Alecrim: quais são seus benefícios e para que serve?

O Alecrim possui diversos benefícios, como ação digestiva, auxilia na ansiedade e dores de cabeça, possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.

November 23, 2021
Planta e pó de alecrim

O que é Alecrim?

O alecrim possui o nome científico de Rosmarinus officinalis, ou seja, suas flores possuem colorações azuis e de aroma bastante agradável. Além disso, o seu perfume apresenta alguns benefícios como ação digestiva, auxilia na ansiedade e dores de cabeça, antioxidante e anti-inflamatório esses são alguns dos exemplos dos benefícios dessa planta. 

Onde encontrar o alecrim? 

O alecrim pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados, farmácias de manipulação, hortas e em feiras. 


Efeito digestivo do alecrim 

O alecrim é muito utilizado por pessoas que apresentam dificuldades com a digestão de alimentos. Afinal, ele possui propriedades que minimizam a formação de gases que trazem desconforto intestinal. Ao mesmo tempo, possui propriedades que são consideradas antibacterianas auxiliando no combate de certos vírus e bactérias. 

Compostos Bioativos do Alecrim 

O alecrim é composto por algumas substâncias que auxiliam na saúde por ter efeitos antioxidantes, ou seja, são capazes de eliminar do organismo os compostos tóxicos ou que trazem prejuízos. A planta é composta pelo ácido rosmarínico, cafeico entre outros. Assim como ácidos que contribuem para um sistema imune mais eficiente, também combatem os radicais livres, além de possuírem ação anti-inflamatória, entre outros. Portanto, essas ações estão associadas aos compostos bioativos presentes nesta planta. 


Leia também, os benefícios da aromaterapia com o Alecrim. 

Como pode ser utilizado: 

A introdução do alecrim é muito fácil, ele pode ser utilizado na forma de chás, temperos e aplicação tópica na pele como na aromaterapia. 

Chá 

Para fazer o chá de alecrim você precisará de: 

5g das folhas; 

1 xícara de água fervente. 

Ferva a água e coloque em uma xícara. Em seguida, adicione as folhas de alecrim e deixe repousar por 10 minutinhos. Por fim, coe para retirar as folhas. Como sugestão, o ideal é ingerir após as refeições. 


Sal de ervas 

Ingredientes: 

Um ramo alecrim desidratado; 

120 gramas de manjericão desidratado; 

180 gramas de orégano desidratado; 

½ xicara tomilho desidratado; 

20 gramas de sal marinho. 


MODO DE PREPARO 

Liquidifique bem todos os ingredientes; 

Coloque no vidro de sua preferência com tampa; 

Passe a utilizar esse sal para dar sabor aos preparos dos alimentos. 


Temperos 

O alecrim serve de tempero para inúmeras porções como as carnes de porco, frango, peixe e vermelhas assadas. Além das carnes, o alecrim pode ser utilizado para temperar vegetais como batata, cenoura, mandioquinha e outros. 


  •  Batata assada com azeite e alecrim 


10 batatas com casca cortada em quatro partes 

1 colher de sopa de alecrim fresco ou seco (a gosto) 

½ xicara de chá de azeite de oliva 

Sal a gosto 


Modo de preparo 

Higienize bem as batatas, corte em quatro partes e disponha em uma assadeira. Regue com o azeite as batatas. Salpique o alecrim e o sal a gosto. 

Leve para assar até dourar bem e estiverem macias por dentro e crocante por fora. Sirva com peixe assado ou carne assada. 


  • Abobora Japonesa com alecrim 

1 abobora japonesa pequena em cubos 

2 colheres de sopa de azeite 

2 dentes de alho 

1 colher de sobremesa de alecrim seco 

3 colheres de sopa de cebola picada 


Modo de Preparo 

Lave bem a abóbora japonesa, pique em cubos com a casca. 

Em uma panela coloque o azeite, faltou o artigo “o” alho e a cebola e refogue bem. Adicione a abóbora e um pouco de água. Deixe cozinhar bem até que a abóbora fique macia. Sirva com peixe, carne assada, salmão grelhado, carne suína ou de acordo com sua preferência. 

Como age na inflamação 

A presença dos compostos bioativos presentes no alecrim auxilia na inflamação atuando como um anti-inflamatório natural. Contudo, ele possui forte ação antibiótica especialmente contra algumas bactérias como a, E. coli, Bacillus cereus, Staphylococcus e aureus, Clostridium perfringens, Aeromonas hydrophilaeSalmonellaque contribuem para os problemas de infecção urinária, gastroenterites e até de casos de infecções mais graves. As substâncias presentes nessa planta modulam as vias de sinalização e impedem a cascata inflamatória promovendo o reforço de nosso sistema imunológico. 

Efeitos diuréticos do alecrim 

O efeito diurético do alecrim auxilia na eliminação de excesso de líquidos no organismo favorecendo o aumento de produção de urina e consequentemente a sua excreção junto com substâncias tóxicas. Portanto, nunca se esqueça de ingerir água também é muito importante para o seu consumo. 

Efeito antiestresse do alecrim e lavanda 

Na aromaterapia o óleo de alecrim junto com óleo de lavanda promove relaxamento por reduzir a ansiedade e o estresse. Dessa forma, esses óleos auxiliam na regulação da pressão arterial e batimentos cardíacos adequados favorecendo a sensação de tranquilidade e combatendo o estresse. 

O óleo de alecrim e lavanda podem proporcionar alívio natural contra o estresse, ansiedade auxiliando no restabelecimento da sensação de paciência e calma melhorando a qualidade de vida. Desse modo, o relaxamento é promovido quando as substâncias são inaladas e entram em contato com o nosso cérebro que está conectado a sensação de memória e humor. A aromaterapia é uma forma natural para acalmar a mente, corpo e alma. Esses óleos possuem atividades terapêuticas, aromáticas e perfumadas. Por fim, os óleos são utilizados com finalidades terapêuticas, relaxantes e calmantes para o alívio dos sintomas do estresse. 

Auxiliam com dores de cabeça 

Além disso, o óleo de alecrim é muito utilizado para o alívio de dores na cabeça, em primeiro lugar, possui propriedades que contribuem para o relaxamento muscular, em segundo lugar, reduz as contrações musculares e em terceiro lugar, promove relaxamento, auxiliando nas dores de cabeça. Uma dica é aplicar esse óleo na testa. Além dele, os óleos essenciais de lavanda, melissa, eucalipto e hortelã pimenta também podem ser utilizados para aliviar as dores de cabeça devido o relaxamento muscular e bem-estar desses óleos. Por último, o uso dos óleos essenciais auxilia no alívio de sintomas indesejados como dores musculares e de cabeça e também contribui para o controle da ansiedade.  

Combate o cansaço e protege o fígado 

Devido a presença dos compostos bioativos presentes no alecrim, ele apresenta uma potente ação antioxidante ajudando a proteger o fígado. 

Alecrim e controle do diabetes 

O consumo do chá está associado a melhoras nos níveis de glicose promovendo uma adequação e contribuindo com os quadros de diabetes. Em suma, vale lembrar que para uma manutenção da diabetes é necessário manter uma dieta equilibrada e variada rica em fibras e pobre em açúcares e alimentos refinados. Assim como, adotar práticas de atividades físicas regulares e com orientação de um profissional é fundamental para o alcance do controle do diabetes. 

Caso tenha uma receita em mãos, acesse a Manipulaê e envie sua cotação, em seguida você receberá os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você, além de ter a facilidade de realizar o pedido online, sem sair de casa.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Efeitos dos probióticos para imunidade

Para manter a imunidade é importante ter a junção de uma alimentação e com a ingestão de certos probióticos que auxiliaram no processo.

Camilla Moraes

Dramin: para que serve e como usar

O Dramin pode ser muito útil contra tonturas e labirintite, entenda qual a base para construção desse medicamento e se vale a pena o manipular.

Camilla Moraes

Toragesic: para que serve e seus benefícios

O Toragesic é um ativo usado como anti-inflamatório, que auxilia no inchaço da lesão. Evitando assim, um agravamento nas lesões causadas.

Camilla Moraes