Acidente vascular cerebral: tudo o que você precisa saber

Foto do autor

CRF: 23611

home | artigos | acidente vascular cerebral

June 28, 2021

O Acidente Vascular Cerebral acontece devido a alterações no fluxo sanguíneo, afetando o funcionamento de mecanismos que estão ligados ao cérebro.


Por se tratar de um assunto muito delicado, preparamos um artigo sobre tudo o que você precisa saber sobre o AVC.


Veja também: Prevenção cardiovascular: guia completo para prevenir doenças 

O que é acidente vascular cerebral?

O Acidente Vascular Cerebral é uma comorbidade que ocorre devido a alteração no fluxo sanguíneo, mais precisamente na região do cérebro.


Devido a isso,  algumas funcionalidade do corpo podem ser afetadas, assim como o amortecimento em uma região do rosto, paralisia em um lado do corpo, dificuldade de falar e entre outros sintomas que podem ser desenvolvidos.


Para melhor compreender, trata-se de uma paralisia cerebral na região afetada, onde não recebe a circulação sanguínea, devido a um entupimento ou rompimento da veia.


De modo geral, existem dois tipos de AVC, o  Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, que acontece devido ao entupimento da veia, ocasionando a trombose, por exemplo. Inclusive, esse tipo de AVC é mais comum.


O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágica acontece quando os vasos sanguíneos são rompidos, provocando a hemorragia cerebral.


Essa condição é mais séria, sendo responsável por um grande índice de mortalidade.

Quais são os sintomas do AVC

Os sintomas do Acidente Vascular Cerebral Hemorrágica e Isquêmico são:

  • Fortes dores de cabeça
  • Paralisia em determinada região
  • Amortecimento no rosto
  • Dificuldade de falar
  • Formigamento no corpo
  • Fraqueza.

Se você estiver sentindo algum desses sintomas, não hesite em procurar ajuda médica, pois o diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível para que um tratamento eficaz seja iniciado.


Caso não seja tratado, poderá ocasionar sérias lesões à saúde.


O que provoca um AVC?

Pessoas acima de 50 anos têm mais chances de desenvolver um AVC. Contudo, entre os principais fatores que podem influenciar nos danos cerebrais, estão:

  • Alteração na pressão arterial
  • Diabete
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabagismo

Essas são algumas condições que podem resultar em um acidente vascular cerebral.


Como prevenir o AVC?

Apesar de alguns dos principais fatores que podem contribuir com o desenvolvimento do AVC estarem ligados a doenças, gêneros e condições físicas.


Contudo, existem medidas que podem ajudar a prevenir essa anormalidade.


Como não consumir álcool, evitar fumar e não usar drogas ilícitas, procurar ter uma rotina mais saudável, com uma alimentação equilibrada, consumir bastante água, praticar exercícios físicos e evitar momentos estressantes.


Portanto, esses são detalhes que podem ser aplicados no dia a dia e proporcionar mais qualidade de vida, disposição e bem-estar.


Com isso, procure sempre cuidar da saúde, realizando consultas periódicas, verificando se está tudo certo e se precisa fazer algo para melhorar o seu condicionamento físico, mental e emocional.


A saúde é um assunto sério e devemos sempre priorizar.

Qual o tratamento para AVC?

O tratamento preventivo do Acidente Vascular Cerebral é realizado através do ácido acetilsalicílico, utilizado para ajudar a prevenir um novo AVC.


Com isso, a fórmula ajuda a melhorar a circulação sanguínea, evitando o coagulamento de sangue na veia.


Quem já teve um AVC  pode correr o risco de desenvolver um novo, para evitar que a comorbidade se repita o tratamento é recomendado.


No entanto, não deve ser feito por conta própria, um médico deverá avaliar a situação para que um diagnóstico eficaz seja feito e o tratamento iniciado.

Como manipular um medicamento

Está precisando fazer um tratamento com medicamento manipulado para a prevenção ao AVC ou para outros motivos, mas não sabe onde encontrar uma farmácia de  qualidade, que ofereça um resultado eficaz?


A Manipulaê conecta você com os melhores laboratórios de manipulação da sua região, com apenas alguns cliques você realiza uma cotação completa.


Para iniciar, basta acessar a aba do nosso site de "Cotar Receita", clicando aqui, adicionar a receita médica e preencher os dados necessários.


Na sequência o nosso sistema encaminhará até duas propostas, onde você pode selecionar a que melhor atender às suas expectativas.


Para finalizar, basta concluir a sua compra online, adicionar o endereço que deseja receber o pedido, seja no trabalho, em casa ou onde preferir e prontinho!


Agora ficou mais fácil manipular o seu tratamento.


Aproveite e veja o que os nossos clientes estão falando sobre a Manipulaê, clique.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Envie sua receita!
Ilustração de um mini mapa com marcador

Mais artigos

Logo Manipulaê
Vetor de atendimento Manipulaê

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!

Enviar Receita