A disseminação do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil e em outros diversos países do mundo, ajudou a reforçar um hábito básico de higiene: lavar as mãos, uma das principais formas de conter a propagação da doença. Para higienizá-la da maneira correta, você pode optar tanto pela utilização de água e sabão, como também o álcool em gel.
Com a grande demanda de álcool em gel no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação e venda do álcool em gel nas farmácias de manipulação. A autorização foi feita por meio da resolução RDC 347, publicada no dia 18 de março de 2020. O documento define critérios extraordinários e temporários para a exposição à venda de preparações anti sépticas ou sanitizantes oficinais, devido a pandemia do novo coronavírus.
Mas quais os benefícios do uso do álcool em gel? Para que serve? Qual álcool em gel comprar? Onde é possível encontrar o produto? Neste artigo, detalhamos o assunto, trazendo essas e outras informações para você.
O álcool em gel é um dos melhores produtos para ajudar a combater o Coronavírus, pois tem uma ação antimicrobiana que ajuda a matar bactérias e vírus presentes em superfícies, fazendo uma limpeza local e eliminando a camada de gordura que envolve o vírus.
Além de poder ser usado para manter as mãos livres do COVID-19, o produto também pode ser utilizado para desinfetar objetos e superfícies como celulares, teclados, cadeiras, maçanetas, entre outras coisas que sofrem bastante contato. Para realizar essa limpeza, uma boa dica é utilizar um pano úmido com a substância.
A indicação do Conselho Federal de Química é que o álcool em gel seja composto de 70% de álcool etílico (etanol). Conforme o CFQ, essa é a quantidade necessária para combater o Coronavírus e outros vírus e microorganismos como bactérias e fungos.
Ainda de acordo com a orientação da Anvisa, as farmácias de manipulação estão autorizadas a preparar os seguintes tipos de álcool para a população brasileira:
Se você tiver dúvidas na hora da compra, saiba que é possível identificar se o álcool em gel tem pelo menos 70% de etanol, observando o rótulo do produto. Às vezes, em vez do símbolo %, é usada a bolinha ° que indica “graus”, como nas marcações de temperatura.
É extremamente importante ressaltar que o álcool em gel caseiro NÃO funciona contra o Coronavírus e pode até potencializar o risco da doença, segundo o Conselho Federal de Química, que divulgou um alerta para a população.
“Quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas. A depender do que se utiliza como espessante, ao invés de eliminar microrganismos pode-se potencializar sua proliferação”, informa o comunicado da CFQ.
Ainda de acordo com o Conselho, os produtos industrializados passam por rigorosos processos de produção, com padrões de qualidade, diferente do álcool em gel caseiro, que é fabricado a partir de receitas e métodos caseiros e não passam por nenhum controle de qualidade.
Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia de manipulação perfeita sem muito esforço é procurar online. Em primeiro lugar, a recomendação do Ministério da Saúde é não sair de casa ou sair o mínimo possível, portanto, realizar a pesquisa online é mais seguro do que circular a cidade e passar por diversas farmácias com o risco de se contaminar.
O segundo passo é encontrar a farmácia ideal, preferencialmente aquela que oferece um preço acessível. Para facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos, invés de procurar o site de diversas farmácias, pesquisar se elas são confiáveis e depois fazer a cotação, fazemos isso para você em segundos! Contamos com uma base de farmácias parceiras, que já passaram por uma curadoria e portanto ganharam o Selo Manipulaê.
Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.