Prevenção cardiovascular: guia completo para se prevenir de doenças cardiovasculares

Saiba o que são doenças cardiovasculares, como é feita a prevenção cardiovascular, como manter um equilíbrio e quais ativos são indicados para se preveni

January 22, 2021
médico segurando um coração

As doenças vasculares são caracterizadas como uma das principais causas de óbito no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologista, 30% das mortes são decorrentes de complicações no coração e nos vasos sanguíneos. Devido a isso, hoje vamos compartilhar com vocês dicas de como prevenir essa doença e melhor cuidar da saúde. Saiba o que são doenças cardiovasculares, como é feita a prevenção cardiovascular, como manter um equilíbrio e quais ativos são indicados para se prevenir contra doenças cardiovasculares.

Leia també, quais são os benefícios dos medicamentos manipulados.

O que são doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são anormalidades, que podem prejudicar a saúde, devido a problemas nos vasos sanguíneos e no coração. Por comprometer fatores importantes para o nosso organismo, as doenças cardiovasculares provocam maior causas de mortes. No entanto, não precisa se assustar, existem hábitos e forma de cuidar da saúde e se prevenir contra essas doenças.

Por isso, vamos começar falando sobre os fatores que podem prejudicar a saúde cardíaca e vascular. Lembrando que essa anormalidade pode apresentar sintomas em qualquer idade, no entanto, costuma aparecer próximo aos 50 anos. Entre as principais causas estão:

  • Tabagismo
  • Má alimentação
  • Obesidade
  • Sedentarismo

Agora que apresentamos algumas das principais causas que podem contribuir com futuras doenças cardiovasculares, reveja os seus hábitos diários e analise se você está contribuindo com o seu bem-estar ou se precisa mudar um pouco a sua rotina para que melhore a sua qualidade de vida.

Quais são as doenças cardiovasculares

Conforme já mencionado, as doenças cardiovasculares são patologias que podem apresentar diversos sintomas, assim como dores no peito, anormalidade no ritmo cardíaco, inchaço nas pernas e entre outros sintomas que possam surgir. Confira os tipos de doenças cardiovasculares:

  • Infarto (ataque cardíaco)
  • Acidente vascular cerebral
  • Hipertensão
  • Insuficiência cardíaca
  • Arritmia cardíaca
  • Cardiopatia congênita
  • Angina
  • Miocardite

Infarto

O infarto é um dos problemas mais comuns, ocorre devido ao baixo fluxo sanguíneo. Entre os sintomas estão dor no peito, desconforto no braço, formigamento em algumas partes do corpo (principalmente nos membros superiores), palidez, transpiração e tontura, esses são alguns dos sintomas possam surgir durante o Infarto.

O recomendado é que assim que perceber que algo não está certo com a sua saúde, procure por ajuda médica com urgência. Assim, um tratamento eficaz pode ser iniciado assim como os próximos procedimentos. Dependendo da situação, pode ser necessário passar por cirurgia de revascularização.

Acidente vascular cerebral

O acidente vascular cerebral, também conhecido como AVC, ocorre quando o fluxo de sangue que vai para o sangue é reduzido. Entre os sintomas de AVC estão a dificuldade de andar e falar, formigamento em algumas partes do corpo, paralisia de uma parte do corpo ( boca pode ficar torta devido), falta de equilíbrio, forte dor de cabeça e entre outros sintomas que possam surgir. Em caso de AVC, a pessoa também deve procurar ajuda médica, logo no início dos sintomas para minimizar os impactos e poder iniciar um tratamento adequado e  realizar os próximos procedimentos.

Hipertensão

A hipertensão é uma condição cardiovascular que pode elevar os níveis da pressão arterial. Neste caso, pode ocorrer um aumento anormal da pressão, provocando diversos sintomas, assim como dor de cabeça, dor na nuca, falta de ar, visão embaçada, ruídos no ouvido e entre outros sintomas.

Com isso, quem tem hipertensão normalmente faz uso de um medicamento próprio para estabilizar essa condição diária. Contudo, quando a pressão estiver elevada, não hesite em procurar ajuda médica, saúde é algo sério e qualquer anormalidade deve ser investigada e tratada corretamente.

De modo geral, para se prevenir e manter a pressão estabilizada, o primeiro passo a fazer é consultar o seu médico e verificar se a sua pressão é alta, caso for é muito importante esse processo para que o tratamento ou remédio para pressão seja iniciado.  Mudar os hábitos também pode ser uma alternativa eficaz para o seu bem-estar, reduzir o consumo de sal na comida, praticar exercício, consumir bastante água e ingerir sempre o medicamento que o seu médico recomendar.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca acontece quando o coração não consegue bombear corretamente o sangue para o corpo. Resultando em sintomas, como: falta de ar, fadiga, pernas inchadas e batimentos alterados. Nesses casos, a pessoa também reduz o consumo de sal e procura ter uma rotina mais saudável.

Arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca acontece quando os batimentos do coração não são alterados, pode ser que a frequência seja muito rápida, que pode ser chamado de taquicardia ou muito lenta chamado de bradicardia.  Os sintomas mais comuns são dores no peito, desmaio e tontura.

Cardiopatia congênita

A cardiopatia congênita consiste em qualquer anormalidade que esteja relacionada a problemas vasculares, que possam surgir no início da gravidez. Para isso, um profissional deve acompanhar todos os processos para certificar de que tudo esteja bem com a formação do coração do bebê.

Angina

A Angina está diretamente ligada a um estreitamento entre as veias que estão ligadas ao coração. Com isso, os sintomas podem aparecer com mais frequência durante atividades físicas.

Miocardite

A Miocardite consiste em uma inflamação no nervo do coração, mas de modo geral, essa anormalidade pode se desenvolver por diversos fatores, assim como através de infecção por vírus, fungos, medicamentos, doenças autoimunes e entre outros casos.  Contudo, assim que diagnosticado deve ser tratado corretamente. Uma forma de se prevenir é tomar com frequência a vacina para gripe.

Como é feita a prevenção cardiovascular

De modo geral, a prevenção de doenças cardiovasculares podem ser feitas através de cuidados diários, assim como adotar uma rotina saudável. Não precisa, necessariamente, fazer exercícios físicos todos os dias. Você pode reduzir o consumo de alimentos gordurosos e com muito sal, procurar manter o seu peso regular, não consumir álcool com exagero, evitar situações estressantes e consultar o seu médico regularmente.

Como encontrar medicamentos manipulados para doenças cardiovasculares

Encontre os medicamentos para doenças cardiovasculares e para outros tratamentos de saúde através de nosso aplicativo de cotação. Em pouco tempo vamos apresentar três propostas de farmácias de manipulação,  onde você poderá selecionar a proposta que melhor atendeu às suas expectativas.

Para fazer a sua cotação, basta acessar o nosso site, clicando aqui. Preencher os dados necessários e enviar a foto de sua receita médica. É simples e fácil assim, pois queremos levar mais qualidade de vida para a sua casa!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Nutrição e fertilidade: qual a relação

A relação entre nutrição e fertilidade é totalmente direta, a saúde reprodutiva e a capacidade de conceber vida depende diretamente da nutrição e fertilidade.

Kathy Ortiz Brianesi

Proteína C reativa: o que é e para que serve

A Proteína C reativa é produzida pelo fígado, em processos inflamatórios essa proteína apresenta alteração indicando algo errado no organismo.

Kathy Ortiz Brianesi