Ácido úrico: saiba quais são as principais causas e quais são os trata

Saiba quais são as causas, quais alimentos podem aumentar o ácido úrico, quais são os sintomas e tratamento indicado para o ácido úrico.

pé rachado com um dedo com pomada

O ácido úrico é uma anormalidade que pode surgir em nosso organismo devido ao metabolismo das purinas. Com isso, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o ácido úrico, quais são as causas, quais alimentos podem aumentar o ácido úrico, quais são os sintomas e tratamento indicado para o ácido úrico.

Leia também: Vitamina manipulada para cabelo: saiba como cuidar de suas madeixas

Qual a causa do ácido úrico elevado?

O ácido úrico se forma em nosso organismo devido ao metabolismo das purinas, ou seja, proteínas que são encontradas em determinados alimentos. Conforme os nossos rins trabalham, costumamos eliminar boa parte do ácido na urina e o restante continua na circulação na corrente sanguínea. No entanto, quando o nível de ácido úrico  aumenta em nosso organismo pode se tornar um risco à saúde, pois o corpo reage a essa anormalidade. Entre os principais sintomas do ácido úrico consiste em dores, regiões inchadas, inflamações e irritabilidade nas articulações.

Quais são os perigos do ácido úrico?

Dependendo do nível que o ácido úrico se encontra pode ser apresentar sérios riscos à saúde, assim como  inflamação renal, interferir no funcionamento dos rins, insuficiência renal crônica.

Conforme mencionamos no tópico anterior, o ácido úrico pode causar descamação em determinadas regiões da pele, inchaço e interferir na circulação sanguínea. As principais regiões acometidas pelo ácido úrico são: joelhos, pés, articulações, dedos, mãos e tornozelos.

Quais são os alimentos que aumentam o ácido úrico?

Alguns alimentos podem influenciar no processamento das purinas no organismo, que são proteínas que se formam devido a determinados alimentos. Confira a seguir os alimentos que aumentam o ácido úrico:

  • Salmão, marisco, atum e camarão;
  • Espaguete a carbonara;
  • Aveia;
  • Pizza.

Entre os alimentos que podem ajudar a eliminar o ácido úrico estão: laranja, abacaxi, acerola, morango e kiwi. O ideal é, além de cuidar da alimentação, ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Conheça o tratamento manipulado para ácido úrico

Encontre com mais praticidade o tratamento mais adequado para reduzir o ácido úrico do organismo. Para facilitar a sua vida e proporcionar um tratamento eficaz, você pode realizar uma cotação completa com as melhores farmácias de manipulação da região.

Com poucos poucos cliques você faz a sua cotação de onde estiver através de nosso aplicativo. Para iniciar a sua pesquisa, basta acessar nossa plataforma clicar aqui, enviar uma foto de sua receita médica e preencher os dados necessários. Na sequência o nosso sistema vai encaminhar três propostas, onde você poderá analisar na mesma tela e selecionar a que melhor atendeu às suas necessidades. A compra pode ser feita online e o pedido é enviado para o endereço solicitado.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como cuidar do seu cabelo e qual tipo de cabelo é

Como cuidar do seu cabelo e saber qual tipo de cabelo é para aprender como cuidar corretamente dos fios, é um passo essencial.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como crescer o cabelo mais rápido com vitaminas

Fazer o cabelo crescer mais rápido é um dos principais objetivos de mulheres e homens, para isso as vitaminas são essenciais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Espinhas na gravidez: qual manipulado a grávida pode usar?

Espinhas na gravidez são comuns devido às oscilações hormonais e mudanças que o corpo feminino passa durante a gestação. Mas, é possível diminuir esse desconforto com o uso de alguns manipulados. Continue a leitura e saiba quais são.

Vanessa Luisa P.P Sollitari