podem ser, mas em quantidades controladas. Separamos abaixo quais alimentos diabéticos não devem consumir.

Refrigerante

Os refrigerantes geralmente possuem grandes quantidades de açúcares. Uma lata de 350 ml de refrigerante contém o equivalente a 7 colheres e meia de açúcar. Em seu blog, a Dra. Luciana Pepino afirma que mesmo refrigerantes zero devem ser consumidos com moderação por pessoas diabéticas.


Ela disse que os diabéticos podem consumir esse tipo de refrigerante, pois eles são desprovidos de açúcar, mas que devem ser bebidos com moderação, ou mesmo evitados, dependendo do grau da diabetes.


Lembrando que a ingestão de refrigerantes pode trazer malefícios mesmo para pessoas saudáveis, e devem ser ingeridos com moderação mesmo para quem não tem diabetes.

Frituras

Alimentos gordurosos e fritos, como pizza, hambúrguer, batata frita e outros alimentos do tipo devem ser evitados por diabéticos. Pessoas com diabetes têm mais facilidade em desenvolver complicações nos vasos sanguíneos, e frituras são alimentos que trazem riscos para essa região do corpo.


Comidas muito gordurosas e com muita fritura aumentam as chances de entupimento nos vasos sanguíneos, um risco que acaba aumentando para diabéticos.

Bebidas alcoólicas.

O álcool pode causar alteração nos níveis de açúcar no sangue, atrapalhando o efeito da insulina e causando complicações para os diabéticos. A situação é a mesma dos refrigerantes, mesmo pessoas sem diabetes devem ter moderação no consumo de bebidas alcoólicas.


Embora seja algo prejudicial, os diabéticos podem ingerir bebidas alcoólicas em quantidades pequenas. A Associação Americana de Diabetes criou uma tabela com as limitações para o consumo de álcool para diabéticos, e o limite recomendado é: 680 ml de cerveja (equivalente a duas latas), 300 ml de vinho (equivalente a uma taça e meia) ou 90 ml de destilados (equivalente à uma dose).


É claro, esse limite varia para cada caso, pois existem diabéticos com uma condição mais leve e outros com quadros mais graves.

Massas

Um tipo de comida muito apreciada pelas pessoas. Com moderação, elas podem ser consumidas, mas o seu excesso pode trazer certos problemas de saúde, principalmente para pessoas com diabetes.


Macarrão, lasanha, ravioli e outros pratos do tipo são ricos em carboidratos, que é um nutriente importante por trazer energia para o corpo. No entanto, o seu excesso pode aumentar o nível de açúcar no sangue, o que pode agravar o quadro de pessoas com diabetes.


O ideal é não comer apenas massas durante uma refeição. Ao comer uma massa, a pessoa com diabetes deve colocar no prato outros alimentos, como proteínas e leguminosas, ou seja, realizar refeições mistas e evitar comer massas de forma isolada.


Mantenha Os Cuidados Necessários

Esses alimentos devem ser evitados por pessoas diabéticas, e se forem ingeridos, devem ser feitos com moderação. Como dissemos ao longo do texto, tudo varia de pessoa para pessoa, pois existem diabéticos com uma condição mais leve e que podem consumir alguns alimentos ditos acima. Já outros, com condições mais graves, devem ter uma restrição alimentar mais rígida.


É claro, existem outros cuidados além da alimentação que podem (e devem) ser tomados por pessoas diabéticas. Esses cuidados podem controlar os níveis de açúcar no sangue, tornar a doença mais leve e permitir que a pessoa possa ter uma restrição alimentar mais flexível.


Um deles é a realização de atividades físicas. Se você separar 3 horas para exercícios físicos por semana, irá controlar de forma significativa os níveis de açúcar no seu sangue.

Monitorar os níveis de açúcar também é algo essencial, pois assim você poderá ver se a sua diabetes está controlada, se está mais leve ou mais grave, e assim poderá saber se os seus cuidados estão trazendo resultados positivos.


Na existência de dúvidas, o ideal é entrar em contato com um profissional especializado no assunto. Um nutricionista pode te indicar os alimentos que podem ser consumidos e aqueles que devem ser evitados dependendo da sua condição.


Falar com o seu médico também é uma ótima alternativa, pois ele irá avaliar o quadro da sua diabetes e da sua saúde como um geral, e poderá dizer com mais clareza e certeza quais cuidados devem ser mantidos, quais alimentos podem ser consumidos e quais devem ser evitados.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Envie sua receita!
Ilustração de um mini mapa com marcador

Mais artigos

Logo Manipulaê
Vetor de atendimento Manipulaê

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!

Enviar Receita