O alecrim possui o nome científico de Rosmarinus officinalis, ou seja, suas flores possuem colorações azuis e de aroma bastante agradável. Além disso, o seu perfume apresenta alguns benefícios como ação digestiva, auxilia na ansiedade e dores de cabeça, antioxidante e anti-inflamatório esses são alguns dos exemplos dos benefícios dessa planta.
O alecrim pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados, farmácias de manipulação, hortas e em feiras.
O alecrim é muito utilizado por pessoas que apresentam dificuldades com a digestão de alimentos. Afinal, ele possui propriedades que minimizam a formação de gases que trazem desconforto intestinal. Ao mesmo tempo, possui propriedades que são consideradas antibacterianas auxiliando no combate de certos vírus e bactérias.
O alecrim é composto por algumas substâncias que auxiliam na saúde por ter efeitos antioxidantes, ou seja, são capazes de eliminar do organismo os compostos tóxicos ou que trazem prejuízos. A planta é composta pelo ácido rosmarínico, cafeico entre outros. Assim como ácidos que contribuem para um sistema imune mais eficiente, também combatem os radicais livres, além de possuírem ação anti-inflamatória, entre outros. Portanto, essas ações estão associadas aos compostos bioativos presentes nesta planta.
Leia também, os benefícios da aromaterapia com o Alecrim.
A introdução do alecrim é muito fácil, ele pode ser utilizado na forma de chás, temperos e aplicação tópica na pele como na aromaterapia.
Para fazer o chá de alecrim você precisará de:
5g das folhas;
1 xícara de água fervente.
Ferva a água e coloque em uma xícara. Em seguida, adicione as folhas de alecrim e deixe repousar por 10 minutinhos. Por fim, coe para retirar as folhas. Como sugestão, o ideal é ingerir após as refeições.
Ingredientes:
Um ramo alecrim desidratado;
120 gramas de manjericão desidratado;
180 gramas de orégano desidratado;
½ xicara tomilho desidratado;
20 gramas de sal marinho.
Liquidifique bem todos os ingredientes;
Coloque no vidro de sua preferência com tampa;
Passe a utilizar esse sal para dar sabor aos preparos dos alimentos.
O alecrim serve de tempero para inúmeras porções como as carnes de porco, frango, peixe e vermelhas assadas. Além das carnes, o alecrim pode ser utilizado para temperar vegetais como batata, cenoura, mandioquinha e outros.
10 batatas com casca cortada em quatro partes
1 colher de sopa de alecrim fresco ou seco (a gosto)
½ xicara de chá de azeite de oliva
Sal a gosto
Higienize bem as batatas, corte em quatro partes e disponha em uma assadeira. Regue com o azeite as batatas. Salpique o alecrim e o sal a gosto.
Leve para assar até dourar bem e estiverem macias por dentro e crocante por fora. Sirva com peixe assado ou carne assada.
1 abobora japonesa pequena em cubos
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de alecrim seco
3 colheres de sopa de cebola picada
Lave bem a abóbora japonesa, pique em cubos com a casca.
Em uma panela coloque o azeite, faltou o artigo “o” alho e a cebola e refogue bem. Adicione a abóbora e um pouco de água. Deixe cozinhar bem até que a abóbora fique macia. Sirva com peixe, carne assada, salmão grelhado, carne suína ou de acordo com sua preferência.
A presença dos compostos bioativos presentes no alecrim auxilia na inflamação atuando como um anti-inflamatório natural. Contudo, ele possui forte ação antibiótica especialmente contra algumas bactérias como a, E. coli, Bacillus cereus, Staphylococcus e aureus, Clostridium perfringens, Aeromonas hydrophila e Salmonella que contribuem para os problemas de infecção urinária, gastroenterites e até de casos de infecções mais graves. As substâncias presentes nessa planta modulam as vias de sinalização e impedem a cascata inflamatória promovendo o reforço de nosso sistema imunológico.
O efeito diurético do alecrim auxilia na eliminação de excesso de líquidos no organismo favorecendo o aumento de produção de urina e consequentemente a sua excreção junto com substâncias tóxicas. Portanto, nunca se esqueça de ingerir água também é muito importante para o seu consumo.
Na aromaterapia o óleo de alecrim junto com óleo de lavanda promove relaxamento por reduzir a ansiedade e o estresse. Dessa forma, esses óleos auxiliam na regulação da pressão arterial e batimentos cardíacos adequados favorecendo a sensação de tranquilidade e combatendo o estresse.
O óleo de alecrim e lavanda podem proporcionar alívio natural contra o estresse, ansiedade auxiliando no restabelecimento da sensação de paciência e calma melhorando a qualidade de vida. Desse modo, o relaxamento é promovido quando as substâncias são inaladas e entram em contato com o nosso cérebro que está conectado a sensação de memória e humor. A aromaterapia é uma forma natural para acalmar a mente, corpo e alma. Esses óleos possuem atividades terapêuticas, aromáticas e perfumadas. Por fim, os óleos são utilizados com finalidades terapêuticas, relaxantes e calmantes para o alívio dos sintomas do estresse.
Além disso, o óleo de alecrim é muito utilizado para o alívio de dores na cabeça, em primeiro lugar, possui propriedades que contribuem para o relaxamento muscular, em segundo lugar, reduz as contrações musculares e em terceiro lugar, promove relaxamento, auxiliando nas dores de cabeça. Uma dica é aplicar esse óleo na testa. Além dele, os óleos essenciais de lavanda, melissa, eucalipto e hortelã pimenta também podem ser utilizados para aliviar as dores de cabeça devido o relaxamento muscular e bem-estar desses óleos. Por último, o uso dos óleos essenciais auxilia no alívio de sintomas indesejados como dores musculares e de cabeça e também contribui para o controle da ansiedade.
Devido a presença dos compostos bioativos presentes no alecrim, ele apresenta uma potente ação antioxidante ajudando a proteger o fígado.
O consumo do chá está associado a melhoras nos níveis de glicose promovendo uma adequação e contribuindo com os quadros de diabetes. Em suma, vale lembrar que para uma manutenção da diabetes é necessário manter uma dieta equilibrada e variada rica em fibras e pobre em açúcares e alimentos refinados. Assim como, adotar práticas de atividades físicas regulares e com orientação de um profissional é fundamental para o alcance do controle do diabetes.
Caso tenha uma receita em mãos, acesse a Manipulaê e envie sua cotação, em seguida você receberá os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você, além de ter a facilidade de realizar o pedido online, sem sair de casa.
Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS