Ácido Azeláico: o que é e para que serve

O ácido azeláico é um dos produtos mais conhecidos quando o assunto é tratamento de acne, oferecendo diversos benefícios para a pele.

pote transparente com liquido dentro

O Ácido Azeláico, também conhecido como Azelan, é um dos produtos mais conhecidos quando o assunto é tratamento de acne, oferecendo diversos benefícios para a pele.

Neste artigo, vamos abordar para que serve, indicações e contraindicações, possíveis efeitos colaterais e onde encontrar o Ácido Azeláico perfeito para a sua pele. Confira!

Para que serve o Ácido Azeláico?

O Ácido Azeláico é uma substância que pode ser encontrada em forma de gel ou creme, variando entre 5% à 25% sua consistência. Tem como finalidade auxiliar no tratamento de problemas na pele, como acne, Melasma, entre outros.

Normalmente o creme é indicado para peles mais secas, enquanto o gel é mais utilizado para quem possui pele mais oleosas.

Quais são os benefícios do Ácido Azeláico?

Desde que seja indicado por um médico especialista, o Ácido Azeláico pode ser usado para diversas finalidades relacionados a problemas na pele, como por exemplo:

  • Acne: o produto possui uma ação antibacteriana, que inibe as bactérias que colonizam lesões provocadas pelo surgimento da acne, reduzindo os focos de cravos na pele.
  • Melasma: o Ácido Azeláico também pode ser utilizado no tratamento da Melasma, contribuindo no clareamento das manchas que surgem na pele.
  • Fotoenvelhecimento: outra função, mas menos indicada, é no auxílio ao fotoenvelhecimento da pele, servindo como um esfoliante.

Novamente vale ressaltar que o Ácido Azeláico é um produto que deve ser indicado por um médico especialista, que vai recomendar qual a melhor finalidade o Ácido Azeláico terá para o seu tipo de pele, afinal, cada tratamento é baseado em exames individuais.

O Ácido Azeláico pode ser usado com outros cosméticos?

Varia de acordo com cada pessoa, mas normalmente ele pode ser utilizado com outros cremes hidratantes para potencializar os resultados ou simplesmente evitar alguns problemas, como a perda de água transepidermal resultante do afinamento da epiderme. Além disso, ele também pode ser combinado com o filtro solar, que ajuda a evitar manchas nas lesões que a acne provoca.

Para quem o Ácido Azeláico não é indicado?

O Ácido Azeláico é contraindicado para pessoas que possuem hipersensibilidade a qualquer um dos componentes que estão presente na fórmula do produto.

O medicamento também não pode ser usado por mulheres grávidas, lactentes ou ainda ter contato com os olhos, boca e outras mucosas de qualquer pessoa.

Antes de utilizar, consulte seu especialista, que vai receitar corretamente o medicamento e verificar se você pode ou não usá-lo com segurança.

Quais são os efeitos colaterais?

Existem alguns efeitos colaterais comuns que o produto pode provocar, como por exemplo:

  • Queimação,
  • Coceira,
  • Vermelhidão,
  • Descamação,
  • Dor no local de aplicação,
  • Distúrbios no sistema imune.

Caso os efeitos sejam mais intensos que esses, procure seu médico e verifique a situação.

Onde comprar Ácido Azeláico?

Para comprar o Ácido Azeláico ideal para o seu organismo, é importante que o produto seja manipulado e desta forma, feito em farmácias de manipulação especializadas. Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia perfeita sem muito esforço é procurar online.

Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari

8 dicas de como crescer o cabelo mais rápido

Cuidar dos cabelos e barbas são um dos principais objetivos de mulheres e homens nos dias de hoje, por isso, separamos alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer o cabelo mais rápido, garantindo todos os nutrientes necessários para os fios.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Minoxidil barba: conhece os efeitos do minoxidil na barba

O Minoxidil se tornou um ativo muito procurado pelos homens, afim de ser uma solução para o crescimento da barba, tornando-a mais bonita e bem fechada.

Vanessa Luisa P.P Sollitari