Como o açafrão da terra pode ser um ótimo aliado para a saúde

Oferecendo diversos benefícios, o açafrão vem chamando a atenção de pesquisadores no Brasil e em outros países.

June 27, 2019
Imagem do açafrão inteiro e em pó dentro de um pote marrom

Oferecendo diversos benefícios, o açafrão vem chamando a atenção de pesquisadores no Brasil e em outros países. Mas porque esta especiaria é especial? Quais são esses benefícios? Quanto consumir? Confira!

O que é açafrão e para que serve?

Especiaria consumida no mundo inteiro, o açafrão é uma fonte rica em nutrientes e que possui diversos benefícios para o organismo e principalmente o cérebro. Costuma ser utilizado para aliviar sintomas de diversos problemas de saúde, como a asma, coqueluche, insônia, câncer, aterosclerose, depressão e doença de Alzheimer.

Também é consumido pelas mulheres para suavizar o desconforto menstrual e os sintomas da TPM, uma vez que reduz o nível de cortisol e o estresse e aumenta o nível de estrogênio. Já os homens podem ingerir para prevenir a ejaculação precoce e infertilidade.

Quais os benefícios do açafrão para a saúde?

O açafrão é uma das especiarias mais completas que existe na atualidade, fornecendo diversos benefícios para o corpo, comprovados cientificamente. Conheça alguns deles:

  • Perda de peso: o açafrão aumenta a serotonina no cérebro, hormônio que tem influência direta no apetite. Além disso, a influência do extrato em problemas emocionais tem seu reflexo no maior bem estar, o que consequentemente alivia a vontade de comer.
  • Desenvolve os ossos e músculos: por conta do alto nível de magnésio, a especiaria ajuda a desenvolver ossos saudáveis e fortes, além do tônus muscular, pois aumenta a absorção de cálcio e assegura o bom funcionamento do coração.
  • Antioxidante para a pele: os antioxidantes do açafrão protegem o organismo dos radicais livres e seus danos, neutralizando-os graças à sua estrutura química, e ainda estimula os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.
  • Reduzem o colesterol: as propriedades do açafrão antioxidantes também ajudam na redução do colesterol e triglicérides no organismo, evitando problemas circulatórios. Além disso, ajuda a bombear de oxigênio, tornando o sistema circulatório mais eficiente.
  • Ajuda a prevenir o câncer: o açafrão possui propriedades que podem ajudar a inibir o crescimento de tumores no organismo. Algumas substâncias como carotenoides, crocin e safranal, presentes nesta especiaria, mostraram serem benéficas na proteção contra os câncer de cólon, fígado e do ovário.

Além desses benefícios, o açafrão também é ótimo para a memória, pele, prevenir artrites, depressão, entre outros benefícios.

Quanto de açafrão posso consumir por dia?

Caso compre a raiz inteira utilize uma ou duas rodelas por dia. Se for ingerir o pó de açafrão a orientação é uma colher de chá, cerca de cinco gramas, diariamente caso exista algum problema de saúde.

Qual a diferença de curry, curcuma e açafrão?

Por conta da semelhança na coloração, muitos acabam confundindo curry, curcuma e açafrão. Porém, os três são coisas totalmente diferentes.

  • Açafrão: como já explicado, o açafrão é uma  especiaria encontrada em uma flor lilás. Geralmente é vendida em saquinhos de temperos e seu formato original, ou em pó com coloração avermelhada.
  • Cúrcuma: é um rizoma, ou seja, um caule subterrâneo de uma planta que pertence à família zingeberaceae, a mesma do gengibre. A cúrcuma contém a curcumina, um poderoso antioxidante vendido geralmente em pó, de cor amarela.
  • Curry: é um tempero preparado com especiarias como cominho, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, noz moscada, açafrão, gengibre, canela em rama, cravo, cardamomo, erva-doce, coentro em grãos e até a própria cúrcuma. Tudo isso moído e misturado, torna-se o curry.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari