Ácido tricloroacético: aplicações e cuidados essenciais

O ácido tricloroacético é bastante utilizado para tratar feridas, doenças de pele, sangramentos nasais e também doenças sexualmente transmissíveis.

November 06, 2018
conta gota com um liquido transparente

O ácido tricloroacético é um ácido aquoso com resultados positivos nos tratamentos que necessitam de cauterização. O ácido tem seu uso cada vez mais recomendado por médicos e dermatologistas. Descoberto em 1840, por Jean Baptista, o ácido tricloroacético com seu grande poder de cicatrização é bastante usado em procedimentos que necessitam desse tipo de ação.

O ácido tricloroacético, também é conhecido popularmente pela sigla ATA ou TCA. Para entender melhor o funcionamento e como este ácido é usado confira nosso post:

Para que serve o ácido tricloroacético

De forma ampla, o ácido tricloroacético é bastante utilizado para tratar feridas, doenças de pele, sangramentos nasais e também doenças sexualmente transmissíveis, como tricomoníase e HPV.

Recentemente, a aplicação mais usada do ácido tricloroacético é por dermatologistas no tratamento de problemas de pele e também para melhorar a aparência da pele. Uma das vantagens de utilizar o ácido é que ele pode ser administrado juntamente com outras substâncias sem apresentar qualquer tipo de problema ou reação alérgica. Outra vantagem importante do ácido tricloroacético é que ele tem fácil aplicação.

Leia a bula do ácido tricloroacético e descubra mais sobre esse ativo.

Ácido tricloroacético nos tratamentos dermatológicos

Com o passar dos anos o processo de regeneração da pele vai ficando cada vez mais lento, ainda que constante. O envelhecimento e a luz do sol são outros dois fatores que podem tornar a renovação da pele ainda mais lenta. Não é possível agir contra o passar do tempo, mas peelings podem ser aplicados na pele para reverterem problemas.

O ácido tricloroacético, dependendo da concentração e da dosagem, é aplicado na realização de peelings superficiais, médios e também profundos. Em contato com a pele, o ácido promove descamação em diversos níveis de profundidade.

Nos tratamentos dermatológicos, o ácido tricloroacético é ideal para a aplicação tanto em peles claras quanto em peles morenas. É uma substância bastante recomendada para tratar manchas profundas, sardas, cicatrizes e efeitos do fotoenvelhecimento. Além de também mostrar excelentes resultados quando utilizado para tratar acnes, rugas e flacidez.

Leia também, como usar o ácido tricloroacético.

É importante ressaltar que mesmo sendo utilizado em muitos tratamentos, esse tipo de ácido não é recomendado para pacientes com infecções, históricos de alergias e para mulheres que estejam grávidas ou amamentando.

Outro ponto que deve ser considerado é que a utilização em peles escuras pode causar hiperpigmentação pós-inflamatória. Um bom médico dermatologista deve ser sempre procurado ao surgir a necessidade de tratamentos como os peelings ou aplicações de ácidos combinados a outras substâncias.

Precauções ao usar o ácido tricloroacético

É importante estar atento a quantidade prescrita e a usada, se o ácido tricloroacético for usado em maior concentração do que o recomendado, especialmente nos casos dermatológicos, podem haver danos. Entre os problemas resultantes de mau uso mais comum estão necroses e inflamações graves com tempo de cura de até 8 semanas.

Outra consequência do uso equivocado do ácido tricloroacético são queimaduras. As queimaduras podem ser tratadas com água e sabão específico, no caso do rosto, se não forem graves.

Caso haja alguma infecção ou o local da queimadura já apresente algum dano, o médico dermatologista deve ser procurado. O uso de analgésicos ou anti-inflamatórios pode ser feito, mas sempre com a aprovação do médico que fez as prescrições do ácido.

Leia também, produtos manipulados para manter a pele hidratada.

Durante o tempo de tratamento com o ácido tricloroacético é necessário usar um filtro solar, com o fator acima de 30, todos os dias. Especialmente nos tratamentos de beleza, a pele deve estar sempre muito bem hidratada. Quando aplicado no rosto, o ácido requer cuidados com a higiene.

Além de manter a pele sempre hidratada, é importante limpá-la utilizando apenas sabonete neutro e água. Qualquer outro tipo de produto usado pode acarretar em reações alérgicas. Tornando o seguimento do tratamento com ácido tricloroacético inviável.

Uso no tratamento de HPV

O HPV é transmitido através de relações sexuais sem o uso de preservativos. A transmissão também pode ocorrer de mãe para filho no momento do parto. Ainda não existe nenhum tratamento que assegure a cura do HPV. O que os médicos procuram é oferecer aos pacientes melhorias no quadro clínico e a prevenção da transmissão da doença. Uma das opções de tratamento é a utilização do ácido tricloroacético.

O tratamento utilizando ácido depende do grau da doença e de como as lesões do paciente estão no momento. Quando as lesões estão sem muita gravidade, o ácido é aplicado diretamente nas verrugas vaginais.

Nesse caso específico, o tratamento de mulheres grávidas pode ser feito com o ácido tricloroacético sem nenhum tipo de problema decorrente do uso. Mas como em todo tipo de problema de saúde, o acompanhamento de um médico é imprescindível.

Ácido tricloroacético manipulado

É de extrema importância que o uso do ácido tricloroacético seja apenas sob prescrição médica. É possível encontrá-lo nas drogarias tradicionais com dosagens já pré-determinadas e substâncias adicionadas. Mas o ideal é que o médico prescreva o ácido de acordo com as necessidades singulares de cada paciente, por isso as fórmulas manipuladas são as mais indicadas.

Encomendando o ácido tricloroacético em uma farmácia de manipulação é possível obtê-lo em forma de pomada, creme ou gel. O tipo de produto final depende de cada tipo de paciente e do que melhor se adequada a cada tratamento.

Ao procurar por ácido tricloroacético, não esqueça de verificar a procedência da farmácia de manipulação e se ela atende aos requisitos de funcionamento da ANVISA. Procure um estabelecimento dentro das normas de saúde para garantir um tratamento adequado e evitar problemas na composição do fármaco.

Preço do ácido tricloroacético

O valor do ácido tricloroacético pode variar bastante dependendo da farmácia de manipulação em que se procura. Para obter um produto de qualidade, com procedência e com um bom preço é importante fazer uma busca bem abrangente.

Por isso a Manipulaê está aqui para te ajudar nessa missão. Basta enviar a receita em nossa plataforma e em seguida você recebera os orçamentos das farmácias de manipulação parceiras.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como cuidar do seu cabelo e qual tipo de cabelo é

Como cuidar do seu cabelo e saber qual tipo de cabelo é para aprender como cuidar corretamente dos fios, é um passo essencial.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como crescer o cabelo mais rápido com vitaminas

Fazer o cabelo crescer mais rápido é um dos principais objetivos de mulheres e homens, para isso as vitaminas são essenciais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Espinhas na gravidez: qual manipulado a grávida pode usar?

Espinhas na gravidez são comuns devido às oscilações hormonais e mudanças que o corpo feminino passa durante a gestação. Mas, é possível diminuir esse desconforto com o uso de alguns manipulados. Continue a leitura e saiba quais são.

Vanessa Luisa P.P Sollitari