5 hábitos para aumentar a endorfina e serotonina

A endorfina e a serotonina são conhecidas como hormônios da felicidade, sendo fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida mental e física

September 15, 2021
Mulher segurando um desenho de um sorriso na frente do rosto

A endorfina e a serotonina são conhecidas como hormônios da felicidade, sendo fundamentais para o bem-estar.

Esses hormônios são responsáveis por promover:

  • Felicidade
  • Bem-estar
  • Controlar o humor
  • Diminuir o estresse

e outros benefícios

Estar bem e feliz, influência em todas as áreas da nossa vida, até mesmo na profissional, pois quando estamos bem, conseguimos focar e ter mais energia em cumprir as tarefas do dia a dia.

Mas, e como conseguir estar bem e aumentar a endorfina e serotonina, os hormônios da felicidade?

Separamos 5 formas de ativar esses hormônios e promover uma vida mais saudável e feliz. Continue a leitura e confira cada uma!

5 formas de ativar os hormônios da felicidade: endorfina e serotonina

Praticar atividades físicas regularmente

Não tem como fugir, praticar exercícios físicos vai muito além de uma busca estética pelo corpo perfeito.

Assim, mesmo que você não seja fã de atividades físicas, a prática de exercícios é muito importante para a saúde mental, porque libera endorfina.

A endorfina é responsável por relaxar o corpo e a mente, devido a produção pelas glândulas hipófise, que proporcionam sensações de alegria, bom humor, bem-estar e até mesmo auxilia a combater o cansaço e dores físicas.

Isso explica  o porquê de depois que praticamos algum exercício nos sentimos bem, e mais atentos, fazendo com que o cansaço e a dor da atividade física quase não sejam sentidos.

Por exemplo, depois de um treino pesado de musculação, nosso corpo fica cansado, mas a sensação que temos é de satisfação, e a dor causada pelos exercícios só vai ser sentida no dia seguinte.

Dessa forma, procure praticar algum esporte ou atividade física que goste, como natação, corrida, ciclismo, musculação, futebol, tênis, luta.

Alimentação balanceada e saudável

A alimentação é sempre algo citado, não é mesmo? E isso não é sem razão.

A falta de nutrientes ou vitaminas pode causar doenças e até mesmo afetar a produção adequada de hormônios.

Assim, uma alimentação fraca pode diminuir os níveis de endorfina e serotonina. Essa queda hormonal afeta o humor, alegria, concentração, ânimo e energia.

Portanto, cuidar da alimentação é fundamental para todas as áreas da nossa vida, tanto física como mental ou emocional.

Você provavelmente já deve ter ouvido aquela frase "você é aquilo que come".

Bem, essa frase não é totalmente irreal, visto que a alimentação interfere em muitos aspectos da vida, como disposição, concentração, saúde física e mental.

Nosso corpo é um conjunto de reações químicas, tudo o que fazemos e ingerimos afeta essas reações.

Quer um exemplo?

Você, em um dia estressante, provavelmente sentiu vontade de comer algo doce, de preferência um chocolate. Essa vontade não é enganosa, mas sim um pedido do corpo por doses de hormônios da felicidade.

Ao comer um chocolate nosso corpo libera os hormônios do prazer, que ajudam a combater o estresse.

Vida social

Com a pandemia, as relações sociais, como sair com os amigos, visitar os familiares e outros eventos sociais, tão comuns e necessários para uma vida emocional saudável, ficaram limitados.

Isso teve um impacto considerável na saúde de muitas pessoas, devido ao fato de sermos seres sociais, que precisam compartilhar momentos juntos.

Essas simples ações são poderosas para a liberação dos hormônios da felicidade, como a endorfina e a serotonina.

Rir, conversar, ouvir histórias e compartilhar momentos de felicidade são hábitos saudáveis. Por isso, mantenha as suas relações nem que seja por vídeo chamada.

A satisfação de cumprir elas

As metas e os objetivos não estão relacionados somente à vida profissional, ter definido metas a curto e longo prazo podem ser estratégias de organização e satisfação a serem acrescentadas ao dia a dia.

Uma pequena lista de atividades importantes a serem realizadas durante o dia podem trazer a sensação de propósito, além de facilitar a nossa rotina, não deixando que nada fique esquecido.

A lista, muito mais do que uma porção de itens a serem cumpridos, serve principalmente pela sensação de prazer ao riscar um item cumprido.

Essa sensação de tarefa cumprida auxilia na produção e liberação de endorfina e serotonina.

Uma lista de metas a curto e a longo prazo é uma forma de persistir e de não esquecer itens indispensáveis para a saúde física e mental, que é cuidar de si mesmo.

Então, antes que você coloque várias tarefas relacionadas ao seu trabalho, afazeres em casa ou com os filhos, lembre-se de acrescentar tarefas que te dão prazer, como ler um bom livro, correr ou desenhar.

É muito fácil nos perdermos nas tarefas que possuem um objetivo, e esquecemos daquelas que são feitas por puro prazer. Lembrar delas é importante, pois são ótimas aliadas da serotonina.

Vale ressaltar que as metas precisam ser realistas, não encha de atividades para um único dia. Isso pode gerar frustração por não cumprir todos os itens. Portanto, respeite o seu tempo e habilidades.

Faça metas para o dia, semana, mês e ano. Você verá o quanto evoluiu e conquistou com o passar do tempo. Acrescente também como meta descansar e estar com os amigos.

Afinal, o objetivo de ter uma lista de afazeres e metas é gerar a sensação de propósito, utilidade e lembrar de atividades saudáveis para a mente e corpo. Ações que ajudam na liberação dos hormônios endorfina e serotonina.

Uso de manipulados para aumentar a endorfina e serotonina

Além das ações práticas citadas, uma forma de aumentar os níveis de endorfina e serotonina é utilizando manipulados, como vitaminas e suplementos.

Como já dito, a alimentação interfere nos níveis hormonais, podendo auxiliar a produção de endorfina e serotonina, ou piorar.

Assim, utilizar manipulados é uma forma de manter a saúde em dia. Afinal, nem sempre conseguimos ter uma dieta balanceada e com todas as vitaminas que precisamos.

Por isso, suplementar a alimentação por meio de manipulados é muito benéfico, não somente para a produção dos hormônios da felicidade, mas como para a saúde física e mental como um todo.

As vitaminas do complexo B auxiliam na produção de serotonina, principalmente as vitaminas B6 e B12. Podem ser consumidas por meio de cápsulas ou gomas.

Além delas, a vitamina D é muito importante, podendo ser adquirida em forma de cápsulas, gomas ou tomando 15 minutos de sol todos os dias, em horário adequado, para não prejudicar a saúde da pele.

É muito importante manipular as suas vitaminas em uma farmácia de confiança, para que realmente você esteja consumindo algo saudável, nas quantidades adequadas.

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