Cortisol: principais causas, tratamento e quanto tempo leva

O Cortisol é um hormônio nas glândulas suprarrenais que ficam acima dos rins, a glândula é responsável em controlar o estresse, reduzir inflamações e ajudar a filtrar o açúcar no sangue.

Imagem Blog

O cortisol é um hormônio presente nas glândulas suprarrenais, que ficam situadas acima dos rins. Ele é fundamental para controlar o estresse, reduzir inflamações e ajuda a filtrar o açúcar no sangue, mais especificamente na pressão arterial. Para isso, preparamos um material completo esclarecendo as principais dúvidas sobre o assunto, como quais são os sintomas do cortisol alto, o que o cortisol baixo pode causar, quando o cortisol é liberado, como controlar o cortisol alto e quanto tempo leva para o cortisol sair do corpo.

Leia também, quais são os benefícios da Furosemida.

O que o cortisol baixo pode causar?

O cortisol baixo provoca os sintomas de depressão, cansaço, compulsão de comer doce e fraqueza. Dependendo da situação pode desencadear a doença de Addison, um distúrbio no qual as glândulas adrenais não produzem hormônios suficientes. Nesse estágio os sintomas podem ser mais fortes como emagrecimento, dor abdominal, aparecimento de manchas na pele e tonturas frequentes.

Quais os sintomas do cortisol alto?

Os principais sintomas do cortisol alto, consiste na perda de massa muscular e no ganho de peso. Com isso, o melhor a fazer e manter um equilíbrio, para que ele não fique nem alto e nem baixo.

Além disso, existem outros sintomas específicos, como:

  • Chances de desenvolver osteoporose;
  • Dificuldade de aprender;
  • Baixo testosterona;
  • Lapsos de memória;
  • Urinar com frequência;
  • Menstruação desregulada.

Por que o estresse aumenta o cortisol?

O estresse provoca muitos danos à saúde, muitas vezes são perceptíveis, mas se pararmos para analisar é possível perceber que normalmente quando alteramos devido ao estresse, sintomas como dores de cabeça, os nervos ficam tensos entre outros fatores que podem aparecer.

No caso do cortisol, em momentos de estresse, as glândulas suprarrenais tendem a liberar uma quantia maior de cortisol, aumentando a frequência cardíaca, um alerta para o nosso corpo compreender que está em situações de perigo. Devido a isso, essa glândula é conhecida como glândula de estresse.

Caso a pessoa passe muito tempo estressada, o cortisol pode subir muito e prejudicando o organismo. Um dos principais sintomas quando o cortisol está alterado e a vontade exagerada de comer doces. Sendo assim, é muito importante manter os hormônios equilibrados.

Falando em equilíbrio, quando cortisol está normal, ele proporciona muitos benefícios para a saúde, auxiliando o sistema imunológico, controlando os leucócitos, ajudando a manter a imunidade alta.

Como controlar o cortisol alto?

O cortisol pode ser controlado mudando a rotina, caso perceba que esteja se alterando muito. Procure dormir melhor, a qualidade do sono e um dos fatores principais para equilibrar o cortisol. A insônia pode aumentar os níveis do cortisol, caso esteja sofrendo com isso, procure um especialista para realizar um tratamento e voltar a dormir normalmente.

Os exercícios físicos também são importantes, pois a prática deles contribuem com o sistema imunológico, equilibrando os níveis de hormônios. Uma alimentação saudável influencia no equilíbrio dos níveis do cortisol, pois quando ingerimos açúcar estamos liberando cortisol, claro que se for consumir em poucas quantias e de vez em quando não oferece risco a saúde. O problema está em consumir em excesso e frequentemente.

Quanto tempo leva para o cortisol sair do corpo da pessoa?

Como abordamos no início do artigo, o cortisol é um hormônio presente nas glândulas suprarrenais, não tem como eliminá-lo totalmente de nosso organismo, mesmo porque ele também proporciona benefícios à saúde. No entanto, podemos equilibrar os níveis de cortisol. Inclusive, durante o dia ele pode sofrer alterações, por isso, o exame costuma ser coletado em dois horários diferentes, como as 7h e 10h, por exemplo, para verificar se houve alguma alteração. Entre os exames de cortisol, estão: exame de saliva, exame urinário e exame de sangue.

Tratamento com produtos manipulados

Nesta etapa já compreendemos que o cortisol se trata de um hormônio que ajuda a controlar o estresse, a reduzir inflamações e melhora o funcionamento imunológico. Porém, quando alterado causa sérios problemas ao organismo. Para isso, existem tratamentos manipulados que podem auxiliar na redução da inflamação, compulsão por doces e comidas, a normalizar o sono e tratamentos para ansiedade e depressão, fatores cruciais para equilibrar os níveis de cortisol.

Como encontrar farmácias de manipulação?

Com o aplicativo de cotação Manipulaê, você encontra as melhores farmácias de manipulação e os preços mais acessíveis. Com apenas uns cliques é possível fazer uma análise completa, entre as farmácias que são qualificadas pelas Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, fazer um comparativo de preços e verificar qual estabelecimento atendeu melhor às suas necessidades. Tudo isso no conforto de sua casa. O nosso sistema de cotação busca automaticamente as melhores propostas.

Para realizar a sua cotação, basta acessar o nosso site, entrar na aba de “enviar receita para cotação”, adicionar a sua prescrição médica, preencher os dados necessários e proceder conforme o aplicativo.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Tudo que você precisa saber sobre reposição hormonal masculina

A reposição hormonal masculina é uma opção de tratamento para problemas relacionados à queda hormonal nos homens

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Alimentos que estimulam a libido

Existem alguns alimentos que são conceituados “afrodisíacos” por serem capazes de estimular a libido através do aroma, sabor e provocando reações hormonais no corpo, favorecendo as sensações de prazer.

Roberta Saraiva Giroto Patrício

Como os alimentos auxiliam no aumento do libido feminina e masculina

Saiba como aumentar a libido feminina e masculina usando alimentos naturais, e com fonte vitaminas que auxiliam a ter uma vida mais ativa.

Roberta Saraiva Giroto Patrício

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!