Para obtenção do peso adequado de maneira eficaz dessa mudança é indicado a busca por orientação de alguns especialistas para que possa alcançar os objetivos de maneira adequada e saudável.
Os probióticos são definidos como microrganismos vivos que, quando administrados nas quantidades adequadas promovem proteção ao hospedeiro. Podem ser consumidos em capsulas, saches e em alimentos como leites fermentados e iogurtes. Os prebióticos são as fibras presentes nos alimentos que servem de alimento para as bactérias presentes no intestino que produzem substâncias que auxiliam em nossa saúde.
As fibras solúveis têm como característica a capacidade de formar gel quando entram em contato com a água o que auxilia na saciedade, controle do colesterol, glicemia e hipertensão. Estão presentes em frutas, leguminosas, legumes, aveia, maçã, morango, framboesa e outros. O consumo de alimentos fontes de fibras promovem sensação de saciedade e plenitude gástrica auxiliando no gerenciamento do peso devido a uma melhor sensação de saciedade. As fibras insolúveis estão mais presentes nos grãos integrais, legumes, verduras, cascas de alimentos como maçã, pera e outros e auxiliam na motilidade intestinal e na formação do bolo fecal promovendo a fluidez e evitando a obstipação.
As bactérias presentes no intestino fermentam essas fibras vinda da alimentação e produz algumas substâncias como os ácidos graxos de cadeia curta o butirato, acetato e propionato que são absorvidos no intestino e apresentam diversos benefícios. Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo, regulam o sistema imune promovendo a inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 através da ativação de mecanismos de ação. Promovem também a estimulação de glutationa-S-trasferase uma importante enzima que atua na eliminação de substâncias consideradas toxicas ao organismo. O propionato auxilia na expressão de genes que tem a capacidade de realizar a síntese de leptina. A leptina é um hormônio que age diretamente em nosso cérebro e tem como função controlar o apetite contribuindo para manutenção do peso corporal e evitando a obesidade. Por esses motivos o estímulo do consumo de dietas ricas em fibras tem sido importante atualmente. As dietas ricas em vegetais são compostas por uma variedade de nutrientes que estão relacionados a benefícios a saúde, além de deixar o prato mais atrativo devido a variedade nas cores presentes nos alimentos. A escolha por alimentos saudáveis e quando há objetivo de emagrecimento fica mais fácil de compreender após entender a importância de incluir certos alimentos e em conjunto com algumas modificações de estilo de vida para alcançar de forma mais adequada os objetivos.
O primeiro passo é realizar mudanças na compra de alimentos e deixar a geladeira e fruteira mais repleta de frutas, evitando os produtos açucarados e industrializados. Evite preparar e comprar pudins, musses, balas, biscoitos recheados, massas e outros. Prefira comprar hortaliças, legumes e cereais integrais como arroz integral, feijões, farinha de aveia, proteínas magras dentre outros em sua forma mais natural possível. A mudança se inicia com aquilo que tem na despensa e geladeira aos poucos a adaptação ocorre.
Prefira consumir os alimentos na sua forma mais natural, adaptando o paladar aos diversos sabores. Caso esteja em um momento de gerenciamento de peso prefira optar por adoçante natural ao invés do artificial. Os adoçantes naturais são extraídos de plantas como a estévia e taumatina.
Alguns alimentos como o mel, açúcar demerara e mascavo devem ser consumidos com moderação. Apesar de serem melhor que o açúcar branco são calóricos e em excesso pode contribuir para o surgimento de algumas comorbidades.
A realização de atividade física com regularidade está associada a uma série de benefícios, como o melhor gerenciamento de peso, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis que está associada a processos inflamatórios como a obesidade, DM II, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Quando se realiza atividade física de maneira adequada e orientada por um profissional há estudos que correlacionam esses benefícios a modulação da resposta inflamatória evitando o agravamento da resposta inflamatória no organismo. A atividade física auxilia na manutenção do peso, melhora da função musculoesquelética, fortalece a saúde cardiorrespiratória, melhora o sono dentre outros benefícios. A atividade física em conjunto com uma boa alimentação e suplementação quando necessário é peça chave para melhorar o gerenciamento do peso e a qualidade de vida. A realização de forma rotineira de exercícios repetidos com intensidade moderada melhora a resposta da função imunológica, reforçam a capacidade antioxidante, reduzem o estresse oxidativo e aumentam a eficiência da geração de energia, reduzindo a incidência de doenças contribuindo para o reforço de nosso sistema imunológico, gerenciamento do peso, bem-estar físico e emocional.
Para escolher uma atividade física pense em iniciar com aquela que lhe traga satisfação e prazer ao executá-las. Há diversas modalidades como as atividades em grupo ou individual. Converse com um profissional sobre as atividades que mais lhe traga prazer, esse profissional irá auxiliá-lo da melhor maneira possível.
-Aumento do peso
- Diabetes
-Apneia do sono
-Hipertensão
-Problemas cardíacos
A ansiedade tem como principal característica a agitação interior, medo, antecipação de algo e preocupação generalizada. A ansiedade favorece a liberação de adrenalina que provoca algumas reações como a aceleração dos batimentos cardíacos, vasos sanguíneos mais contraídos, dilatação das pupilas, aumento da respiração e consumo de oxigênio e níveis de glicose aumentados, essas são algumas alterações observadas. Outro hormônio que se encontra aumentado é o cortisol que contribui para o aumento da gordura corporal, menor produção do muco gástrico favorecendo o desequilíbrio no organismo.
Quando há agitação devido a ansiedade muitas pessoas relatam o aumento de apetite e beliscos frequentes devido a essa ansiedade. Algumas dicas para auxiliar nesse processo são as atividades físicas e meditação que irão ajudar a adquirir consciência para esses momentos de ansiedade.
A realização de atividade física contribui para o fortalecimento muscular, eliminação da gordura corporal, auxilia na melhora da respiração e fazem bem para o nosso cérebro, além de melhorar o convívio social. A atividade física auxilia na produção de endorfina uma substância presente em nosso cérebro responsável pela sensação de bem-estar.
-Consuma alimentos frescos;
-Evite alimentos processados e industrializados;
-Consuma alimentos ricos em fibras;
-Evite alimentos ricos em açucares;
-Evite frituras;
-Pratique uma atividade física prazerosa;
-Aprenda a gerenciar pensamentos e emoções.
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências. Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.