Álcool em gel caseiro funciona contra o Coronavírus?

Álcool em gel caseiro realmente funciona contra o Coronavírus? Ele é permitido e pode ser usado normalmente? Pode trazer complicações? Confira!

Duas mãos e um pote de álcool em gel sendo apertado, colocando o liquido na mão que se encontra na imagem

A chegada do Coronavírus ao Brasil mostrou a necessidade de manter as mãos sempre muito bem higienizadas com álcool em gel. Por conta disso, não demorou muito para que o produto sumisse das prateleiras ou tivesse um aumento significativo de valor nos mercados e farmácias, levando muitas pessoas procurarem pelo álcool em gel caseiro.

No entanto, será que o álcool em gel caseiro realmente funciona contra o Coronavírus? Ele é permitido e pode ser usado normalmente? Pode trazer complicações? Neste artigo, detalhamos o assunto. Confira!

Álcool em gel caseiro funciona contra o Coronavírus?

É extremamente importante ressaltar que o álcool em gel caseiro NÃO funciona contra o Coronavírus e pode até potencializar o risco da doença, segundo o Conselho Federal de Química, que divulgou um alerta para a população.

“Quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas. A depender do que se utiliza como espessante, ao invés de eliminar microrganismos pode-se potencializar sua proliferação”, informa o comunicado da CFQ.

Ainda de acordo com o Conselho, os produtos industrializados passam por rigorosos processos de produção, com padrões de qualidade, diferente do álcool em gel caseiro, que é fabricado a partir de receitas e métodos caseiros e não passam por nenhum controle de qualidade.

Quais os riscos do álcool em gel caseiro?

Além de não deixá-lo livre do Coronavírus, a produção do álcool em gel caseiro pode acabar resultando em problemas como irritação da pele e mucosas até acidentes, incêndios ou queimaduras de grau elevado.

Produzir o produto em casa não garante a concentração adequada das substâncias e não passa pela regularização de especialistas que possam comprovar que o álcool em gel foi fabricado da maneira adequada e muito menos se vai funcionar.

Aliás, dependendo dos produtos utilizados na composição do álcool em gel caseiro, é possível apenas potencializar a proliferação do vírus ao invés de combatê-lo, por isso, procure comprar em um estabelecimento seguro e regularizado.

Onde comprar álcool em gel?

Se você está tendo dificuldades encontrar álcool em gel, temos uma sugestão que pode lhe ajudar. Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia de manipulação perfeita sem muito esforço é procurar online. Em primeiro lugar, a recomendação do Ministério da Saúde é não sair de casa ou sair o mínimo possível, portanto, realizar a pesquisa online é mais seguro do que circular a cidade e passar por diversas farmácias com o risco de se contaminar.

O segundo passo é encontrar a farmácia ideal, preferencialmente aquela que oferece um preço acessível. Para facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos, invés de procurar o site de diversas farmácias, pesquisar se elas são confiáveis e depois fazer a cotação, fazemos isso para você em segundos! Contamos com uma base de farmácias parceiras, que já passaram por uma curadoria e portanto ganharam o Selo Manipulaê.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação da sua região, de forma segura, fácil e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Nutrição e fertilidade: qual a relação

A relação entre nutrição e fertilidade é totalmente direta, a saúde reprodutiva e a capacidade de conceber vida depende diretamente da nutrição e fertilidade.

Kathy Ortiz Brianesi

Proteína C reativa: o que é e para que serve

A Proteína C reativa é produzida pelo fígado, em processos inflamatórios essa proteína apresenta alteração indicando algo errado no organismo.

Kathy Ortiz Brianesi