Glicose baixa: quais são os malefícios da hipoglicemia.

Você sabia que ter a glicose baixa pode ser tão prejudicial para a saúde quanto ter níveis altos de glicose?

duas mãos segurando um monitor de glicemia

Você sabia que ter a glicose baixa pode ser tão prejudicial para a saúde quanto ter níveis altos de glicose?

Muitas vezes, acabamos associando glicose com má saúde, afinal, quando pensamos em melhorar a alimentação, a primeira coisa que vem em nossa mente é cortar açúcares, ricos em glicose.

Isso é verdade, pois altos níveis de glicose no sangue podem causar sérios problemas de saúde. No entanto, a glicose baixa não pode ser ignorada, pois ela também pode causar certos malefícios. Em outro artigo, abordaremos o que pode causar essa hipoglicemia.

Abaixo, listamos alguns problemas que podem ser causados pela Hipoglicemia.

Sensação De Fraqueza

A glicose é uma das principais fontes de energia do nosso corpo, por isso, a glicose baixa pode causar sensação de fraqueza e cansaço. Uma matéria escrita pela doutora Erika Brutsaert, do New York Medical College, diz que a hipoglicemia afeta os níveis de energia do cérebro, causando cansaço, fraqueza, convulsões, desmaios e dores de cabeça.

Problemas No Cérebro

Como dito anteriormente, a glicose é responsável por fornecer energia para o nosso corpo, e um dos órgãos mais afetados por isso é o nosso cérebro. Ele precisa de energia para funcionar corretamente, ou seja, depende de quantidades suficientes de glicose.

Na mesma matéria citada anteriormente, a doutora Brutsaert disse que o cérebro é muito afetado pela falta de glicose. Pacientes com esse tipo de problema podem ter dificuldade para se concentrar, alterações na fala, nervosismo e tontura.

Quadros mais graves de hipoglicemia podem causar danos irreversíveis para o cérebro, por isso, é importantíssimo ter cuidado com esse problema.

Ansiedade

Às vezes os sintomas da hipoglicemia podem ser confundidos com crises de ansiedade, por apresentarem sintomas parecidos. Uma pesquisa foi feita nos Estados Unidos para ver a relação entre ansiedade e diabetes (doença que pode condicionar as pessoas à glicose baixa).

O país conta com 320 milhões de habitantes, dos quais 40 milhões sofrem com ansiedade, e 30 milhões, com diabetes. Ao final, puderam verificar que 40% das pessoas que sofrem com diabetes também têm problemas com ansiedade, bem maior se comparar com a população americana como um geral, que é de 18%.

Existem vários motivos que explicam isso, como a preocupação em controlar a doença.

No entanto, outro fator que pode explicar isso é que pessoas com diabetes podem acabar tendo quadros de hipoglicemia, responsável pela baixa glicose.

Problemas De Visão

E por fim, outro problema que baixos níveis de açúcar podem causar é prejudicar a visão do paciente. Entre os sintomas de hipoglicemia, estão visão borrada e turva. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina Albert Einstein, em parceria com a State University of New York revelou que a falta de glicose pode estar associada com a perda de visão.

Isso acontece porque a hipoglicemia afeta a retina, um tecido de extrema importância para o funcionamento da visão. Ela precisa de glicose para funcionar corretamente, e a deficiência dela pode causar problemas para a vista a longo prazo.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Nutrição e fertilidade: qual a relação

A relação entre nutrição e fertilidade é totalmente direta, a saúde reprodutiva e a capacidade de conceber vida depende diretamente da nutrição e fertilidade.

Kathy Ortiz Brianesi

Proteína C reativa: o que é e para que serve

A Proteína C reativa é produzida pelo fígado, em processos inflamatórios essa proteína apresenta alteração indicando algo errado no organismo.

Kathy Ortiz Brianesi