Ágar-Ágar, para que serve e seus benefícios

O Ágar-ágar é um tipo de gelatina vegetal, extraída de várias espécies de algas marinhas vermelhas e de diversos gêneros. Existem muitas dúvidas sobre essa gelatina, por isso, trouxemos algumas dúvidas como para que serve, quais são os benefícios, os efeitos colaterais.

Imagem Blog

Ágar-ágar também conhecida como agarose, é uma hemicelulose mucilaginosa, extraída de algumas espécies de algas marinhas vermelhas. Devido aos benefícios a saúde, hoje vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o ágar-ágar, explicando para que serve, quais são os benefícios, os efeitos colaterais e o que o difere da gelatina.

Qual é a função do ágar-ágar?

De acordo com a sua ação demulcente, o ágar-ágar pode ser utilizado no tratamento de:

  • Constipação crônica,
  • Intestino irritável,
  • Hemorroidas,
  • Distúrbios intestinais.

Causados devido a uma dieta baixa em fibras e nutrientes fundamentais para manter uma saúde equilibrada. Exatamente o que contém no ágar-ágar, ele é rico em fibra, com isso, ajuda a limpar o organismo, devido a ação detox.

A cápsula manipulada ágar-ágar é rica em:

  • Fibras,
  • Sais minerais,
  • Fósforo,
  • Potássio,
  • Ferro,
  • Cloro,
  • Iodo,
  • Celulose,
  • Proteínas.

Uma das vantagens de manipular ágar-ágar, é que ela pode ser feita de acordo com a necessidade específica do paciente. Essas questões incluem a dosagem, os ingredientes, rótulo personalizado e entre outros fatores que fazem toda a diferença para qualidade de vida.

Leia também, a função dos probióticos para regular o intestino.

Quais os benefícios?

O ágar-ágar possui muitos benefícios nutricionais, assim como a ação detox que visa ajudar no controle de peso. No entanto, mas para potencializar o seu efeito, deve ser utilizado junto com outros nutrientes naturais, assim como conciliá-lo com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios. Como possui ação detox, algumas pessoas acreditam que apenas o ágar seja o suficiente, porém, ele estará apenas limpando o organismo.

Além, disso o ágar-ágar é rico na produção de colágeno, um fator fundamental para ter uma pele com aspecto bonito e saudável. Outro benefício é que ele ajuda a prevenir contra a anemia, uma quantidade de 25 g de ágar é o que vale a 85 calorias, totalizando uma quantia de ferro no sangue que precisamos diariamente.

E por fim, conforme pontuamos no tópico anterior, pode ser usado para tratamentos de obstipação crónica, dores abdominais, intestino irritável e entre outros distúrbios que possam provocar desconfortos abdominais.

Qual a quantidade de ágar-ágar por dia?

A quantia mínima de ágar deve ser 10g por dia, que pode ser ingerido de forma diluída na água, iogurte e onde preferir. Com isso, 25g de ágar, proporciona 33% da quantia de ferro no sangue, um valor que precisamos absorver diariamente.

No entanto, o tratamento não deve ser feito por conta própria, busque sempre orientação médica antes de iniciar um tratamento. Apesar dos nutrientes benéficos, é preciso saber como está a sua saúde, para verificar se realmente está em falta ou quais medidas devem ser tomadas para obter um tratamento eficiente. O uso indevido de medicamentos, vitaminas e outros nutrientes, podem agravar a saúde, entanto sempre que perceber qualquer anormalidade, realize uma consulta médica.

Existe efeitos colaterais?

O ágar-ágar é contraindicado para gestantes, crianças, paciente que esteja amamentando e para pessoas que são alérgicas a alguma substância presente na composição. Entre os principais efeitos colaterais estão: náuseas, dores de cabeça, dores abdominais e diarreia. Para evitar desconfortos, consulte o seu médico.

Qual a diferença entre o ágar-ágar e a gelatina?

A diferença entre a gelatina convencional e o ágar, está que a gelatina tradicional é de origem animal e a gelatina de ágar pode ser obtida através da fervura de alga marinha, ou seja, origem natural. Com isso, a ágar costuma ser mais indicado pelo fato de o processo ser menos indolor e pelos benefícios que ela oferece.

Saiba como encontrar ágar-ágar

Está precisando manipular ágar-ágar? Com poucos cliques, nós da Manipulaê conectamos você com os melhores laboratórios de manipulação e o custo-benefício é garantido! Nós resolvemos a sua vida, de modo que possa melhorar o seu dia, sem precisa se deslocar até a farmácia mais próxima para fazer o seu pedido.

Aqui é assim, você envia a sua receita médica e o nosso sistema envia as melhores proposta, conforme o solicitado. Em pouco tempo, é possível você recebe os melhores orçamentos das farmácias de manipulação parceiras e consegue escolher a melhor opção para você, sem sair de casa, de forma gratuita, rápida e segura.

Acesse agora a plataforma da Manipulaê e envie sua receita para receber os melhores orçamentos.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Hidratação da pele no inverno

Manter a pele hidratada é uma das principais funções do nosso dia a dia, e com a chegada do inverno, é ainda mais importante cuidar da pele do jeito que ela merecendo, sempre deixando ela hidratada após o banho.

Roberta Saraiva Giroto Patrício

Minoxidil barba: conhece os benefícios do minoxidil para a barba

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Minoxidil: O que é, como usa e para que serve

O Minoxidil é um ativo muito utilizado nos produtos capilares, que estão sendo cada vez mais vendidos para os tratamentos para queda de cabelo e aumento dos fios.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!