farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 4 minutos
12 de dezembro de 2018

O ácido Kójico é o principal ativo quando o assunto gira em torno de tratamento de manchas na pele, ele é um dos ácidos mais recomendados e utilizados. Produzido através do cogumelo japonês Kogi, este ácido tem efeito de despigmentação. Sua atuação consiste na ação clareadora e na prevenção e retardo do envelhecimento causado pelo sol.

O ácido kójico age impedindo a produção de melanina e a ação de bactérias. No decorrer do uso, o ativo do ácido promove uma descamação da epiderme e a produção de células novas nas camadas mais profundas da pele. Assim, a pele sob efeito da aplicação do ácido se renova e as manchas apresentam clareamento.

O ácido kójico foi isolado, pela primeira vez, em 1907 e partir de então estudos científicos sobre o seu funcionamento e ação vem sendo feitos. Por ser natural, o ácido kójico não tem contra indicações e pode ser usado por os todos tipos de peles. Para entender melhor como o ácido kójico age, como utilizá-lo e onde encontrá-lo confira nossas 5 curiosidades:

Indicações de uso do ácido kójico

Quem sofre com manchas na pele, seja por conta de acnes ou de melasma, sabe como a autoestima pode ficar afetada. Vivemos em um momento de grande procura por tratamentos de beleza, mas também de cuidados adequados com a pele, o famoso skincare.

Muitos produtos estão à disposição de quem busca uma pele mais saudável e livre de manchas. E, nesse contexto, um dos queridinhos do mercado e das clínicas de dermatologia é o ácido kójico. Os tratamentos mais frequentes usando o ácido kójico são para clareamento de melasmas e olheiras, tratamento e prevenção de manchas escuras e como antioxidante.

A eficácia do ácido depende da quantidade administrada, os produtos podem ter concentrações mais altas ou mais baixas, dependendo da finalidade. Os resultados, além dos já mencionados, são pele lisinha e hidratada. O efeito antioxidante do ácido também garante uma força extra ao organismo para prevenir e retardar o envelhecimento precoce, reduzindo rugas e linhas de expressão.

Benefícios do ácido kójico

O ácido kójico não tem a ação tão rápida quanto outros elementos usados para procedimentos de clareamento. No entanto, por não ser tão agressivo, ele é indicado para os vários tipos de peles.

Outra vantagem muito importante é que o ácido pode ser aplicado tanto de dia quanto durante a noite. Justamente por ter a ação mais suave, o ácido não apresenta nenhum tipo de problema ao ser usado por pessoas que estarão em contato com a luz solar.

Usado de forma correta e obedecendo as recomendações médicas, o ácido mostra efeitos a partir de duas semanas de uso. Pessoas com histórico de sensibilidade a produtos com hidroquinona na composição, podem usar ácido kójico sem nenhum problema.

O ácido kójico não possui contra-indicações e nem históricos de danos à saúde causados por produtos contendo o elemento. Porém, sempre é importante lembrar que o profissional adequado para recomendar o uso de produtos para pele é o dermatologista. Antes de decidir pela aplicação de qualquer ácido marque uma consulta.

Produtos com o ácido

Encontrar o ácido kójico é muito fácil. O composto está presente em diversas fórmulas de produtos para tratamento de pele e beleza, como: cremes, loções e géis. Um ponto a ser lembrado é que produtos vendidos em drogarias apresentam uma quantidade de ácido que nem sempre condiz com a necessidade de quem busca o produto. Por isso, o método que melhor se encaixa aos pacientes e mostra resultados significativos é com o ácido kójico manipulado.

O ácido manipulado pode ser feito no formato que melhor se adequa ao paciente, máscaras e pomadas são exemplos. Sendo manipulado o ácido ainda pode ser associado a outros elementos, como acontece com a vitamina C e o ácido glicólico. As duas substâncias auxiliam na regeneração celular e na redução de manchas e marcas na pele.

Outra forma de encontrar o ácido kójico é nas clínicas de estética, onde é muito utilizado em aplicações de peelings.

Leia também, 5 fórmulas de protetor solar manipulado.

Cuidados com aplicação

Embora não tenha nenhuma contraindicação, o uso do ácido kójico necessita de algumas precauções. A primeira delas é não fazer o uso do ácido sem a orientação de um profissional habilitado. Ao fazer o uso, atente-se a aplicar o produto de acordo com a recomendação do médico ou atendendo às indicações da bula do produto.

Esteja atento também a data de validade da substância, em nenhuma hipótese use produtos com a data de validade expirada. O cuidado com o armazenamento também merece atenção, não submeta o ácido, independente da forma como está concentrado, ao calor ou a umidade. O uso por mulheres grávidas ou em período de amamentação requer a indicação e acompanhamento de um médico dermatologista.

O uso por um período grande de tempo pode deixar a pele sensível e vulnerável a queimaduras solares. Sendo assim, faça uso de protetor solar sempre e esteja alerta a qualquer mudança negativa na pele. Ao constatar qualquer tipo de reação alérgica ou queimadura suspenda imediatamente o uso do ácido e procure um médico.

Onde encontrar o ácido kójico

Como já mencionado, o ácido kójico pode ser encontrado nas fórmulas de produtos de pele nas drogarias convencionais e até mesmo em sites especializados na internet. Nos casos em que o uso provém de recomendação médica, o produto precisa ser manipulado em uma farmácia.

Optando por mandar manipular o ácido, esteja atento a qual laboratório você fará a encomenda da manipulação. Pesquisar por uma farmácia segura e que atenda a todas as normas da ANVISA é fundamental.

Se a sua preocupação for encontrar o melhor preço, a Manipulaê pode ajudar. Nos dias de hoje, agilidade e praticidade na hora de adquirir medicamentos e produtos para tratamento de pele são itens essenciais. Em nossa plataforma é possível você enviar a sua receita e receber os melhores orçamentos das farmácias parceiras, de forma, simples, rápida e segura.

Roberta Saraiva Giroto Patrício
CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências. Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

crosstext-align-justify