Como fazer o seu filho ter uma alimentação nutritiva

A nutrição do seu filho é um dos principais fatores de extrema importância desde o momento de seu nascimento, até a sua fase adulta. Por isso, separamos algumas dicas de como a nutrição impacta no dia a dia do seu filho.

August 05, 2021
Criança comendo alimentos nutritivos

A nutrição tem impacto relevante por toda a vida, ela é uma preocupação de muitos pais. Através de uma boa alimentação obtém-se um bom desenvolvimento cognitivo, crescimento e desenvolvimento de forma adequada, sendo essa uma preocupação de muitos pais em relação a saúde e desenvolvimento de seus filhos, entrando na nutrição de vitaminas e minerais.

Após os seis meses inicia-se a nutrição complementar e o pai tem papel importante neste estímulo e educação alimentar. O papel do pai é essencial nos hábitos alimentares e desenvolvimento socioemocional de seus filhos.

Leia também, como a vitalidade influencia na rotina entre pai e filho.

Com a saída das mães para o trabalho e fora do lar muitos pais têm assumido essa responsabilidade de acompanhamento e preocupação com o tipo de alimentação e nutrição que estão ofertando aos seus filhos. O trabalho de home office também contribuiu com a inserção do pai no acompanhamento de refeições de seus filhos nos lares diariamente.

Uma família com hábitos alimentares saudáveis com certeza irá auxiliar nas escolhas por hábitos saudáveis de seus filhos por toda a vida, gerando assim, uma maior nutrição para eles. Mães e pais quando trabalham em conjunto e apresentam bons hábitos alimentares e sabem fazer escolhas alimentares estarão estimulando seus filhos a serem crianças, adolescentes, adultos e idosos mais saudáveis.

Benefícios da participação do pai na alimentação do filho:

  • Fortalece o vínculo pai e filho
  • Estimula alimentação saudável
  • Melhores escolhas alimentares
  • Contribui com uma dieta mais equilibrada
  • Melhora a segurança alimentar

Que tipo de alimento evitar oferecer ao seu filho

Crianças precisam ser estimuladas a consumir e conhecer bons alimentos para uma maior nutrição no período de desenvolvimento, evitando oferecer:

  • Frituras,
  • Bolachas recheadas,
  • Sorvetes,
  • Salgadinhos,
  • Refrigerantes
  • Outros alimentos processados.

Alimentos industrializados devem ser evitados porque são ricos em gorduras, açucares, corantes e aromatizantes. Esses alimentos quando oferecidos de forma constante prejudicam a saúde.

Quais são os alimentos com maior nutrição

Para adquirir uma melhor nutrição para o seu filho, alimentos ricos em:

  • Vegetais,
  • Frutas,
  • Verduras,
  • Legumes,
  • Leites e derivados,
  • Ovos,
  • Cereis integrais,
  • Leguminosas,
  • Carnes magras

Esses alimentos listados, são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança. Quanto mais variada a dieta de uma criança maiores serão as chances de obter vitaminas, minerais, proteínas que são elementos importantes para o bom desenvolvimento de uma criança. Não tenha dúvida de que a alimentos menos processados são os melhores para seu filho. A natureza é sabia.

Benefícios de ter uma horta em casa

Mostrar uma horta é muito importante para o entendimento e melhorias de hábitos alimentares.  Cultivar, sentir aromas, ver crescer, colher também fazem parte de um auxílio para que a criança agregue durante a sua vida bons hábitos alimentares.

A criança poder auxiliar no plantio, regar, colher o que irá promover uma sensação muito boa além de contribuir para a autoconfiança e resiliência. Uma horta pode ser de temperos, hortaliças e outros.

É muito fácil de cultivar, escolha um cantinho na sua casa pode ser na sacada, quintal, janela e outros lugares que receba luz solar. Os pais desempenham funções primordiais nos hábitos alimentares de seus filhos.

Dicas de receitas para os pais

  • Arroz com brócolis e cenoura

1 xicara de arroz cozido

½ maço pequeno de brócolis

½ cenoura média ralada

1 colher de chá de azeite

1 dente de alho

1 colher de café de tomilho

1 colher de café de sal

Cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Cozinhe os brócolis no vapor, mas deixe al dente.  Coloque o azeite em uma panela e o alho, deixe dourar. Adicione os brócolis e a cenoura e em seguida o arroz e as ervas. Misture bem e sirva com filé de frango ou peixe ou carne cozida ou bife grelhado com salada de folhas.

  • Feijoada saudável

1 ½ xicara de feijão preto

2 mandioquinhas em cubos

1 cenoura média em rodelas

6 talos de couve picadinha

1 beterraba em cubos

250g de carne de patinho ou musculo em cubos

1 cebola média picada

4 dentes de alho

2 folhas de louro

1 colher de sopa de azeite

Água até cobrir

Cheiro verde a gosto

1 colher de chá de sal

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o azeite e o alho, deixe dourar e adiciona a cebola.

Após esse processo adicione a carne e os demais ingredientes. Deixe cozinhar por 30 minutos em panela de pressão ou até todos os alimentos estiverem macios. Adicione o cheiro verde e o sal.  Sirva com couve refogada e arroz integral

  • Sorvete de banana com morango

2 bananas cortadas em rodelas

3 morangos picados

Modo de preparo

Leve ao congelador a banana em rodelas e os morangos já higienizados. Após o congelamento coloque em um processador. Bata bem, se necessário desligue o processador e com auxílio de uma espátula vai tirando das laterais a banana e o morango, volte a processar até obter uma mistura cremosa. Sirva em um potinho e decore com folhas de hortelã e mirtilo.

  • Salada de frutas

1 Kiwi em cubos

1 banana em rodelas

½ mamão papaia em cubos

1 cacho de uva corte em 4

350ml de suco de laranja

Modo de Preparo

Lave bem as frutas, pique conforme a recomendação ou de acordo como a criança desejar. Coloque em uma vasilha e adicione o suco de laranja. Mexa bem e sirva.

Porque os pais devem estimular as crianças a consumir frutas, verduras e legumes?

Uma alimentação variada e colorida permite a criança consumir diferentes nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e também os chamados compostos bioativos que são substâncias presentes nos alimentos que promovem a saúde. Por exemplo:

  • No feijão por exemplo é encontrado a fibra solúvel e insolúvel que traz benefícios para o intestino. A combinação de arroz e feijão também o torna importantes fontes de proteínas e vitaminas.
  • Na cenoura, mamão, manga e outros são encontrados por exemplo o beta caroteno que é um pigmento natural presente em alimentos amarelo- alaranjado e que traz benefícios para a saúde.
  • A banana é uma fruta muito consumida pelas crianças e os pais estão no caminho certo em oferecê-la aos seus filhos, ela contém vitaminas como B1, B2, B6, vitamina C, fibras, potássio, magnésio, ferro e outros nutrientes.
  • Laranja e Kiwi são riquíssimos em vitamina C e fibras. Enfim deu para entender que quanto maior a variedade de alimentos os pais oferecer aos seus filhos, maior será a oportunidade de desenvolvimento de paladar e com certeza contribuirá para que essa criança esteja aberta a novos sabores. Lembre-se a criança sempre se espelha em seus pais e você papai precisa ser o exemplo para seu filho a introdução de bons hábitos começa com os pais e em casa.

Nutrição alimentar dos pais para manter a qualidade de vida de seus filhos

Os pais são espelhos para seus filhos e nada melhor do que seguir o exemplo dos pais. A dica para os pais é a mesma ter uma dieta variada e equilibrada, consumir alimentos fontes de proteínas, vegetais, leites e derivados, ovos, verduras, legumes, oleaginosas e outros são fundamentais.

Praticar atividade física moderada e prazerosa. Buscar orientação de especialistas é fundamental para que possa dar um direcionamento adequado aos objetivos desejados.

O uso de alguns suplementos pode ser indicado pelo nutricionista para melhorar a qualidade de vida um exemplo é a utilização de ômega 3, própolis e outros que também contribui para a manutenção de uma boa saúde. Dessa forma terá mais disposição no acompanhamento de seu filho.

É muito importante manter seus filhos saudáveis mesmo depois de criança, a nutrição é um dos pontos que nos mantem vivos, com uma boa imunidade e longe de doenças.

Caso tenha uma receita de manipulados, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos de forma segura, fácil e gratuita. Nunca ficou tão fácil de achar uma farmácia de manipulação de confiança. A Manipulaê no seu dia a dia!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari