Ácido Lático, descubra os benefícios desse ativo

O Ácido Lático, é um dos ativos mais utilizados no mercado de produtos cosméticos, ele faz parte do grupo dos AHAs, que são alfa-hidroxiácidos, que ajudam na parte de esfoliação da pele, diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular e retirando as peles “mortas”.

imagem de duas mãos com um conta gotas caindo um liquido

O Ácido lático é um dos produtos mais utilizados no mercado, é usado para diversos fins, proporcionando benefícios estéticos e medicinais incríveis. Quer saber mais sobre o ácido lático?

O que é ácido lático?

O ácido lático é considerado um subproduto produzido pelo próprio organismo humano durante a realização de exercícios físicos. Ele é essencial para o corpo, pois é a oxidação do ácido lático é um dos principais responsáveis por gerar energia para o organismo, sendo a principal fonte de abastecimento de células cardíacas ou fibras musculares.

No entanto, se a atividade física for feita de forma desregulada ou em excesso, o ácido lático acaba sendo acumulado de forma excessiva, sendo formado muito mais rapidamente do que é eliminado - normalmente através da urina ou suor. Isso pode gerar muito cansaço e fortes dores musculares. Metade de todo o ácido lático precisa de 25 minutos de repouso para ser eliminado.

Para que serve o ácido lático?

O ácido lático é conhecido por ser multiuso, proporcionando diversos benefícios. Dos cabelos a pele. Um dos principais benefícios é a propriedade umectante, que proporciona à pele uma maior retenção de água, contribuindo de forma significativa na hidratação da pele, rejuvenescimento e clareador.

Além disso, por ter o poder de inibir o crescimento de microrganismos patogênicos, o ácido lático também pode ser utilizado como um anti séptico, ajudando no tratamento de problemas de pele como dermatoses, acnes, verrugas, hiperqueratoses, rugas, entre outros, promovendo a elasticidade das fibras e um melhor condicionamento para a pele.

Por fim, ainda pode oferecer benefícios imensos aos cabelos, pois quando aquecido, preenche espaços abertos na cutícula do fio, coisa comum em cabelos danificados por químicas. Ele também pode aumentar a massa do fio, reestruturando a fibra e o deixando mais resistente e brilhoso.

Leia também, cremes manipulados para manter a pele saúdavel.

Existem contraindicações para ingerir o ácido lático?

Não é recomendado ingerir o ácido lático diante de algumas situações. O produto é contraindicado para pessoas que possuem hipersensibilidade a qualquer ingrediente da fórmula do ácido lático.

Além disso, em casos de mulheres grávidas ou em período de amamentação, bem como crianças, é fundamental ter uma recomendação de um especialista antes de ingerir o produto.

Quais são os efeitos colaterais do ácido lático?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que o ácido láticos pode provocar são: ardor, pele seca, rubor, irritação ou comichão. No entanto, se houver reações mais intensas como urticária, dificuldade em respirar; aperto no peito, inchaço da boca, face, lábios ou língua, procure rapidamente um especialista para averiguar a situação.

Onde comprar ácido lático manipulado?

Para comprar a ácido lático ideal para o seu tratamento, é importante primeiramente passar com um especialista para entender qual é o melhor para a sua pele e logo após do diagnostico o produto seja manipulado e desta forma, feito em farmácias de manipulação especializadas.

Para isso, a Manipulaê pode te ajudar e encontrar as melhores farmácias de manipulação e os melhores preços para você! Caso tenha uma receita em mãos, envie agora em nossa plataforma e em breve receberá os orçamentos de forma rápida, fácil, segura e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como cuidar do seu cabelo e qual tipo de cabelo é

Como cuidar do seu cabelo e saber qual tipo de cabelo é para aprender como cuidar corretamente dos fios, é um passo essencial.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como crescer o cabelo mais rápido com vitaminas

Fazer o cabelo crescer mais rápido é um dos principais objetivos de mulheres e homens, para isso as vitaminas são essenciais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Espinhas na gravidez: qual manipulado a grávida pode usar?

Espinhas na gravidez são comuns devido às oscilações hormonais e mudanças que o corpo feminino passa durante a gestação. Mas, é possível diminuir esse desconforto com o uso de alguns manipulados. Continue a leitura e saiba quais são.

Vanessa Luisa P.P Sollitari